sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Hospital Calixto Midlej Filho tem Programa de Competências

Foi realizado no Hospital Calixto Midlej Filho o primeiro encontro do Programa de Desenvolvimento das Competências Gerenciais do Enfermeiro, que tem como objetivo otimizar o serviço das unidades internas a partir da conjugação de referencial teórico e discussões gerenciais de enfermagem. Proposto a partir dos resultados da Avaliação de Desempenho da Enfermagem Hospitalar, o Programa deverá suprir a demanda por atualização das competências gerenciais.
Idealizado pelo próprio Departamento de Enfermagem do HCMF, através da gerente Érika Andrade, e desenvolvido pelo Serviço de Educação Continuada (SEC), o Programa trabalha com a metodologia participativa, com aprofundamento teórico sobre temáticas gerenciais apresentadas em um fórum de discussões onde são trocadas experiências e propostas melhorias de ações no Processo de Enfermagem.
O primeiro encontro realizado apresentou o tema Comunicação organizacional, interpessoal e grupal nos Serviços de Enfermagem, e foi trabalhado pelas enfermeiras Lorena Fraife, Larissa Morgana, Ana Paula Magalhães e Kelly Ferraz. “O Programa já mostrou os primeiros resultados quando diagnosticou a realidade sobre a Comunicação interna, devendo cumprir nos próximos passos a busca por um plano de ação e a contínua melhoria do serviço baseado na Sistematização da Assistência de Enfermagem”, declarou a coordenadora do Serviço de Educação Continuada, Daniela Moscardini.
Participam do Programa de Desenvolvimento das Competências Gerenciais do Enfermeiro os enfermeiros que desenvolvem atividades de gerenciamento do cuidado de enfermagem nas Unidades de Internamento do HCMF.
Os Encontros acontecem uma vez a cada mês, tendo entre os próximos temas a serem tratados Supervisão de Enfermagem: um instrumento de gestão; Pensamento estratégico: uma possibilidade para a sistematização da supervisão em enfermagem; Perspectivas para um novo modelo de organização do trabalho da enfermagem; Dimensionamento de pessoal de enfermagem; Administração de recursos materiais na enfermagem; Trabalho em equipe e processo grupal; Questões éticas x tomada de decisão; Delegação; e Administração de conflitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário