segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Abrigo São Vicente de Paula promove "Uma noite de seretas dançante"

ABRIGO SÃO VICENTE DE PAULO DE ILHÉUS, EM PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL,
PROMOVE PARA VOCÊ

Carta dos atingidos pela Bamin-fiol-porto sul

“Resistir para continuar a existir!” (Zacarias de Casa Nova/BA)

Aos cidadãos e cidadãs baianas,

Nós, representantes das populações atingidas pela BAMIN-FIOL-PORTO SUL, oriundos das regiões de Bom Jesus da Lapa, Caetité, Norte de Minas Gerais e Ilhéus, reunidos nos dias 27 e 28 de outubro de 2011, na Vila de Juerana, Ilhéus/BA, indignados com a situação de degradação socioambiental causada por essas empresas, MANIFESTAMOS NOSSO TOTAL REPÚDIO ao complexo de empreendimentos que está sendo implementado no Estado da Bahia para exploração e exportação de minério, ao tempo em que CONVOCAMOS A POPULAÇÃO BAIANA A SE ATENTAR PARA O QUE PODE ACONTECER se não fizermos nada para impedir!

Pastoral da Criança da Bahia realizou Assembléia

“Na missão de defender a vida e promover a paz”. Esse foi o tema da assembleia estadual da Pastoral da Criança, na Bahia, realizada nos dias 28,29 e 30 de outubro, na Organização Fraternal São José, em Salvador.
O evento contou com as presenças das coordenadoras e coordenadores dos 26 setores das 21 arquidioceses e dioceses da Bahia, e convidados como o bispo diocesano de Irecê, Dom Tommaso Cascianelli, Ana Ruth Goes, Leyla Santana , Magda Maria e Maria Olinda Silva (ex-coordenadora) – todas assessoras da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

Universidades estaduais baianas discutem assistência estudantil


Reitor da UESC
Joaquim Bastos

Ações direcionadas para ajudar os estudantes a se manterem na universidade vão ser discutidas no I Seminário sobre Assistência Estudantil das Universidades Estaduais da Bahia (Uebas), que será realizado dia 22 e 23 de novembro, na Universidade Estadual de Feira de Santana - Uefs.
A iniciativa foi organizada pelas universidades estaduais Universidade Estadual de Santa Cruz - Uesc e Universidade Estadual do Sul da Bahia - Uesb além da Uefs. Pretende reunir cerca de 500 pessoas, entre estudantes, professores e gestores universitários.

Projeto Comunidade em Foco intensifica ações visando à saúde da mulher

O Grupo de Estudos Saúde da Mulher (GESSAM), da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC promove a partir de quinta-feira (3-11), sempre às 16 horas, ciclo de palestras que se estenderá até o dia 12 de fevereiro de 2012. O primeiro tema “Novas tecnologias (Recursos tecnológicos em prática de pesquisa)” será focalizado pela professora Mara Rute Lima, na sala 3103 do Pavilhão Jorge Amado.

5º Pelotão CIPPA realiza operação em Ibicuí

A Polícia Militar da Bahia, através da Companhia Independente de Policia de Proteção Ambiental – CIPPA, com o efetivo do 5º Pelotão/Ilhéus, sob o Comando do TENPM ELIEZER, no dia 30/11/2011, por volta das 12h00min, flagrou na Fazenda Bom Jesus, área rural de Ibicuí – BA, Rinha de Pássaros (canário terra) em pleno funcionamento.

Audiência Pública do Porto Sul reúne 3.700 pessoas

Um espaço absolutamente democrático, com o apoio e a manifestação de quem compreende a importância da implantação do Porto Sul e com os questionamentos dos que ainda têm alguma dúvida sobre o projeto. Com esta proposta, cerca de 3.700 de três mil pessoas de vinte municípios do sul baiano participaram, no final de semana, da audiência pública sobre o Porto Sul, promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), no Centro de Convenções de Ilhéus.

sábado, 29 de outubro de 2011

O grito dos pobres

Dom Mauro Montagnoli
Bispo diocesano de Ilhéus
“Levanta-te, Senhor! Socorro!
Resgata-nos em nome da tua fidelidade!” (Sl 44,27)

Mais uma vez constatamos essa triste realidade: em nome de um falso desenvolvimento os pobres são novamente desconsiderados, nem sequer são ouvidos e, o que é pior, são ameaçados na sua dignidade e não são respeitados nos seus direitos de cidadãos.Vivemos num país em que os nossos governantes são trocados no comando do poder, mas quem nele se encontra continua perpetuando o modelo colonialista que impera, infelizmente, na nossa pátria.Os mega-projetos aprovados e financiados pelo governo federal e estadual repetem procedimentos combatidos por quem sempre defendeu os direitos das pessoas de terem sua terra para subsistência e para viver uma vida com dignidade.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Audiência pública mostra projeto do Porto Sul

O Ibama realiza neste sábado, dia 29, à partir das 14 horas, no Centro de Convenções de Ilhéus a Audiência Pública para a apresentação e discussão do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental, projeto do Governo da Bahia, com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento, e da iniciativa privada. A audiência é aberta a todos os segmentos da sociedade organizada, que terão a oportunidade de sanar dúvidas sobre o projeto.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Universidades são tema de encontro de Joaquim Bastos com ministro Haddad

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e presidente da ABRUEM - Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, Joaquim Bastos, será recebido em audiência pelo ministro da Educação Fernando Haddad, nesta quinta-feira (27), em Brasília. Na oportunidade, será entregue ao titular do MEC relatório elaborado pelas comissões técnicas da ABRUEM sobre questões relacionadas às instituições estaduais e municipaius de ensino superior, tais como o Plano Nacional de Educação (PNE), em discussão no Congresso Nacional. O encontro terá a participação das secretarias técnicas do MEC.

Pesquisadores iniciam nesta sexta o inventário de Itacaré

Fazer uma radiografia sobre o município de 737,850 quilômetros quadrados, que é frequentado por turistas de diferentes países do mundo por causa de suas belas praias, rios e cachoeiras, história, hotéis, culinária riquíssima e, principalmente, pela hospitalidade dos seus 24.318 habitantes.

Ouvidoria Geral do Estado disponibiliza site no feriado do servidor

Em virtude do feriado em comemoração ao Dia do Servidor, a Central de Atendimento da Ouvidoria Geral (responsável pelo atendimento do 0800-284-0011) não funcionará nesta sexta-feira (28), assim como o atendimento presencial nas ouvidorias de órgãos públicos. As atividades serão normalizadas nesta segunda-feira (31).

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

De bandeira alemã, Aida Cara abre temporada de navios em Ilhéus próximo dia 7

A temporada 2011/2012 de visitas de transatlânticos à Ilhéus começa no próximo dia 7 com a chegada do navio Aida Cara no dia 7, que chega à cidade pela primeira vez. De bandeira alemã, Aida Cara tem capacidade para 1.186 passageiros e se destaca por sua estrutura diferenciada de alto padrão, composta por cinco tipos de cabines. Estão agendadas cerca de 45 paradas de navios no Porto do Malhado. A chegada desses cruzeiros, todos eles de alto luxo, é aguardada com bastante expectativa pelos empresários. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, cada cruzeirista gasta em média, a cada parada, em torno de 75 dólares.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, agora é do PT

Diversas lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia estiveram presentes no fim da manhã desta segunda-feira (24) na solenidade de filiação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima ao partido. O evento foi realizado durante almoço na zona sul da cidade e contou com as presenças do presidente estadual do PT, Jonas Paulo; o presidente municipal do partido, Mário Amorim; os deputados federais Josias Gomes e Geraldo Simões e do deputado estadual Rosemberg Pinto, bem como de diversas autoridades da região.

Alunos do Colégio Vitória percorrem roteiro histórico para conhecer patrimônio de Ilhéus

A turma do 5º. ano do curso Fundamental do Colégio Vitória, em Ilhéus, participou de aula de campo para aprofundar o conhecimento sobre o patrimônio histórico, artístico e cultural do município. Encerrando o ciclo de estudos dos livros da coleção Ilhéus... Ontem e Hoje!, da educadora Adélia Melo, as crianças percorreram o roteiro com espírito de pesquisa e procurando identificar, nas ruas, os diversos aspectos do patrimônio já estudado em sala.

Carro Elétrico da Bahia, da UESC, se destaca na Maratona universitária da Eficiência Energética 2011

O Carro Elétrico da Bahia, (Cel da Bahia), projeto multidisciplinar da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC para participar da 8ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, entre os dias 12 e 14 de outubro, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, na cidade de São Paulo, ficou na 11º lugar na classificação da sua modalidade.
Na avaliação da professora Adélia Pinheiro, vice-reitora da UESC “Os alunos e professores integrantes do projeto estão de parabéns. A estréia da UESC na competição aconteceu dentro das expectativas da equipe. Destaco a participação, o trabalho coletivo com o seu fundamento multidisciplinar e complementar para os estudantes.”

Feira de Santana é pioneira da Redesim na Bahia

Feira de Santana é a primeira cidade baiana a integrar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), sistema criado pelo governo federal para agilizar os procedimentos de inscrição, fechamento, alteração e legalização de empresas nas juntas comerciais.

Inscrição para vestibular da Faculdade de Ilhéus até dia 29

A Faculdade de Ilhéus está oferecendo vagas para os cursos de Administração e Ciências Contábeis, no turno noturno, e de Direito, Enfermagem e Nutrição, nos turnos matutino e noturno. As inscrições para o vestibular 2012.1 ficam abertas até o próximo dia 29 de outubro. As provas do processo seletivo serão realizadas no dia 6 de novembro, domingo, das 8 às 12h30min, na sede da própria Faculdade, situada no km 1,5 da rodovia Ilhéus-Canavieiras, zona sul da cidade.

CEF deve devolver prestações pagas por imóvel leiloado

A Caixa Econômica Federal (CEF) deve devolver os valores pagos por ex-compradores de imóvel leiloado em execução extrajudicial. Eles queriam a restituição do imóvel, mas, como isso não era possível, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou correta a conversão da obrigação de fazer em indenização por perdas e danos.

domingo, 23 de outubro de 2011

Petrobras não pagou hotel e a VIII Olimpíada das Apaes do estado da Bahia que aconteceria em Ilhéus foi cancelada

Enquanto a Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia informava que VIII Olimpíada das Apaes estava sendo realizada em Ilhéus ( texto no site Secom), no Hotel onde seria realizado o evento, na zona sul da cidade os organizadores já tinham oficializado o seu cancelamento . O patrocinado principal, a Petrobrás, não havia efetuado o pagamento das despesas conforme estabelecia o contrato.

Conselho Estadual de Educação está realizando a XIII Reunião Conjunta com os Conselhos Municipais de Educação da Bahia em Ilhéus

Deste domingo(23) a terça-feira (25), o Conselho Estadual de Educação (CEE)  está realizando a XIII Reunião Conjunta com os Conselhos Municipais de Educação da Bahia, no Centro de Convenções de Ilhéus, no sul do estado. O encontro conta com a participação do secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, dos conselheiros de educação, dirigentes municipais e professores.

sábado, 22 de outubro de 2011

Governador assina protocolo de intenções para instalação de fábrica de chocolate em Ilhéus

 A região de Ilhéus irá sediar uma fábrica norte-americana especializada em chocolates para crianças. O protocolo de intenções para a instalação da unidade foi assinado hoje (21), em Paris, pelo governador Jaques Wagner, que se encontra esta semana na França, participando do Salon Du Chocolat, pelo presidente da empresa Kimmy Candy Company, Joseph Dutra, e pelo secretário da Agricultura da Bahia (Seagri), Eduardo Salles, que acompanha o governador na viagem à capital francesa.

Fundação Lar Feliz - É Uma Delícia Fazer o Bem!

Motivados pelo slogan “é uma delícia fazer o bem”, a equipe da SELF – Sociedade Espírita Lar Feliz –, em Ilhéus, promove mais uma ação no intuito de criar a Fundação Lar Feliz. Com experiência de diversos eventos com formatos semelhantes, o grupo agora oferece um almoço de domingo inspirado no melhor da culinária baiana. No próximo dia 30, no Boca Du Mar, a partir do meio-dia, será possível ainda ouvir um repertório selecionado de MPB ao som de Márcia Alencar e banda.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cinquenta comarcas são desativadas na Bahia para redução de custos

Escrito por Correio da Bahia   - Em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (BA), os desembargadores do Tribunal de Justiça aprovaram, por maioria, a desativação de 50 comarcas na Bahia. Segundo informações da assessoria do TJ, a decisão foi tomada pela necessidade de redução de custos e pela " total impossibilidade de manter em funcionamento as 277 comarcas instaladas" no estado.

Médico Guilherme Furtado abrirá Workshop na Faculdade de Ilhéus

O cirurgião plástico carioca Guilherme Furtado fará a palestra de abertura do III Workshop de Patologia que será realizado nos dias 28 e 29 de outubro, no auditório da Faculdade de Ilhéus. O evento aborda como tema central “A Importância do Diagnóstico Laboratorial para a Patologia”. Furtado falará dia 28, às 18h30min, sobre “Medicina Laboratorial Aplicada às Ciências da Saúde”.

SEI propõe novas divisas para municípios do Território de Identidade de Itapetinga

Os limites de 13 municípios baianos, pertencentes ao Território de Identidade de Itapetinga, foram revistos pelo trabalho de atualização das divisas intermunicipais, realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em Paris Governador divulga Salão do Chocolate da Bahia

O governador Jaques Wagner participou, nesta quinta-feira (20), em Paris, da abertura do ‘Salon du Chocolat’, e acompanhou o resultado do concurso que concedeu ao produtor baiano João Tavares, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de melhor cacau na categoria frutas secas. O governador fez um pronunciamento onde anunciou que o salão será realizado, em 2012, na Bahia.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Noite de Seresta na AABB em prol do Abrigo São Vicente de Ilhéus

Uma grande e animada noite de seresta será promovida no próximo dia 4 de novembro, a partir das 21 horas, no salão da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), em Ilhéus, com toda a renda revertida para a obra assistencial do Abrigo São Vicente de Paulo de Ilhéus. Cerca de cem idosos moram atualmente no abrigo, onde recebem alimentação, assistência médica, atividades de lazer e entretenimento, entre outros benefícios.

Polícia apreende lençóis de hospitais em loja no centro de Ilhéus

Fachada da Loja - Foto: Jornal Tropa de Elite
Alguns materiais de uso hospitalar foram apreendidos por agentes da Delegacia de Furtos e Roubos de Ilhéus, após uma denúncia anônima, na tarde desta quarta-feira (19). De acordo com a polícia, o material era vendido no comércio da cidade. A polícia informou que todo material foi levado para o Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus por conta do risco de contaminação.
Entre os objetos apreendidos estão lençóis, fronhas, jalecos, roupas para pacientes, algumas com manchas de sangue e nome de pessoas, e máscaras de uso hospitalar de unidades de saúde do Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados brasileiros. Segundo a polícia, 830 kg do material foram seprados em 23 sacos e armazenados no Centro de Zoonoses.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Itabunense participa de certificação nos Estados Unidos

O bacharel em Educação Física itabunense João José Rosário participou, no período de 30 de setembro a 2 de outubro, na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos, da certificação em Russiah Kettlebell Challenge (RKC). João José foi o único brasileiro residente no Brasil a participar deste evento, que desenvolve técnicas do treinamento de força e condicionamento físico.

Detran-BA realiza este ano terceiro leilão de veículos

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) realiza a partir de segunda-feira (17), nas circunscrições regionais (Ciretrans), o 3° Leilão de Veículos/2011. O objetivo é reduzir o número de carros apreendidos e não retirados pelos proprietários dentro dos prazos estipulados.
Os veículos a serem leiloados podem ser visitados ainda nesta sexta-feira (14), até as 17h, nas Ciretrans envolvidas no processo. O edital completo pode ser retirado gratuitamente no Balcão de Informações das Ciretrans, até as 17h, no protocolo geral da sede do Detran-BA, em Salvador. Os interessados podem ter acesso ao edital no site http://www.detran.ba.gov.br/

Revista Desenbahia recebe artigos para a 16ª edição

Os pesquisadores que tiverem interesse em ter seus trabalhos publicados na Revista Desenbahia devem ficar atentos ao prazo para entrega de artigos, que foi iniciado quinta-feira passada (13) e prossegue até o dia 4 de dezembro próximo. A Revista Desenbahia é uma publicação acadêmica, semestral, especializada na publicação de artigos científicos das universidades.

Ilhéus sedia o II Congresso Norte/ Nordeste da Micro e Pequena empresa e do Empreendedor Individual

A cidade de Ilhéus será palco do II Congresso do Norte e Nordeste da Micro e Pequena empresa e do empreendedor individual. O evento que tem como tema: “Um crédito para o desenvolvimento!”, e será realizado no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães no próximo dia 21 de outubro. O evento irá reunir empresários, políticos, estudantes, representantes das entidades de diversos estados, instituições, profissionais liberais e funcionários de empresas locais, além de especialistas das mais diversas áreas.

Ilhéus é candidata à Centro de Treinamento para Seleções Copa do Mundo 2014

O Secretário estadual para assuntos da Copa do Mundo Fifa Brasil (Cecopa), Ney Campello esteve em Ilhéus na manhã desta sexta-feira (14) para abrir oficialmente as atividades do V Fórum Regional Copa Bahia 2014 no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães. Ilhéus é um dos municípios baianos que luta para sediar um Centro de Treinamento para Seleções (CTS) e representar a Costa do Cacau durante a Copa do Mundo de 2014. A realização do Fórum é um dos pré-requisitos para se tornar um CTS, e o prefeito Newton Lima solicitou o empenho máximo para Ilhéus obter esta vitória.

PF prende 13 em operação contra jogo ilegal em Ilhéus

A Tarde, Joa Souza - Pelo menos 13 pessoas foram presas nesta sexta-feira (14), no sul da Bahia, durante a Operação Shutdown, da Polícia Federal (PF). A ação da PF busca a repressão ao jogo ilegal nas cidades de Ilhéus, Itabuna, Floresta Azul e Canavieiras, todas na região cacaueira do Estado.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Nova fábrica em Simões Filho dará suporte à cadeia do petróleo

De olho no investimento de US$ 111,4 bilhões, previsto pela Petrobras para o Pré-sal, até o ano de 2020, a Bomcobras vai investir R$ 130 milhões na construção de uma fábrica de máquinas e equipamentos destinados à prospecção e extração de petróleo e gás na Bahia.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

PDT anunciou a pré-candidatura de Joaquim Bastos em Ilhéus

O PDT – Partido Democrático Trabalhista - realizou, na noite de segunda-feira (10), no plenário da Câmara de Vereadores, reunião para apresentar a pré-candidatura do professor Joaquim Bastos a prefeito de Ilhéus, e de diversos postulantes a disputarem uma vaga para o legislativo municipal. O encontro marcou o início de uma discussão com a sociedade sobre projetos que possam oferecer possibilidades de desenvolvimento econômico e social para o município.

Pronto atendimento do Hospital São José será reformado

 Parceria com a Bahia Mineração também vai garantir custeio da alimentação para funcionários e pacientes da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus A empresa Bahia Mineração (Bamin) e a Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus assinaram nesta terça-feira, 11, o convênio que prevê a reforma do pronto atendimento do Hospital São José, mantido pela instituição filantrópica, bem como o custeio da alimentação fornecida a pacientes e funcionários. O acordo foi confirmado na Prefeitura de Ilhéus, que teve a iniciativa de buscar o apoio da Bamin.

Confirmado: Gal Costa se apresenta em Ilhéus

Um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB), a cantora Gal Costa vai se apresentar no Centro de Convenções de Ilhéus, dia 3 de dezembro, em mais uma superprodução da MVU Eventos, do grupo M21, os mesmos produtores de Nana Caymmi e O Mágico de Oz. A cantora retorna a Ilhéus quase 30 anos depois de um show histórico realizado na cidade durante a extinta “Festa do Cacau” para, na opinião do diretor da M21, Marco Lessa, “fazer mais que o show do ano; para fazer o show dos sonhos”.

Prefeito de Ilhéus comemora assinatura de convênio entre Bamin e Hospital São José

Um convênio firmado na manhã desta terça-feira (11) no salão nobre do Palácio Paranaguá entre a empresa Bahia Mineração e o Hospital São José, através da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, vai garantir um importante apoio no bom andamento dos serviços prestado na unidade. Acompanhada pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, por secretários municipais e pela imprensa local, a assinatura do documento foi feita pelo presidente da Bamin, Francisco Viveiros e pelo provedor da Santa Casa, Eusínio Lavigne.

Vestibular da Faculdade de Ilhéus tem inscrição até o dia 29

A Faculdade de Ilhéus está com inscrições abertas para o processo seletivo do vestibular 2012.1 até o próximo dia 29 de outubro, com vagas para os cursos de Administração e de Ciências Contábeis, no turno noturno, e de Direito, Enfermagem e Nutrição, nos turnos matutino e noturno. As provas da seleção serão realizadas no dia 6 de novembro, domingo, a partir das 8 horas, na sede da própria instituição, situada no km 1,5 da rodovia Ilhéus-Canavieiras, zona sul da cidade.

Carmelita diz que ação sustentável do Porto Sul é o que a leva a não negar o empreendimento

Defensora da implantação do Complexo Intermodal Porto Sul, como elemento transformador e de desenvolvimento regional ao projetar a possibilidade de uma nova vocação sócio-econômica para Ilhéus e todo o sul da Bahia, a vereadora Carmelita Ângela (PT-Ilhéus) elogiou nesta terça-feira (11) a iniciativa dos governos federal e estadual pela escolha de Ilhéus, na região sulbaiana, para abrigar a maior obra de infraestrutura projetada para todo o estado nos próximos anos.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Porto Sul abre portas para novas políticas públicas de desenvolvimento

A construção do Porto Sul, na Bahia, representa não apenas a oportunidade de dotar o interior do Estado de uma grande estrutura de transportes, mas também a chance de viabilizar novas políticas públicas. Quem afirma é a secretária da Casa Civil do Governo da Bahia, Eva Chiavon, que participou na manhã desta segunda-feira, 10, em Ilhéus, de uma apresentação do projeto para lideranças empresariais, políticas, entidades de classe, sindicatos, associações de moradores e a imprensa do Sul da Bahia.

Instituto Nossa Senhora da Piedade vai destacar a defesa das florestas com musica dança e poesia

Alunos e professores do Instituto Nossa Senhora da Piedade realizam nos dias 28 e 29 de outubro o espetáculo “Florestart”. Será um momento festivo para alunos de todos os segmentos da escola socializarem seus conhecimentos, descobertas e vivencias adquiridos durante o ano. Os espetáculos, com muita musica, dança e poesia, serão realizados no palco montado no pátio dos sapotis, na área central da escola, a partir das 17 horas, com entrada franca.

Procon-BA alerta sobre compras de brinquedos para o Dia das Crianças

Brinquedos que zelem pela segurança e saúde são os que devem conter na lista de presentes dos consumidores para o Dia das Crianças, celebrado no próximo dia 12, conforme recomenda o Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Na hora de escolher os brinquedos, é preciso observar, portanto, se eles possuem selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), antes de levá-los para casa.

V Fórum regional sobre Copa Bahia 2014 será em Ilhéus

Ilhéus realiza na próxima sexta-feira (14) o Fórum Regional Copa Bahia 2014, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, a partir das 8 horas. O evento é um dos pré-requisitos para que o município venha a sediar um dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo na Bahia. Palestras e debates estão agendados durante toda a manhã do evento que visa discutir a contribuição e participação do estado – e mais precisamente a Costa do Cacau – no mundial.

Com lote deste mês, Receita terá liberado praticamente todas as restituições do IR 2011

Daniel Lima - Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Receita Federal praticamente liberou todas as restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 dos contribuintes que enviaram o documento dentro do prazo. Nos próximos lotes, com raras exceções, estarão apenas as declarações das pessoas que deixaram a entrega para os dois últimos dias. Para os contribuintes que fizeram ou ainda vão fazer a retificação, a previsão é que eles sejam incluídos no último lote, a ser liberado em dezembro, informou o supervisor do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

Ilê Axé Ijexá sedia Conferência Livre dos Povos de Terreiro em Itabuna

Três importantes terreiros de candomblé de Itabuna – Ilê Axé Ijexá, Ilê Oyá Funké e Ilê Iyá Omi – estão realizando, neste sábado (08), a Conferência Livre de Povos de Terreiro. O evento tem como objetivo congregar praticantes de religiões de matriz africana para discutir suas prioridades coletivas, diante das políticas públicas.

Wagner se reúne com prefeitos hoje(10)

O governador Jaques Wagner se reúne, na próxima segunda-feira (10), às 16 horas, na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo, em Salvador, com prefeitos baianos, quando tratará de temas ligados ao municipalismo, incluídos na agenda estadual de discussão permanente entre o Governo do Estado, a UPB, as associações regionais de prefeitos e consórcios. Desde março passado, quando Wagner recebeu a atual diretoria da UPB, o governo baiano tem mantido reuniões técnicas com a entidade, que é voltada aos interesses e anseios dos municípios baianos.

JAC Motors protocola projeto para instalar fábrica no Brasil

O Grupo SHC, detentor dos negócios da JAC Motors do Brasil, protocolou, nesta sexta-feira (7), no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em Brasília, o plano detalhado de seu projeto para a implantação de uma fábrica de automóveis no Brasil, com previsão de ficar pronta em 2014.

Servidores da SEC que não se recadastraram podem ter Planserv suspenso

 Um total de 2.947 servidores ativos da Secretaria da Educação do Estado (SEC) que não fizeram o recadastramento pode ter o Planserv suspenso. A relação com os nomes desses beneficiários será publicada no Diário Oficial do Estado e já está disponível no site do Planserv (http://www.planserv.ba.gov.br/).

Estudantes de Enfermagem da FMT participam de campanhas em defesa da vida cada vez mais saudável

Estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade Madre Thaís, de Ilhéus, participaram neste final de semana de dois importantes projetos de valorização da vida. No centro da cidade, a FMT se integrou ao 2º Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde para atendimento gratuito à população carente. O projeto é parte do trabalho realizado no Brasil por mais de 1.573 Lions Clubes e, em Ilhéus, beneficiou mais de três mil pessoas. Já na sede de uma das maiores empregadoras do município, a Ambev, estudantes da FMT aferiram pressão, dosaram glicemia e estimularam campanhas de combate a doenças sexualmente transmissíveis. O projeto desenvolvido pela Ambev com o apoio da FMT é para despertar a consciência de uma vida cada vez mais saudável entre os seus funcionários.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Prefeito de Ilhéus decreta luto oficial pela perda de Martial

Devido o falecimento do empresário Martial Batista Câmara, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 07, em Salvador, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assinou Decreto de nº 077/2011, determinando Luto Oficial no município pelo período de três dias. No documento, o prefeito destaca os relevantes serviços prestados por Martial na implantação dos pioneiros serviços de informática em Ilhéus, através da Ceplac,e a sua dedicação como sócio-fundador de empresas genuinamente ilheenses, como a Cacau Data e a Bitway.

Morre Martial Câmara

Morreu na manhã desta sexta-feira(7) em Salvador o empresário Martial Câmara. Martial lutava contra um câncer e estava internado no Hospital Português.
O empresário era dono da montadora de computadores Bitway, instalada no Polo de Informática de Ilhéus estava empenhado no realinhamento da empresa.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Novos limites do Território de Itapetinga estão sendo consolidados

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan), divulgou nesta quarta-feira (5) o andamento do trabalho de atualização dos limites intermunicipais do estado. O anúncio foi feito em reunião da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia, no prédio do Legislativo.
O diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, comunicou que está sendo concluída a proposta de projeto de lei para o Território de Identidade de Itapetinga, composto por 13 municípios, que será apresentada em breve à Comissão e aos representantes dos municípios envolvidos.

PDT apresenta novos filiados nesta segunda-feira

O Partido Trabalhista Brasileiro – PDT vai apresentar os seus novos filiados e as propostas para um novo modelo de administração em Ilhéus. O evento está marcado para segunda-feira (10), às 18 horas, no plenário da Câmara de Vereadores, no Palácio Monsenhor Theodolindo Ferreira, na Praça J.J. Seabra, centro.

Setur discute com empresários últimos detalhes da temporada de navios

Com o objetivo de definir os últimos detalhes para o receptivo de transatlânticos e de turistas para a temporada de verão 2011/2012, que será iniciada no dia 07 de novembro, representantes das empresas responsáveis pelo receptivo deste público e de transporte de passageiros para passeio participaram de reunião na manhã desta quinta-feira (06) com o secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira e com representantes da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).