sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

II Seminário Integrador tem educação como foco das atividades

Representantes de mais de 25 municípios do sul e extremo-sul da Bahia estiveram presentes nesta quinta-feira (8) ao auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) para participar do II Seminário Integrador do Programa “O MP e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de qualidade para todos”, que teve como tema “2011: um ano de olhares sobre a educação”. Além de promover um balanço das ações realizadas pelo programa neste ano, o evento também contou com palestras voltadas para abordar os desafios de buscar uma educação de qualidade.

Representando o procurador-geral da Bahia, Rui Moraes Cruz, a procuradora Sara Mandra Souza abriu o evento ressaltando a necessidade do compromisso que deve existir por parte, principalmente dos gestores públicos, em garantir educação e saúde de qualidade, zelando pelo dinheiro público e possibilitando acesso de todos à esses serviços. A promotora pública Karina Cherubini, anfitriã do evento, fez questão de ressaltar que o envolvimento de todos os órgãos envolvidos foi fundamental para o êxito no programa. “O MP vem buscando, com o apoio de toda a sociedade e do poder público, trazer nova perspectiva de vida para todos”, ressaltou.
Para o MP a educação e a saúde são duas áreas prioritárias, mantendo estreita ligação com o futuro do país e da humanidade. “Desta forma, um dos principais objetivos do programa é o de exercer o papel ministerial de fiscalização de dois setores vitais da sociedade, visando efetivar os direitos de cidadania de crianças, adolescentes e enfermos, contribuindo para a prestação de serviços públicos de qualidade”, disse a promotora Karina Cherubini. Em Ilhéus, vários resultados foram alcançados a exemplo do conhecimento da real situação da educação e da saúde no município, fortalecimento do controle social, melhoria na qualidade da alimentação e da infraestrutura dos prédios escolares.
A secretária municipal de Educação, Lidiney Campos, que representou o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, que cumpre agenda de compromissos em Brasília esta semana, elogiou a postura do Ministério Público e afirmou que, para o governo municipal, participar deste programa revestiu-se de um grande desafio que teve como único foco de possibilitar uma melhoria efetiva na educação e saúde. Lidiney também aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho desenvolvido pelos conselhos. “O controle social nunca esteve tão organizado e tão eficiente”.
Na opinião da presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, vereadora Carmelita Ângela – que representou o presidente da Câmara Edivaldo Nascimento (Dinho Gás) – a construção de uma educação de qualidade se constrói com o apoio de educadores, pais, alunos, sociedade civil organizada e poder público. O diretor da Direc-6, Edinei Mendonça também destacou a união de esforços na busca de uma educação de qualidade. “A aplicação das políticas públicas se dá de maneira mais efetiva quando conta com a colaboração de todos os agentes envolvidos no processo”.

A programação do seminário prosseguiu com palestras, mesas redondas, conferências, apresentações de balanços feitas pelos conselhos municipais, apresentações culturais, além da peça teatral “Que droga”, apresentada pela Polícia Militar. No foyer do auditório, os conselhos realizaram a exposição de painéis com as atividades executadas por cada órgão do controle social.

A mesa de abertura do II Seminário Integrador foi composta pelos secretários municipais Alexandre Simões (Saúde), Marcelo Barreto (Segurança, Transporte e Trânsito) e José Nazal Soub (Governo); a vice-reitora da Uesc, Adélia Pinheiro; a representante do Ministério Público do Trabalho de Itabuna, a procuradora Letícia Vieira; o representante do 5º Grupamento de Bombeiros Militares de Ilhéus, tenente-coronel, Marivaldo Elias de Sá; a diretora do departamento de Ciências da Uesc, Raimunda Assis e o Capitão Djalma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário