terça-feira, 29 de novembro de 2011

UESC terá Centro de Inovação em Biologia e Biotecnologia Microbiana


O Programa de Pós-graduação em Biologia e Biotecnologia Molecular (PPGBBM situa-se entre os programas de pós-graduação da UESC beneficiados com a aprovação da proposta que contemplará as pesquisas nas áreas de Biologia e Biotecnologia de Micro-organismos. Dentre os três subprojetos enviados para aprovação pela Finep – Financiadora de Estudos e Projetos destaca-se o Centro de Inovação em Biologia e Biotecnologia Microbiana (Cibbim), que ocupará uma área construída de 1.275 metros quadrados e já tem aprovado R$1.657.495,00 para a execução das obras.

O Cibbim desenvolverá atividades de pesquisa e formação de recursos humanos nas suas duas principais linhas de pesquisa. Neste sentido, abrigará 11 laboratórios e subsidiará trabalhos de investigação científica de mais duas dezenas de professores/pesquisadores e de vários estudantes.

A estrutura física do centro foi planejada por um grupo de 21 professores do PPGGBM, que, nos últimos três anos, captaram recursos em torno de R$3 milhões em investimentos destinados a projetos de pesquisa. Esse grupo, nesses últimos anos, preparou 130 alunos de graduação e mestrado e, atualmente, outros cem em orientação, totalizando 230 alunos orientandos, com uma média de cinco alunos/orientador/ano.
Em igual período, o grupo do PPGGBM publicou 74 artigos científicos em revistas qualificadas e apresentou 174 resumos em congressos nacionais ou internacionais, além de ter pleiteado o depósito de uma patente na área da biotecnologia. Esses números revelam a potencial capacidade de atuação do grupo e o excelente desempenho do programa, que apresentou proposta à Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em 2011, para implantação de curso de Doutorado.
Biossegurança
A construção do Cibimm atenderá às normas de Biossegurança da Anvisa e do CTNBio, considerando que a área de atuação dos pesquisadores do PPGGBM envolve trabalho em contenção com organismos desconhecidos, patogênicos de Risco 2 ao ser humano e organismos geneticamente modificados também de Risco 2. Os laboratórios estão subdivididos, em cinco na área médica, envolvendo Cultura de células de mamíferos, Imunologia, Biologia Estrutural e Microbiologia Médica, Micologia e Epidemiologia Genética de Micro-organismos. Os outros seis estão envolvidos em áreas da biotecnologia: Ecologia Microbiana, Bioprocessos e Microbiologia do Solo (três); Microbiana, Alimentos e Fermentação (dois) e um, envolvido com a Avaliação da Biosseguridade de produtos com potencial biotecnológico para utilização em seres humanos.
Áreas beneficiadas
As grandes áreas beneficiadas com a construção do Cibbim são: a biotecnologia, através da implementação de atividades voltadas para a inovação e realização de produtos e processos; a saúde, através da busca de soluções para problemas sociorregionais, atendendo a necessidade de inserção da UESC na região; e a toxicologia, através da análise em procariotos e eucariotos dos bioprodutos gerados para uso em seres humanos, ainda não existente na Bahia. A construção do Cibbim permitirá a atuação de pesquisadores de diferentes áreas em um mesmo local. Isto resultará em economia de recursos de pesquisa, uma vez que equipamentos e materiais são de uso comum na área de biotecnologia, saúde e microbiologia, além de facilitar a colaboração entre os pesquisadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário