quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Lavagem da Escadaria da Catedral acontece neste sábado em Ilhéus

Uma das mais tradicionais festas populares de Ilhéus acontecerá neste sábado (14), a partir das 10 horas, com a Lavagem da Escadaria da Catedral, localizada na avenida Soares Lopes. Ao lado da Puxada do Mastro, realizada em Olivença no último dia 8, a Lavagem também homenageia São Sebastião, padroeiro dos estivadores e machadeiros de Ilhéus. Promovido pelo Sindicato dos Estivadores, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, o evento deverá atrair mais uma vez centenas de turistas e moradores. 
De acordo com o secretário de Turismo, Paulo Moreira, o cortejo sairá da avenida Dois de Julho, por volta das 10 horas, em direção à praça Cairu. De lá, prosseguirá até o antigo Grupo Escolar General Osório, entrando, logo depois, na avenida Soares Lopes, no sentido Catedral de São Sebastião. O cortejo, acrescenta Moreira, será composto por representantes do Sindicato dos Estivadores, blocos afro, capoeiristas, mini-trio, baianas, carroças enfeitadas e membros dos terreiros de candomblé da cidade. “Na praça Dom Eduardo, com muita água de cheiro e pedidos de proteção, as baianas farão a lavagem dos degraus da escadaria. Além disso, como acontece todos os anos, um carro pipa e um mini-trio estarão fazendo a alegria de turistas e ilheenses”, diz o secretário. 
Por sua vez, o presidente do Sindicato dos Estivadores de Ilhéus, Geraldo Assunção, destaca o aspecto sagrado das homenagens, com a promoção de uma missa solene na Catedral, no dia 20 de janeiro, a partir das 9h30min. Ainda segundo ele, a programação inclui, também para o dia 20, uma caminhada de fé às 17 horas e uma missa de encerramento às 18h30min. “Antes, do dia 11 até o dia 19 deste mês, e com o tema ‘por uma igreja em estado permanente de missão’, teremos a tradicional novena dedicada a São Sebastião”, salienta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário