quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Adélia Pinheiro é a nova reitora da Uesc


A Vitoria

A professora Adélia Pinheiro é a nova reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. A comunidade acadêmica elegeu na última quarta-feira (30), com 68% dos votos, válidos a chapa 1 “Universidade com Excelência”, que juntamente com vice-reitor, o professor Evandro Sena Freire vai gerir a Universidade de 2012 a 2016.
A contagem foi concluída na madrugada desta quinta-feira(1). A chapa 1 derrotou os candidatos Valter Silva e Mayana Brandão que obteve 32%. De acordo com a apuração divulgada pela comissão do pleito, 3664 pessoas votaram. Desse total, a Chapa 1 recebeu 1.237 votos de estudantes, 220 de funcionários e 433 votos de professores. A Chapa 2, 1.464 votos de estudantes, 90 de servidores e 127 de docentes. 34 votos brancos e 50 nulos também foram registrados.

O prazo para julgamento dos recursos pela Comissão Eleitoral vai até o dia 7 de dezembro. A apresentação, pela Comissão Eleitoral, das decisões dos recursos ao Conselho Universitário (Consu), órgão máximo deliberativo da UESC será no dia (9) de dezembro de 2011. A homologação do resultado das urnas realizada pelo Conselho será encaminhado ao governador Jaques Wagner, a quem compete a nomeação para o cargo.
Perfil
Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro
é graduada em Medicina pela UFBA, com residência em Medicina Social pelo Departamento de Medicina Preventiva da UFBA, Mestre em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e Doutora em Saúde Pública pela USP, é professora adjunta do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz, desde 1990, e atual Vice-Reitora.
Ao longo de sua carreira acadêmica, desempenhou funções administrativas importantes, como coordenadora de curso de Especialização em Saúde Pública, Gerente de Pós-Graduação, Gerente Acadêmica, Vice-Coordenadora do curso de Medicina e Pró-Reitora de Graduação. Atualmente é docente do curso de graduação em Medicina. É também docente e orientadora do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PRODEMA). É Coordenadora do projeto PET Saúde UESC Ilhéus, financiado pelo Ministério da Saúde, coordenando as atividades de 76 bolsistas, entre docentes, profissionais de saúde e estudantes.
Na pesquisa científica, desenvolve trabalhos nas áreas de sistema de informação em saúde, epidemiologia e morbimortalidade infantil, materna e juvenil, e saúde ambiental. Além disso, é membro do Conselho Universitário e do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como do Conselho Editorial da EDITUS, e credenciada como Avaliadora Institucional e Avaliadora de Cursos do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) – Ministério da Educação.
Na condição de médica sanitarista, ocupou por quase dez anos (1991 a 1999) o cargo de Chefe da Vigilância Epidemiológica da 6ª. DIRES – Diretoria Regional de Saúde, em Ilhéus, e por quatro anos desenvolveu atividade assistencial clínica no Centro de Saúde de Una, atuando nos programas de tuberculose, hanseníase e leishmaniose.
Evandro Sena FreireGraduado em Agronomia, com especialização em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola e Biológica, respectivamente, pelo Instituto de Tecnologia de Cranfield – Inglaterra e Universidade da Flórida – Estados Unidos. Iniciou sua carreira profissional em 1976 como pesquisador da Embrapa e, posteriormente, do Centro de Pesquisas do Cacau da CEPLAC, desenvolvendo pesquisas na área de engenharia de pós-colheita de produtos tropicais, em colaboração com instituições de pesquisa nacionais e internacionais.
Ingressou na UESC em 1996, como professor da área de Matemática do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET e atualmente é professor pleno desta Instituição. Atua na administração departamental desde 2000, inicialmente como Vice-Diretor e co-responsável pela implantação dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física, Matemática e Química, e do Bacharelado em Ciência da Computação, o que levou à criação do Programa de Pós-graduação em Física – PROFÍSICA (2008).
A partir de 2003, como Diretor, por dois biênios, implantou o primeiro curso de Engenharia da UESC – Engenharia de Produção. Pesquisas nesta área levaram à criação do PROCIM – Programa de Mestrado em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais (2010). Reassumiu a direção do DCET em 2009, sendo reeleito em 2010 para o biênio 2011-2013.
Nesta segunda atuação, foram criados os cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e Química da UESC, em fase de implantação. Nesse período, foi criado e implantado o Programa de Mestrado Profissional em Matemática do Departamento – PROFMAT, com atuação em Rede Nacional para capacitação de professores de Matemática do ensino básico (2011). Atuou também como Coordenador da área de Matemática, membro dos Colegiados de Matemática e do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.


Adélia e Lola 

Adélia e Alencar




Colegas e amigos



Adélia e Venceslau



Nenhum comentário:

Postar um comentário