sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sustentabilidade do cacau étema de simpósio na Bahia

As condições atuais de cultivo do cacau no estado serão avaliadas no Simpósio Internacional “Cacau e Sustentabilidade no Sul da Bahia”, dias 21 e 22 deste mês, no Teatro do Goethe-Institut, na Avenida Sete de Setembro 1809, Vitória, Salvador. O evento é promovido pelo Goethe-Institut/ICBA em parceria com a Associação Baiana dos Ex-Bolsistas da Alemanha (ABEBA), Inema/Sema, Secti, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura, Pecuária (Mapa).
As análises serão feitas em palestras de técnicos e especialistas que vão oferecer suporte à região que passa por uma fase de transição no esforço para se recuperar dos danos devastadores que o fungo da vassoura-de-bruxa causou à planta, com consequências na cadeia produtiva. Na oportunidade também vai se definir o papel que o cacau baiano pode desempenhar no âmbito do quadro de produção estrangeira, que ganhou espaço á medida que o cultivo de cacau no Brasil enfraquecia.

“Através deste Simpósio, brasileiros e alemães, debatem, entre si e com o público, de que maneira são aproveitadas as opções oferecidas por um cultivo sustentável, além de examinar quais são as demais opções de melhoria aplicáveis à cultura do cacau no sul do Estado”, diz o texto de apresentação. Além disso, sustenta que o evento pretende comparar as políticas de marketing do cacau na Bahia ao chamado turismo agrário na Alemanha, a exemplo do vinho, que inspirou um novo mercado turístico, direcionado as atenções nacionais e internacionais para o vinho alemão.

Mais informações: www.goethe.de/bahia
(71) 3338-4700/4703

http://www.ceplac.gov.br/
(73) 3214-3008

Nenhum comentário:

Postar um comentário