sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Diário da CNBB

NOTÍCIAS
Santa Sé dá indicações sobre o Ano da Fé
Papa convoca Consistório e criará 22 novos cardeais, dentre eles dom João Braz de Aviz
Encontro Nacional da Pastoral da Juventude começa neste domingo em Maringá
Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-Musical em Agudos
Ajuda humanitária brasileira abriga imigrantes haitianos
A contagem regressiva para a escolha da letra do hino da JMJ RIO2013
Rio Grande do Norte sediará gravação de DVD em preparação para a JMJ
Santa Sé dá indicações sobre o Ano da Fé
Nesta quinta-feira, 5, a Santa Sé divulgou um comunicado que antecipa o conteúdo da nota que dará indicações sobre o Ano da Fé. Instituído pelo papa Bento XVI por meio da Carta Apostólica Porta Fidei, o Ano da Fé terá inicio no dia 11 de outubro desse ano e terminará no dia 24 de novembro de 2013.
O comunicado lembra ainda que o Ano da Fé coincide com o 50º aniversário do Concilio Vaticano II, que a partir da luz de Cristo quis aprofundar a íntima natureza da Igreja e o seu relacionamento com o mundo contemporâneo. Depois do Concílio, a Igreja se empenhou na recepção e aplicação do seu rico ensinamento, em continuidade com toda a tradição, sob a orientação segura do Magistério.
“Para facilitar a execução adequada do Concílio, os Sumos Pontífices convocaram várias vezes o Sínodo dos Bispos propondo à Igreja orientações claras por meio de diversas Exortações apostólicas pós-sinodais. A próxima Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, no próximo mês de outubro, terá como tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”, esclareceu o comunicado da Santa Sé.
Em sua introdução, a nota confirma que “o Ano da fé quer contribuir para uma conversão renovada ao Senhor Jesus e à redescoberta da fé, a fim que todos os membros da Igreja sejam testemunhas credíveis e alegres do Senhor ressuscitado, capazes de indicar a tantas pessoas que buscam a porta da fé”.
O texto enfatizou também que durante o Ano da Fé o papa deseja colocar em foco o encontro com Jesus e a beleza da fé Nele.“Com a promulgação de tal Ano, o Santo Padre tem a intenção de colocar ao centro das atenções eclesiais aquilo que, desde o início de seu Pontificado, lhe está mais ao coração: o encontro com Jesus Cristo e a beleza da fé Nele. Por outro lado, a Igreja está bem ciente dos problemas que hoje a fé deve enfrentar e sente quanto é atual a pergunta que Jesus mesmo fez: ‘Quando, porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?’ (Lc 18, 8), destacou o comunicado.
A nota com as indicações para o Ano da Fé será divulgada no próximo sábado, 7, e será composta por uma introdução e algumas indicações pastorais.
As indicações pastorais da nota terão a intenção de favorecer “seja o encontro com Cristo por meio de autênticos testemunhos de fé, seja o conhecimento sempre maior dos seus conteúdos”. O comunicado desta quinta-feira ressaltou que estas indicações pastorais, por sua vez, não pretendem excluir outras propostas que o “Espírito Santo quiser suscitar” entre os membros do clero e os fiéis nas várias partes do mundo.
Secretaria especial e site para o Ano da Fé
“Junto ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização será instituída uma especial Secretaria para o Ano da Fé para coordenar as diversas iniciativas propostas pelos vários Dicastérios da Santa Sé ou qualquer evento de relevância para a Igreja”. O comunicado esclareceu ainda que esta secretaria “poderá também sugerir propostas para o Ano da Fé” e disporá de “um site especial a fim de oferecer cada informação útil” sob esse aspecto.
Por fim, a Santa Sé salientou também que as indicações oferecidas na nota têm o objetivo de convidar cada membro da Igreja a empenhar-se no Ano da Fé para redescobrir e “dividir aquilo que o cristão tem de mais precioso: Cristo Jesus, Redentor do homem, Rei do Universo, ‘autor e consumador da fé’ (Heb. 12: 2)”.

Papa convoca Consistório e criará 22 novos cardeais, dentre eles dom João Braz de Aviz
Na oração do Angelus de hoje, 6, o papa Bento XVI anunciou que no próximo dia 18 de fevereiro realizará um Consistório para a criação de 22 novos cardeais, dentre eles está o ex-arcebispo de Brasília e atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, dom João Braz de Aviz.
Segundo o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, a "Igreja se alegra muito com a escolha feita pelo papa Bento XVI do nome de dom João como sendo um dos 22 novos cardeais".
Dom João Braz de Aviz nasceu em 1947, em Mafra (SC). Foi ordenado padre em 1972, em Apucarana (PR). No dia 6 de abril de 1994 foi nomeado pelo papa João Paulo II, bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória (ES). Atuou em Vitória de 1994 a 1998, quando foi nomeado bispo da diocese de Ponta Grossa (PR), onde ficou até 2003. Em 2002 foi elevado a arcebispo, sendo nomeado para a arquidiocese de Maringá (PR), onde tomou posse no dia 4 de outubro do mesmo ano.
No dia 28 de janeiro de 2004 foi nomeado arcebispo da arquidiocese de Brasília (DF). Em 2007 foi eleito presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB. Ainda na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé e vice-presidente das Edições CNBB. No mês de maio de 2010 esteve a frente da organização do 16º Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu em Brasília, ano do cinquentenário da Capital Federal.
No dia 4 de janeiro de 2011 foi nomeado pelo papa Bento XVI prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano.
Na lista dos 22 escolhidos pelo papa estão 16 da Europa, quatro das Américas (incluindo dom João) e dois da Ásia.
Dom João Braz de Aviz se juntará aos também cardeais brasileiros dom Eugênio Sales, dom Evaristo Arns, dom José Falcão, dom Serafim Fernandes Araújo, dom Cláudio Hummes, dom Geraldo Majella Agnelo, dom Eusébio Sheid, dom Odilo Pedro Sherer e dom Raymundo Damasceno de Assis.
Os nomes escolhidos pelo papa e suas respectivas nacionalidades são:
Dom Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos (Itália)Dom Manuel Monteiro de Castro, Penitenciário-Mor (Portugal)Dom Santos Abril y Castelló, arcebispo da Basílica Papal de Santa Maria Maior (Espanha)Dom Antônio Maria Vegliò, presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes (Itália);Dom Giuseppe Bertelli, presidente da Pontifícia Comissão para a Cidade do Vaticano e presidente do Governatorato do Vaticano (Itália);Dom Francesco Coccopalmerio, presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos; (Itália);Dom Domenico Calcagno, presidente da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica; (Itália)Dom Giuseppe Versaldi, presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé; (Itália)Dom Giuseppe Betori, arcebispo de Florença (Itália);Dom Rainer Maria Woelk, arcebispo de Berlim (Alemanha);Dom Karl Becker, consultor durante muitos anos da Congregação para a Doutrina da Fé. (Alemanha);Dom Dominik Duka, arcebispo de Praga (República Checa);Dom Willem Jacobus Eijk, arcebispo de Utrecht (Holanda);Dom Lucian Muresan, arcebispo maior de Fagaras e Alba Julia dos Romenos (Romenia);Dom Julien Ries, bispo de Namur (Bélgica);Dom Prospero Grech, consultor da Congregação para a Doutrina da Fé (Itália);Dom João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (Brasil);Dom Edwin O'Brien Frederik, Pro-Grão-Mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém (Estados Unidos);Dom Timothy Michael Dolan, arcebispo de Nova York (Estados Unidos);Dom Thomas Christopher Collins, arcebispo de Toronto (Canadá);Dom George Alencherry, arcebispo maior de Ernakulam-Angamaly dos Siro-Malabar (Índia);Dom John Tong Hon, bispo de Hong Kong (China);

Encontro Nacional da Pastoral da Juventude começa neste domingo em Maringá
A cidade paranaense de Maringá recebe a partir de domingo, 8, mais de 600 jovens vindos de todas as regiões do Brasil para participar do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ). Até o dia 15 de janeiro estão programadas atividades como palestras e trabalhos em grupos para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. É a primeira vez que o encontro acontece em uma cidade da região sul do país.
“Somos Igreja Jovem” é o tema central desta edição. “Este 10º encontro marca uma etapa fundamental no processo de evangelização da juventude. Com a participação dos jovens que virão representando todas as dioceses do Brasil, nós queremos juntos retomar este caminho fazendo com que cada jovem seja protagonista, jovem evangelizando jovem”, destaca o arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti.
O encontro também vai reunir vários bispos do Brasil e especialistas e autoridades que trabalham com o público juvenil. Já estão confirmadas as presenças da Secretária Nacional de Juventude (SNJ), Severine Carmem Macedo, do Secretário Executivo da SNJ, Rodrigo Amaral, representando o ministro-chefe da Secretária-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina.
Programação
O encontro terá início no domingo com a celebração da missa que será presidida pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro da Silva, na Catedral de Maringá. Na segunda-feira, 9, uma cerimônia no Centro de Formação Bom Pastor, local do encontro, vai marcará abertura oficial dos trabalhos.
Assessores e especialistas vão conduzir com os jovens, no decorrer da semana, atividades contemplando temas como o Concílio Vaticano II, o projeto de revitalização da Pastoral Juvenil da América Latina, políticas públicas e direitos para a juventude, as diretrizes da ação evangelizadora da Igreja do Brasil, a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens, entre outros. A proposta visa possibilitar um amplo olhar sobre a realidade juvenil brasileira a partir das experiências dos grupos de jovens.
Na terça-feira, 10, o dia será dedicado a um trabalho de visitação missionária. Os jovens serão divididos em grupos e acolhidos em 12 paróquias da arquidiocese de Maringá, onde terão a possibilidade de conhecer as realidades locais e também partilhar as experiências de ser Igreja de outras regiões do país.
A missa de encerramento do 10º ENPJ vai acontecer no sábado, 14, na paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. A celebração terá início às 15h e será presidida pelo arcebispo dom Anuar Battisti. Depois da celebração, por volta das 17:30h, os jovens vão se concentrar no estacionamento do estádio Willie Davids para realizar uma marcha em favor da Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. A manifestação será acompanhada de um trio elétrico e vai terminar na Praça da Prefeitura.
Além do tema, “Somos Igreja Jovem”, o encontro tem o lema “Na ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida” e a iluminação bíblica extraída do evangelho de João, “Ele tendo amado os seus, amou-os até o fim” (Jo 13,1). Durante todos os dias da programação, uma equipe de jovens estará atualizando com notícias e imagens do encontro o hotsite www.pj.org.br/enpj e as redes sociais da Pastoral da Juventude.

Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-Musical em Agudos
Iniciou no dia 4 de janeiro, e segue até dia 14, mais uma etapa do Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-Musical (CELMU). O curso acontece no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP). Estão participando do curso 130 agentes de música litúrgica, vindos das diversas regiões do país, divididos em quatro etapas com aulas teóricas e práticas, além de significativos momentos de celebração. O trabalho da noite é sempre reservado para o canto coral com todos os participantes que, após momento de técnica vocal, ensaiam músicas a quatro vozes formando o grande coral do CELMU.
O curso é oferecido a compositores, letristas, animadores do canto, regentes e instrumentistas que estejam engajados nas ações litúrgico-musicais e que garantam um efeito multiplicador em suas comunidades. Tem por objetivo promover uma melhor integração entre música e liturgia, mediante uma preparação adequada de seus agentes, para que sua função ministerial seja verdadeira expressão do mistério pascal. Nestes 21 anos de história, o CELMU já formou mais de 1000l alunos que se tornaram referência para a formação litúrgico-musical no Brasil.
Segundo o assessor de música litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre José Carlos Sala, há uma grande necessidade de formação para aqueles que exercem o serviço da música litúrgica porque grande parte da participação da assembleia na liturgia é assegurada pela música. “A música facilita a compreensão e acolhida da Palavra de Deus, atinge mais profundamente a pessoa na sua totalidade, expressa com mais força a nossa fé e cria maior união entre os irmãos. Mas é preciso que a música seja de boa qualidade e bem executada, tanto as partes próprias e inalienáveis de toda a assembléia, quanto às partes que podem ser assumidas por solistas ou grupo de cantores”, disse o assessor da CNBB.
“Nestes 10 dias de curso, o Seminário Santo Antônio reveste-se de graça e encanto com o ressoar de melodias e acordes em tom de esperança para a vida litúrgica das comunidades do Brasil”, ressaltou padre Sala.

Ajuda humanitária brasileira abriga imigrantes haitianos
Após ser devastado pelo terremoto ocorrido em janeiro de 2010, o Haiti, país mais pobre das Américas e do Caribe, tem tido um elevado fluxo de emigrantes. Em busca de oportunidades para reconstruir suas vidas, cerca de 5.000 haitianos entraram e estão vivendo no Brasil desde o primeiro trimestre de 2011, segundo o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH). A Amazônia brasileira é a principal fronteira de entrada dos haitianos, principalmente pelos estados do Amazonas, Acre e Rondônia. Com isso, pequenos municípios como o de Basiléia (AC) e Tabatinga (AM), têm sofrido com a falta de estrutura para abrigar e alimentar a grande quantidade de imigrantes.
Procedentes da Bolívia e do Peru, onde sofrem muitos abusos e roubos, os haitianos entram ilegalmente no Brasil após terem perdido tudo no terremoto, que provocou a morte de cerca de 200 mil pessoas e deixou mais de 1 milhão de desabrigados. Do total de imigrantes, há informações de que aproximadamente mil haitianos se encontram em Tabatinga (AM) e mais de 1.250 se encontram em Brasiléia no (AC), aguardando atendimento da Polícia Federal, para receberem o protocolo do pedido de refúgio. Para se ter uma ideia, até o último dia 23 de dezembro, 3.396 pessoas já tinham feito pedido de refúgio e seus processos já estão sendo analisados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare). Outros 619 processos já foram deferidos, e se encontram em fase de processamento e posterior publicação no Diário Oficial da União. Com o recebimento do visto, os haitianos podem ter a Carteira de Trabalho, obter CPF e ir em busca de trabalho pelo Brasil.
Até obterem o visto de permanência, os haitianos passam alguns meses no Acre, mais especificamente em Brasiléia. A cidade com pouca infraestrutura, não tem condições de oferecer recursos como abrigo e alimentação para todo o contingente. Tanto o governo do estado, quanto as entidades sociais e principalmente a Igreja, tem realizado trabalhos para ajudar a esta população. “Até agora em Basiléia existem 1.250 haitianos, esse volume corresponde a 10% da população da cidade, e só nos últimos dez dias chegaram mais 400 pessoas”, informou a irmã Rosita Milesi, assessora da Pastoral da Mobilidade Humana, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Apequena cidade de aproximadamente 15 mil habitantes não tem onde abrigar essa grande quantidade de pessoas, já que possui um pequeno hotel com apenas 30 lugares. “As pessoas estão dormindo na praça ou acumulados em oito ou 10 pessoas em quartos onde caberiam três ou quatro”, afirma o padre Raimundo de Araújo Lopes, da paróquia Nossa senhora das Dores. Autoridades locais e entidades sociais apelam por alimentos, dinheiro e ofertas de emprego, em caráter emergencial, para favorecer a integração destes imigrantes para que possam sustentar a si e às famílias que ficaram no Haiti.
Diante desse cenário, a Igreja Católica tem atuado solicitando apoio junto ao Governo Federal e outras entidades já que só desta forma poderão atender minimamente a esta população, pois o estado do Acre já não tem como oferecer sustento e apoio. A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) solicitou ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o envio de alimentos ao município de Brasiléia, no Acre. Na semana do Natal, os haitianos receberam cestas de alimentos, contendo arroz, feijão, farinha de mandioca, óleo de soja, açúcar, flocos de milho, macarrão e leite em pó.
O Brasil é signatário do tratado internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) que trata de refugiados, e a migração haitiana para o país é uma questão de política e de relações internacionais, tanto com o Haiti quanto com a França, que foi a colonizadora daquele país. Com isso, o Brasil manifesta sua solidariedade permitindo que estes imigrantes residam no país, e possam trabalhar pelo sustento de suas famílias,  reconstruindo a vida após a tragédia do terremoto. Para tal, é fundamental que as empresas e todos aqueles que possam oferecer vagas de trabalho, estejam abertos a acolher estas pessoas e a ajudá-las na capacitação, principalmente a introdução à língua portuguesa. A Ajuda Humanitária acontece por meio do Estado, da Igreja e de pessoas da Sociedade Civil, como voluntários e doadores de objetos e alimentos.

A contagem regressiva para a escolha da letra do hino da JMJ RIO2013
O tempo passa e a Jornada Mundial da Juventude RIO2013 ganha, aos poucos, forma, força e vez. Cada passo dado é motivo de alegria e entusiasmo neste curto caminho até julho de 2013.
Com a logomarca definida, e que em breve será anunciada, agora é a vez da escolha da letra do hino da JMJ. O concurso termina no dia 31 de janeiro. O hino e a logomarca são os dois pontos principais que formam a identidade, “dão a cara” do evento.
Na JMJ RIO2013, decidiu-se que estas escolhas seriam feitas através de concursos, possibilitando a participação de qualquer pessoa interessada em contribuir de maneira direta na construção da Jornada.
“A letra do hino da Jornada Mundial da Juventude RIO2013 refletirá o rosto da juventude do Brasil e do mundo. Jovens animados que têm o sentido de sua existência em Jesus Cristo, que descobrem neste amor o que os faz sentirem-se plenamente realizados e felizes. Esta relação de amizade e intimidade com o Senhor convida-nos a um autêntico testemunho da fé, com coragem e criatividade. Por isso, participar do concurso que escolherá a letra do hino oficial da Jornada Mundial da Juventude é deixar que este amor se torne concreto e seja capaz de contagiar a todos que ouvirem”, destaca o texto do edital do concurso.
Ainda dá tempo de participar. Basta enviar a letra para o Setor de Preparação Pastoral da JMJ RIO2013, que fica no 7º andar do edifício João Paulo II (Rua Benjamin Constant, 23, bairro Glória – RJ). Mais detalhes de como participar podem ser vistos no edital do concurso, na página oficial da JMJ RIO2013 (http://www.rio2013.com/) ou através do email: pastoral@rio2013.com.

Rio Grande do Norte sediará gravação de DVD em preparação para a JMJ
A capital do Rio Grande do Norte sediará a gravação de um DVD com os principais cantores e Bandas Católicas do Brasil, dia 10 de fevereiro, na Praia do Forte. O evento, promovido pela arquidiocese de Natal e Sony Music, terá a participação do padre Zezinho, padre Fábio de Melo, padre Reginaldo Manzoti, entre outros. As Bandas Rosa de Saron e Adoração e Vida, indicadas para o Grammy Latino 2011, também estarão na gravação.
A produção do DVD faz parte das ações de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, no período de 23 a 28 de julho de 2013. A gravação coincidirá com o "Bote Fé", na arquidiocese de Natal, evento que vem sendo realizado em todas as dioceses do Brasil, por ocasião da peregrinação do Ícone de Nossa Senhora e da Cruz Peregrina, símbolos da Jornada Mundial da Juventude.
No total, serão 25 atrações musicais. "Será a primeira vez em que as maiores expressões católicas da música se reunirão em um mesmo palco", destaca um dos assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Carlos Sávio Ribeiro. Ele acrescenta: "Será um grande evento, no qual vamos reunir não apenas católicos, mas todo povo de Deus".
Todas as informações sobre a gravação do DVD e do "Bote Fé Natal" está disponível no site: http://www.botefenatal.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário