quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A seleção dos piores

Rolf Kuntz - Tirem do governo os malandros e haverá menos interesse em criar ONGs para sugar dinheiro público. Limitem os convênios ministeriais e proíbam as emendinhas ao Orçamento. Com isso, uma porção de brechas será fechada.
Mas o governo tem outras prioridades, politicamente mais simples, e resolveu criar -adivinhem um grupo de trabalho para estudar um marco regulatório para organizações não governamentais.
É isso aí: um grupo de trabalho com 90 dias para apresentar uma proposta, segundo informou na segunda-feira o ministro-chefe da Secretaria- Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
Regular o funcionamento de ONGs pode ser importante, mas um projeto com essa finalidade tramita no Congresso Nacional desde 2004.
O último registro, de setembro de 2009, é de uma ordem da Mesa Diretora para se apensar ao texto o Projeto de Lei 5.950. Depois disso a tramitação parou, O governo petista nunca se empenhou pela aprovação desse projeto,mas agora decide formar um comitê para estudar o assunto.
Ao incluir em sua agenda a regulação das ONGs, o Executivo deixa em segundo plano, mais uma vez, as safadezas ministeriais.
Esse tem sido o comportamento padrão, só abandonado quando a imprensa deixa as bandalheiras muito expostas.
Malandro sem ministérios só são problemas para o Palácio do Planalto quando se acumulam denúncias de patifarias.
Isso mesmo: não quando surgem denúncias, mas quando as informações sobre os escândalos se amontoam.O incômodo não vem da irregularidade, do assalto continuado ao Tesouro Nacional, mas da insistência dos meios de comunicação em divulgar a cada dia uma nova indecência. Se não fosse assim, nenhum dos envolvidos em denúncias teria durado tanto, nem o ministro Carlos Lupi teria sobrevivido ao espetáculo grotesco de seu primeiro depoimento no Congresso.
Todas essas figuras ilustres foram demitidas somente quando a sua manutenção impôs à Presidência um custo insuportável.
Mas é difícil, para a imprensa, interromper a sequência das histórias comprometedoras.
Escândalo no governo,como escreveu José Simão,parece lenço de papel em caixinha: puxa-se um em três, quatro ou mais. Isso não é acidente nem é um dado inevitável da vida política.É resultado de uma escolha consciente,de uma estratégia de poder implantada em Brasília em 2003.
"Houve incidência de problemas",disse na segunda-feira o ministro Gilberto Carvalho,mas esses problemas,segundo ele, são provavelmente exceções. Houve falhas, admitiu, na capacidade de fiscalizar "lá na ponta". Ele retomou o assunto no dia seguinte,para denunciar um"processo de criminalização das entidades da sociedade civil" - uma tentativa, acrescentou, rejeitada pelo governo. Em dois dias o ministro formulou duas teses claramente insustentáveis. Em primeiro lugar, nenhum analista sério tenta criminalizar todas as ONGs.
Ao contrário:o bom serviço prestado por algumas organizações civis de interesse público (Oscips) tem sido amplamente reconhecido. Em segundo, os problemas não estão "lá nas pontas". Os escândalos nos Ministérios do Esporte, do Turismo, dos Transportes, da AGRICULTURA e do Trabalho não surgiram por iniciativa das ONGs, mas porque a administração havia sido loteada e, além disso, entregue a gente selecionada por suas piores qualidades. Ou seria o presidente um ingênuo? Os detalhes mais patéticos,como o repasse de dinheiro a organizações dirigidas por parentes de ministros ou de altos funcionários,são especialmente esclarecedores.
Também não pode haver dúvida sobre a natureza da bandalheira quando se contam os benefícios concedidos com base em vínculos partidários.
Insistir no assunto não é moralismo.
A interminável onda de bandalheiras é um fato político importante.
Uns poucos casos de corrupção e de irregularidades podem ser coincidências.
Mas os escândalos são indícios de algo mais sério,quando cinco ministros nomeados pelo mesmo presidente e por ele impostos à sua sucessora são envolvidos numa longa sucessão de safadezas.
Mas porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu tanta gente desse nível para a administração?A semelhança entre tantas escolhas não pode ser casual.
Que um político tenha de aceitar certas alianças mal cheirosas não é novidade.
Qualquer pessoa alfabetizada em política conhece a discussão sobre ética de princípios e ética de responsabilidade e sobre a distância entre pureza de intenções e resultados. A questão é outra.Há uma enorme distância entre o realismo político e a preferência constante pelo pior, traduzida,por exemplo, na insistente defesa dos mensaleiros e na generalização do peleguismo sindical e estudantil. Seria impossível,para Lula,governar de outra forma? Esta é uma pergunta política fundamental e não tem nenhuma relação com moralismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário