quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

2012: o centenário do nascimento de Jorge Amado

ABERTURA DA NOVELA GABRIELA
Luiz Prado/AE - Festa pelos 100 anos do autor baiano inspira de desfile de escola de samba
O ano de 2012 será iluminado pela prosa solar e saudável de Jorge Amado. O motivo é a comemoração do centenário de nascimento do escritor baiano, que ocorre no dia 10 de agosto - ele morreu em 2001, quatro dias antes de seu aniversário. Uma ampla programação, que vai de exposição a tema de escola de samba, está prevista para celebrar o autor de Gabriela Cravo e Canela, aquele que, no entender da escritora Ana Maria Machado, foi capaz de trazer para a ficção contribuições positivas da sociedade, como o interculturalismo, a miscigenação, o hibridismo cultural.
A nova presidenta da Academia Brasileira de Letras, aliás, pretende transformar a sede da centenária entidade em palco para a literatura do autor baiano. "Queremos fazer uma revisão crítica da obra de Jorge Amado e abrir possibilidades para que outros também façam isso no Brasil e no exterior. Vamos ver como ele é recebido hoje", comentou.

Outro grande evento vai acontecer no Museu da Língua Portuguesa. Lá, em março, será aberta a exposição Jorge, Amado e Universal, que reunirá manuscritos, fotos e objetos do escritor. "Queremos apresentar um panorama de Jorge Amado, ou seja, oferecer elementos que ajudarão o visitante a compor uma imagem desse autor", conta Ana Helena Curti, coordenadora de curadoria, que contará ainda com Ilana Goldstein, consultora de conteúdo do projeto, e William Nacked, diretor coordenador. Todos terão o apoio da Fundação Casa de Jorge Amado, de Salvador, fiel mantenedora do acervo do romancista.
A exposição será interativa, ou seja, os visitantes vão dispor de sons e imagens - muitas delas acessadas pelo tato - que apresentarão aspectos da obra do autor de Dona Flor e Seus Dois Maridos. Para isso, é a figura do próprio escritor que conduzirá o público pelos corredores do Museu da Língua Portuguesa. O espaço físico será criado por uma dupla de craques, Daniela Thomas e Felipe Tassara. "O objetivo é mostrar que Jorge continua atemporal, seja em seus escritos, seja em suas atuações políticas e sociais."
A reedição da obra pela Companhia das Letras permite comprovar isso. Autora de um livro em que analisa a escrita amadiana (Romântico, Sedutor e Anarquista - Como e Por Que Ler Jorge Amado, lançado pela Objetiva), Ana Maria Machado defende a importância para a literatura nacional do romancista baiano, que fez a fusão amorosa entre o erudito e o popular, que erotizou a narrativa, que trouxe à tona questões sobre o não sectarismo, a miscigenação, a luta contra o preconceito e contra a pseudo erudição europeia.
Uma mistura tão heterogênea que explica o interesse da escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense, que prepara seu próximo desfile inspirado nos personagens de Amado. Ainda na mesma linha popular, também justifica a decisão da TV Globo em novamente adaptar Gabriela no formato de novela, agora com Juliana Paes como a sedutora morena, com estreia prevista para agosto. Já na outra vertente, Jorge Amado vai inspirar debates comandados por intelectuais. Em todas as searas, ele continua irresistível.

Festejos:Janeiro
Instalação de totem informativo em Salvador e Ilhéus

Fevereiro
O escritor será tema da escola de samba Imperatriz Leopoldinense; e O País do Carnaval será tema de camarote do circuito Barra-Ondina

Março
Abertura da exposição Jorge, Amado e Universal, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo; Lançamento de Navegação de Cabotagem, edição especial ilustrada (Companhia das Letras)

Maio
Lançamento de obra infantojuvenil, selecionada por Heloísa Prieto (Companhia das Letras)

Agosto
Estreia nova versão de Gabriela Cravo e Canela, na TV Globo; Jorge, Amado e Universal chega ao Museu de Arte da Bahia; Lançamento de Os Velhos Marinheiros, em edição comemorativa (Companhia das Letras); Lançamento de Jorge & Zélia, correspondência organizada por João Jorge (Companhia das Letras); Curso sobre obra de Jorge Amado, em Salvador

Setembro
Lançamento do livro A Comida Baiana de Jorge Amado, com palestra da autora Paloma Amado, em Salvador

Dezembro
Lançamento em caixa de Capitães da Areia, com DVD

Segundo semestre/2012
Estreiam as peças O Sumiço da Santa, direção de Fernando Guerreiro, e Novos Capitães, direção geral de Cecília Amado, Salvador; Musical Gabriela, Cravo e Canela, direção de João Falcão, no Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário