terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ilhéus terá dois eventos internacionais de Triathlon em abril

Ilhéus vai sediar, no dia 7 de abril desse ano, os eventos Copa Panamericana e Copa Continental de Triathlon, provas que atraem triatletas do mundo inteiro e funcionaram como seletivas para a Olimpíada de 2012. De acordo com a Confederação Brasileira (CBtri), a competição ainda valerá como etapa da Copa Norte Nordeste de Triathlon. Os eventos, que contarão com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, recolocam a cidade entre os destinos mais importantes de Triathlon mundial.

A cidade foi oficialmente declarada sede de uma competição internacional pela União Internacional de Triathlon (ITU). Na página da entidade (www.triathlon.org), endereço oficial do esporte no mundo, Ilhéus aparece ao lado de cidades como Sydney (Austrália), Ishigaki (Japão), Fuzhou (China), dentre outras. O prefeito Newton Lima, que já vinha tentando colocar novamente Ilhéus no circuito de Triathlon internacional, garantiu que o município viabilizará todas as condições necessárias para que o evento seja sucesso absoluto, incluindo assim a cidade no calendário de eventos do esporte a nível mundial.
O superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky, explicou que uma prova internacional em Ilhéus havia sido assunto de reuniões entre as secretarias de Governo e Turismo com os representantes da Confederação Brasileira e Federação Baiana de Triathlon. “Com a etapa do Brasileiro e o excelente trabalho realizado por toda a equipe de governo Newton Lima, o anúncio de um evento internacional para abril foi feito ainda na Praia do Cristo pelo presidente da CBtri, no ano passado, durante a etapa do brasileiro de Triathlon. Além disso, os atletas ficaram encantados com o público ilheense, pois a maioria deles não havia testemunhado as etapas de Copa do Mundo do passado. Acostumados a provas sem público, se sentiram verdadeiras estrelas em Ilhéus, e a elegeram novamente como a cidade do Triathlon”, disse Alberto Kruschewsky.
O superintendente alerta que a inclusão de Ilhéus no calendário da Copa Panamericana e Copa Continental de Triathlon é apenas o início do processo, mas comprova o reconhecimento da cidade como destino internacional do Triathlon. Segundo ele, as cidades da Europa, Estados Unidos e Japão, locais onde a estrutura material é perfeita e os recursos financeiros são fartos, continuam lutando para sediar os eventos principais, mas Ilhéus conta com um diferencial, que é a paixão do seu povo pelo Triathlon e o conhecimento e experiência daqueles que viveram este esporte por muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário