quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Diário da CNBB

Bento XVI incentiva jovens a "abrirem percursos de confiança"
Berlim, cidade símbolo para todos aqueles que buscam superar muros de separação para difundir confiança, acolherá, a partir desta quarta-feira até o próximo domingo, 1º de janeiro, mais de 30 mil jovens – provenientes de diversos países – para a "Peregrinação da confiança", o encontro promovido pela Comunidade ecumênica de Taizé. São muitas as mensagens enviadas aos participantes do encontro de Berlim. Bento XVI encoraja os jovens a "aprofundarem as fontes da confiança", a "abrirem percursos de confiança no mundo inteiro". "A confiança não é cega ingenuidade", escreve Bento XVI dirigindo-se aos jovens. "Libertando-se da escravidão do medo esta confiança, adquirida na fé de vocês em Cristo e na vida de Seu Espírito Santo em seus corações, torna-os mais capazes de ver longe e disponíveis para responder aos numerosos desafios e dificuldades que os homens e as mulheres de hoje devem enfrentar" – acrescenta o Santo Padre. Por sua vez, em sua mensagem, o Patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I – recordando que a vida é comumente comparada a "um caminho análogo a uma peregrinação – ressalta que "a solidariedade não deve ser unicamente o slogan de certos partidos políticos". Mas se trata de uma promessa que compromete a pessoa humana na sua inteireza", quer no plano da ação, quer no plano da oração. Por outro lado, o Patriarca de Moscou e de todas as Rússias, Kirill, recorda que o profundo compromisso da solidariedade humana se radica na Revelação que nos foi feita através dos eventos do Natal: "a filiação divina de todos os homens, e, portanto, a irmandade entre eles, superando toda diferença nacional e social". Por sua vez, o Arcebispo de Cantuária e Primaz da Comunhão Anglicana, Dr. Rowan Williams, escreve dirigindo-se aos jovens: "Deus está com vocês em todas as coisas" e "torna o horizonte sempre mais vasto e estimulante". Num mundo em que há "desconfiança em relação às instituições" e muitas pessoas estão "desiludidas com a ordem estabelecida" – explica o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon –, a solidariedade "é o verdadeiro fundamento para soluções globais". Uma solidariedade – ressalta o Presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy – ligada à pessoa de Jesus Cristo que seja capaz de gerar "um amor concreto, inserido na realidade do mundo". Por fim, a Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, recorda que em Berlim – sede do encontro europeu juvenil deste ano organizado pela Comunidade de Taizé – numerosos vestígios "evidenciam que a liberdade e a democracia não podem ser dadas por certas e devem ser sempre e novamente vividas e vivificadas". (RL)

Berlim, cidade símbolo para todos aqueles que buscam superar muros de separação para difundir confiança, acolherá, a partir desta quarta-feira até o próximo domingo, 1º de janeiro, mais de 30 mil jovens – provenientes de diversos países – para a "Peregrinação da confiança", o encontro promovido pela Comunidade ecumênica de Taizé.
São muitas as mensagens enviadas aos participantes do encontro de Berlim. Bento XVI encoraja os jovens a "aprofundarem as fontes da confiança", a "abrirem percursos de confiança no mundo inteiro".
"A confiança não é cega ingenuidade", escreve Bento XVI dirigindo-se aos jovens. "Libertando-se da escravidão do medo esta confiança, adquirida na fé de vocês em Cristo e na vida de Seu Espírito Santo em seus corações, torna-os mais capazes de ver longe e disponíveis para responder aos numerosos desafios e dificuldades que os homens e as mulheres de hoje devem enfrentar" – acrescenta o Santo Padre.
Por sua vez, em sua mensagem, o Patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I – recordando que a vida é comumente comparada a "um caminho análogo a uma peregrinação – ressalta que "a solidariedade não deve ser unicamente o slogan de certos partidos políticos".
Mas se trata de uma promessa que compromete a pessoa humana na sua inteireza", quer no plano da ação, quer no plano da oração.
Por outro lado, o Patriarca de Moscou e de todas as Rússias, Kirill, recorda que o profundo compromisso da solidariedade humana se radica na Revelação que nos foi feita através dos eventos do Natal: "a filiação divina de todos os homens, e, portanto, a irmandade entre eles, superando toda diferença nacional e social".
Por sua vez, o Arcebispo de Cantuária e Primaz da Comunhão Anglicana, Dr. Rowan Williams, escreve dirigindo-se aos jovens: "Deus está com vocês em todas as coisas" e "torna o horizonte sempre mais vasto e estimulante".
Num mundo em que há "desconfiança em relação às instituições" e muitas pessoas estão "desiludidas com a ordem estabelecida" – explica o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon –, a solidariedade "é o verdadeiro fundamento para soluções globais".
Uma solidariedade – ressalta o Presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy – ligada à pessoa de Jesus Cristo que seja capaz de gerar "um amor concreto, inserido na realidade do mundo".
Por fim, a Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, recorda que em Berlim – sede do encontro europeu juvenil deste ano organizado pela Comunidade de Taizé – numerosos vestígios "evidenciam que a liberdade e a democracia não podem ser dadas por certas e devem ser sempre e novamente vividas e vivificadas". (RL)




O Santo Padre, o papa Bento XVI fez duas nomeações na manhã de hoje, 28, referentes à Igreja no Brasil. A primeira, o Sumo Pontífice, de acordo com o canon 401, do Código de Direito Canônico, aceitou a renuncia do bispo de Cachoeira do Sul (RS), dom Irineu Silvio Wilges, e nomeou para sucede-lo, o bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), dom Remídio José Bohn. E para a diocese vacante de Diamantino (MT), foi nomeado dom Vital Chitolina, transferido da diocese de Paranatinga (MT).
Dom Remídio nasceu na cidade de Feliz (RS), no dia 21 de maio de 1950. Fez seus estudos primários na escola paroquial no distrito de São Roque, em Feliz. Cursou Filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição em Viamão (RS) e Teologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na capital gaúcha. Dom Remídio foi pároco na paróquia São Pedro de Poço das Antas (RS); de 1982 a 1986, pároco da Paróquia Santo Antônio, em Canoas (RS); de 1993 a 1995; pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Porto Alegre; de 1996 a 2006, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Porto Alegre.  Ele foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre em 2006. Atualmente ele é o secretário do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul).
Dom Irineu Silvio Wilges foi nomeado pelo então papa João Paulo II, no dia 14 de junho de 2000, bispo da diocese de Cachoeira do Sul, sendo ordenado na Catedral Metropolitana de Porto Alegre naquele mesmo ano, pelo cardeal Aloísio Lorscheider.
Diamantino
A diocese de Diamantino (MT), vacante desde o ano de 2010, receberá o seu quinto bispo. Dom Vital Chitolina foi transferido de Paranatinga (MT) para assumir 120.084 km², organizado em 13 paróquias, com uma população de quase 300 mil habitantes.
Dom Vital atualmente é o vice-presidente do Regional Oeste 2 (Mato Grosso), foi ordenado bispo de Paranatinga, em 1998. Ele nasceu em 1954, em Tuparendi (RS). O seu lema episcopal é “preparai o caminho do Senhor”.
Veja a nota da CNBB pelas nomeações de hoje:
CNBB saúda os novos bispos de Cachoeira do Sul (RS) e de Diamantino (MT)
“Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova, que apregoa a vitória, que diz a Sião: ‘Já reina o teu Deus’”. (Is 52,7).
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe, com alegria, a nomeação dos novos bispos de Cachoeira do Sul (RS) e de Diamantino (MT). A Santa Sé publicou essas nomeações na manhã desta quarta-feira, 28 de dezembro de 2011.
Nós nos unimos ao povo da diocese de Cachoeira do Sul para acolher Dom Remídio José Bohn que deixa a arquidiocese de Porto Alegre, aonde estava desde 2006, e  servia à Igreja como bispo auxiliar e atuava como Vigário Episcopal do Vicariato de Guaíba. Que a sua chegada seja a inauguração de um tempo abençoado e que, conforme inspira seu lema “Omnes Fratres Sumos” (todos somos irmãos), continuem a reinar a fraternidade, a solidariedade e o entusiasmo no prosseguimento de seu trabalho apostólico.
Também estamos unidos, de coração, a todas as comunidades da mesma diocese para agradecer o dedicado e zeloso ministério do querido irmão Dom Irineu Silvio Wilges que, desde sua nomeação pelo hoje Beato João Paulo II em 2000, sempre se dedicou com muito fervor ao pastoreio de seu rebanho.
Ao irmão Dom Vital Chitolina, novo bispo de Diamantino, nosso abraço de alegria e nossa congratulação pelo novo desafio que a Igreja lhe apresenta. Deixando a diocese de Paranatinga (MT), aonde serviu desde 1998, ele abraça a tarefa apostólica de ensinar, santificar e governar a diocese de Diamantino junto a um povo que aguarda a chegado do novo bispo com muita alegria.
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB


O padre Reinaldo Braga Junior, administrador diocesano de Diamantino (MT) até a nomeação de hoje, saúda o novo bispo dom Vital Chitolina, nomeado nesta quarta-feira, 28. O bispo foi transferido da diocese de Paranatinga (MT) para Diamantino. Confira na íntegra a mensagem.
"Estimado Dom Vital Chitolina scj,
Após um período tão grande de vacância que gerou ansiedade, esperança e, acima de tudo, intensificou as orações de todos pela Nomeação do novo Bispo, saudamos com alegria e muita gratidão V. Excia. como nosso Pastor.
Todos nós, Povo de Deus desta Igreja que será vosso rebanho, expressamos, desde já, nosso acolhimento e nosso carinho. Agradecemos  o vosso “sim” a esta sublime e desafiadora missão e, como discípulos missionários de Jesus Cristo, colocamo-nos ao vosso lado para continuarmos construindo uma Igreja unida, acolhedora, servidora,  sensível, bondosa, profética e fiel à sua missão evangelizadora.
A nossa Diocese está vivendo um reconhecido fervor missionário e este tem sido o nosso rosto eclesial, configurado pela experiência que estamos fazendo com o Projeto das Santas Missões Populares. E é com este espírito que queremos acolher o nosso novo Bispo. Aquele que, como servidor do Evangelho, promotor da Unidade, testemunha do acolhimento e do amor paterno, exercerá o seu Múnus de Ensinar, Santificar e Governar.
Queremos caminhar juntos! Testemunhando a Fé, o Amor e a Comunhão. A Oração, a Obediência e o Serviço haverão de favorecer a nossa perseverança e fidelidade à Missão.
Que a Mãe Imaculada, padroeira da Diocese, ajude V. Excelência a conservar a audácia missionária e a conquistar a fecundidade apostólica.
Abençoai-nos! "



Joseph Ratzinger caminha para concluir o sétimo ano de Pontificado. Eleito à Cátedra de Pedro em 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II, este ano Bento XVI beatificou seu antecessor, num evento que marcou a história da Igreja Católica este ano e reuniu cerca de 1 milhão de pessoas na Praça São Pedro, no dia 1º de maio. – Dirijo uma cordial saudação aos peregrinos de língua portuguesa, de modo especial aos Cardeais, Bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, e numerosos fiéis, bem como às Delegações oficiais dos países lusófonos vindos para a Beatificação do Papa João Paulo II. A todos desejo a abundância dos dons do Céu por intercessão do novo Beato, cujo testemunho deve continuar a ressoar nos vossos corações e nos vossos lábios, repetindo como ele no início do seu pontificado: “Não tenhais medo! Abri as portas, melhor, escancarai as portas a Cristo”. Ainda na Itália, Bento XVI foi à Veneza, San Marino, Ancora, Lamezia Terme e Assis. No Vaticano, durante às quartas-feiras e nos domingos, dividiu com os peregrinos a Palavra nas audiências gerais e na oração do Angelus. Esses dois encontros são especiais para os brasileiros. É o momento em que eles podem ouvir o Papa em português. Em 2011, o Bispo de Roma completou 84 anos de vida. Nascido em Marktl am Inn, na Alemanha, em 1927, Bento XVI também viveu seu aniversário de 60 anos de ordenação sacerdotal. Porém, a missão do Papa vai muito além de datas comemorativas. Bento XVI levou a Palavra de Cristo em diversas viagens apostólicas, à Itália e ao exterior, e fez história ao ser o primeiro Papa a discursar no Bundestag, o Parlamento Alemão. – O convite para pronunciar este discurso foi-me dirigido como Papa, como Bispo de Roma, que carrega a responsabilidade suprema da Igreja Católica. Deste modo, vós reconheceis o papel que compete à Santa Sé como parceira no seio da Comunidade dos Povos e dos Estados. Na base desta minha responsabilidade internacional, quero propor-vos algumas considerações sobre os fundamentos do Estado liberal de direito. Além da Alemanha, Bento XVI também foi à Croácia e ao Benim, sua última viagem apostólica em 2011. Na Croácia, incentivou a entrada do País balcânico na União Europeia. Já na África, entregou a Exortação Apostólica Africae Munus, o Compromisso da África. Um dos momentos mais envolventes dessa segunda viagem de Bento XVI à África foi o encontro com as crianças. – E o que é a oração? É um grito de amor lançado para Deus, nosso Pai, com a vontade de imitar Jesus, nosso Irmão. Jesus retirava-Se sozinho para rezar. Como Jesus, posso também eu encontrar cada dia um lugar calmo onde me recolho diante duma cruz ou duma imagem sagrada para falar a Jesus e escutá-Lo”. Em Madri, na Espanha, durante a Jornada Mundial da Juventude, enfrentou junto com os milhões de jovens as adversidades da natureza. Nem mesmo o vento e a chuva esfriaram a fé dos jovens, que em Madri ouviram o Papa anunciar aquele que será um momento histórico para o Brasil em 2013: a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, entre 23 e 28 de julho. – Compraz-me agora anunciar que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio de Janeiro. Peçamos ao Senhor, desde já, que assista com a sua força quantos hão-de pô-la em marcha e aplane o caminho aos jovens do mundo inteiro para que possam voltar a reunir-se com o Papa naquela bonita cidade brasileira. Em 31 de outubro, durante a apresentação das credenciais do novo embaixador brasileiro junto à Santa Sé, Almir Franco de Sá Barbuda, Bento XVI recordou quando esteve no Brasil, em 2007 – Deixo aqui minhas orações pela prosperidade e bem-estar de todos os brasileiros, cujo carinho experimentado na minha visita pastoral de 2007 permanece indelével nas minhas lembranças. Registro com vivo apreço e profundo reconhecimento a disponibilidade manifestada pelas diversas esferas governamentais da Nação, bem como da sua Representação diplomática junto da Santa Sé, para apoiar a XXVIII Jornada Mundial da Juventude que se realizará, se Deus quiser, em 2013 no Rio de Janeiro. Outro fato marcante - e inédito - foi a Missa presidida e requirida pelo Papa para a América Latina, celebrada na Basílica de São Pedro, em português e espanhol, no dia 12 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, a Padroeira da América. – Atualmente, enquanto se comemora em diversos lugares da América Latina o Bicentenário da sua independência, o caminho da integração nesse querido continente progride, enquanto se sente o seu novo protagonismo emergente no cenário mundial. Para 2012, já foram confirmadas duas viagens apostólicas internacionais: Cuba e México. di Rafael Belincanta
Joseph Ratzinger caminha para concluir o sétimo ano de Pontificado. Eleito à Cátedra de Pedro em 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II, este ano Bento XVI beatificou seu antecessor, num evento que marcou a história da Igreja Católica este ano e reuniu cerca de 1 milhão de pessoas na Praça São Pedro, no dia 1º de maio.
– Dirijo uma cordial saudação aos peregrinos de língua portuguesa, de modo especial aos Cardeais, Bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, e numerosos fiéis, bem como às Delegações oficiais dos países lusófonos vindos para a Beatificação do Papa João Paulo II. A todos desejo a abundância dos dons do Céu por intercessão do novo Beato, cujo testemunho deve continuar a ressoar nos vossos corações e nos vossos lábios, repetindo como ele no início do seu pontificado: “Não tenhais medo! Abri as portas, melhor, escancarai as portas a Cristo”.
Ainda na Itália, Bento XVI foi à Veneza, San Marino, Ancora, Lamezia Terme e Assis. No Vaticano, durante às quartas-feiras e nos domingos, dividiu com os peregrinos a Palavra nas audiências gerais e na oração do Angelus. Esses dois encontros são especiais para os brasileiros. É o momento em que eles podem ouvir o Papa em português.
Em 2011, o Bispo de Roma completou 84 anos de vida. Nascido em Marktl am Inn, na Alemanha, em 1927, Bento XVI também viveu seu aniversário de 60 anos de ordenação sacerdotal. Porém, a missão do Papa vai muito além de datas comemorativas. Bento XVI levou a Palavra de Cristo em diversas viagens apostólicas, à Itália e ao exterior, e fez história ao ser o primeiro Papa a discursar no Bundestag, o Parlamento Alemão.
– O convite para pronunciar este discurso foi-me dirigido como Papa, como Bispo de Roma, que carrega a responsabilidade suprema da Igreja Católica. Deste modo, vós reconheceis o papel que compete à Santa Sé como parceira no seio da Comunidade dos Povos e dos Estados. Na base desta minha responsabilidade internacional, quero propor-vos algumas considerações sobre os fundamentos do Estado liberal de direito.
Além da Alemanha, Bento XVI também foi à Croácia e ao Benim, sua última viagem apostólica em 2011. Na Croácia, incentivou a entrada do País balcânico na União Europeia. Já na África, entregou a Exortação Apostólica Africae Munus, o Compromisso da África. Um dos momentos mais envolventes dessa segunda viagem de Bento XVI à África foi o encontro com as crianças.
– E o que é a oração? É um grito de amor lançado para Deus, nosso Pai, com a vontade de imitar Jesus, nosso Irmão. Jesus retirava-Se sozinho para rezar. Como Jesus, posso também eu encontrar cada dia um lugar calmo onde me recolho diante duma cruz ou duma imagem sagrada para falar a Jesus e escutá-Lo”.
Em Madri, na Espanha, durante a Jornada Mundial da Juventude, enfrentou junto com os milhões de jovens as adversidades da natureza. Nem mesmo o vento e a chuva esfriaram a fé dos jovens, que em Madri ouviram o Papa anunciar aquele que será um momento histórico para o Brasil em 2013: a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, entre 23 e 28 de julho.
– Compraz-me agora anunciar que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio de Janeiro. Peçamos ao Senhor, desde já, que assista com a sua força quantos hão-de pô-la em marcha e aplane o caminho aos jovens do mundo inteiro para que possam voltar a reunir-se com o Papa naquela bonita cidade brasileira.
Em 31 de outubro, durante a apresentação das credenciais do novo embaixador brasileiro junto à Santa Sé, Almir Franco de Sá Barbuda, Bento XVI recordou quando esteve no Brasil, em 2007 – Deixo aqui minhas orações pela prosperidade e bem-estar de todos os brasileiros, cujo carinho experimentado na minha visita pastoral de 2007 permanece indelével nas minhas lembranças. Registro com vivo apreço e profundo reconhecimento a disponibilidade manifestada pelas diversas esferas governamentais da Nação, bem como da sua Representação diplomática junto da Santa Sé, para apoiar a XXVIII Jornada Mundial da Juventude que se realizará, se Deus quiser, em 2013 no Rio de Janeiro.
Outro fato marcante - e inédito - foi a Missa presidida e requirida pelo Papa para a América Latina, celebrada na Basílica de São Pedro, em português e espanhol, no dia 12 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, a Padroeira da América.
– Atualmente, enquanto se comemora em diversos lugares da América Latina o Bicentenário da sua independência, o caminho da integração nesse querido continente progride, enquanto se sente o seu novo protagonismo emergente no cenário mundial.
Para 2012, já foram confirmadas duas viagens apostólicas internacionais: Cuba e México.
di Rafael Belincanta



Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário:

Postar um comentário