sábado, 24 de dezembro de 2011

Projeto da UESC capacita Agentes Comunitários de Saúde em Itabuna

A professora Maria Valdinete é
a coordenadora do Projeto
O projeto de extensão “Comunidade em Foco” da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC realizou o I Curso de Atualização sobre Métodos Contraceptivos para Agentes Comunitários de Saúde, na Unidade Básica de Saúde Roberto Santos, bairro Santo Antonio, em Itabuna. O objetivo, segundo a professora Maria Valdinete Fernandes, coordenadora do projeto, é de “transformar os agentes em multiplicadores para que possam de forma mais eficaz dinamizar o atendimento à comunidade na qual estão inseridos.”

O curso contou com a participação de 20 agentes comunitários de saúde que deverão repassar os conhecimentos adquiridos para 233 pessoas. Durante o curso foram distribuídas cartilhas sobre métodos contraceptivos. O curso proporcionou momentos de integração e de compartilhamento de conhecimentos com os agentes comunitários de saúde – ACS. Esses agentes atuam numa área onde é comum casos de gravidez na adolescência. A participação de cada um deles é decisiva na orientação às gestantes para a realização dos exames pré-natal.
Equipe organizadora do curso foi formada pelas professoras Maria Valdinete Fernandes e Dejeane Barros, a enfermeira Nayara Teles e as estudantes Alana Sales, Priscila Freire, Marília Prado e Fernanda Rocha. Discentes voluntários no apoio: Alandelon Araújo e Khristie Rocha.
Palestras
O Grupo retoma o ciclo de palestras, no auditório Jorge Amado, da UESC, a partir do dia cinco de janeiro com o tema “Humanização da assistência à mulher”, que será apresentada pela professora Dejeane Barros. No dia 19 de janeiro será a vez da enfermeira Nayara Teles falar sobre “Métodos contraceptivos (métodos modernos)”; para o dia 2 de fevereiro alunos e professores envolvidos farão um momento de avaliação, discussão e sugestões para a próxima etapa do Projeto de Extensão “Comunidade em Foco”, no qual está inserido o Gessam.
De acordo com a professora Maria Valdinete Fernandes, “o projeto foi implantado em outubro de 2006 voltado para o “Planejamento familiar pensando no discente e na comunidade,” porém suas ações ultrapassaram as expectativas, motivando a mudança do nome para “Comunidade em Foco”, englobando todas as ações desenvolvidas por meio dos objetivos propostos, inclusive o Grupo de Estudos da Saúde da Mulher”. A coordenadora explica a necessidade de qualquer cidadão e cidadã terem o direito de expressar seus pensamentos, manifestar sua participação política, gerar autonomia e usufruir dos direitos sociais que lhe cabem, além de garantir seu atendimento com respeito e humanidade na sua saúde sexual e reprodutiva.
O projeto propõe ações de atendimento a esses clientes sobre planejamento familiar, com foco na anticoncepção, concepção, normas de higiene, prevenção de câncer de mama, útero e próstata, além das ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis. “O homem e a mulher nos seus direitos reprodutivos na sociedade atual necessitam melhor entender a assistência à saúde do homem, da mulher e do adolescente como forma de se evitar os altos índices de morbi-mortalidade em decorrência da gravidez indesejada, do parto e do abortamento”.
O projeto “Comunidade em Foco” é desenvolvido para ambos os sexos, incluindo adolescentes, podendo suas ações estar focadas na UESC, possibilitando atualização e capacitação de profissionais e estudantes, tornando-os multiplicadores desses conhecimentos em faculdades, escolas de ensino médio e fundamental, maternidades, igrejas e instituições públicas. Além disso, estaremos atuando com o Grupo de Estudos da Saúde da Mulher nas discussões de temáticas e produções científicas. As demais ações serão realizadas de segunda a sexta-feira no período matutino e vespertino de acordo com a demanda nas cidades de Itabuna e Ilhéus, podendo estender-se a outros municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário