terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Matrículas da Rede Municipal de Ilhéus começam nesta quarta

As matrículas para os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Ilhéus serão iniciadas nesta quarta-feira (7), atendendo em primeira convocação aos alunos da casa. De acordo com a secretária de Educação, Lidiney Campos, para o ano de 2012 estão sendo oferecidas 12.106 vagas, distribuídas em 45 unidades escolares municipais de Ilhéus, sendo 32 escolas na sede, 13 no campo e seis conveniadas, atendendo as etapas de ensino como Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Conforme a programação, no período de 7 a 16 dezembro serão efetuadas as matrículas dos alunos que já são da rede municipal e de 6 a 20 de janeiro de 2012 será a vez de matricular os novos estudantes. Os alunos deverão procurar as unidades escolares que desejam estudar, de preferência nas proximidades de suas residências, munidos de documentos como: histórico escolar ou atestado de escolaridade (validade de 60 dias), certidão de nascimento, duas fotos 3x4, comprovante de residência, cópia do cartão Bolsa Família (se for beneficiário do programa), CPF e RG do responsável ou do aluno, caso já seja maior, e pasta individual do estudante.
Assim como no ano passado, a Rede Municipal de Ilhéus irá realizar a efetivação da matrícula de maneira totalmente informatizada, como objetivo de otimizar o processo, tornando-o mais seguro, rápido e eficiente. Além da matrícula, os pais e alunos poderão receber em cada escola todas as informações necessárias para que os estudantes conheçam as unidades e possam garantir as suas vagas nas escolas públicas da rede municipal, facilitando assim o processo de inclusão e permanência.
A secretária Lidiney Campos informou ainda que estão sendo implementadas uma série de condições para maximizar a matrícula na rede pública municipal de ensino, como o fortalecimento do Programa Bolsa Família nas escolas, já que a garantia do benefício depende do acompanhamento e monitoramento da freqüência escolar; a igualdade de acesso aos alunos, evitando favoritismo, permitindo o estudante de se matricular sem precisar de autorização de direção, além de assegurar a proximidade da escola e da casa do aluno, garantindo muito mais comodidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário