segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Projeto da UESC busca vocações produtivas em comunidades de Ilhéus

Diagnóstico será feito em 15 comunidades da zona norte do município Equipe de 13 professores e alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) visitará, nas próximas semanas, comunidades do entorno da área onde será implantado o Porto Sul, com o objetivo de mapear suas vocações produtivas. As informações coletadas irão compor o Diagnóstico Mercadológico Participativo, que poderá servir como base para futuros projetos de geração de renda.

 A equipe responsável pelo diagnóstico é liderada pelo professor William de Araújo Figueira, mestre em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano e coordenador do curso de pós-graduação em Gestão, Inovação e Sustentabilidade da Uesc. Segundo ele, o mapeamento nas comunidades será feito em quatro fases: visitas técnicas e reuniões, identificação de competências, prospecção de mercado e validação das informações junto à comunidade. “É um estudo criterioso e bastante detalhado, após o qual teremos uma noção muito clara sobre as vocações de cada uma das localidades do entorno”, afirma.
Segundo Figueira, “a ação abre possibilidade para que gestores públicos e privados, bem como associações e lideranças comunitárias, possam desenvolver cursos de capacitação, planos de negócios, assessoria mercadológica, entre outras ações”. Um dos focos é monitorar os fatores que limitam o desenvolvimento das comunidades, procurando superar obstáculos.
Além do Diagnóstico Mercadológico Participativo, a Bamin e a Uesc realizam em parceria o Inventário Turístico de Ilhéus e Itacaré, que faz um levantamento dos atrativos e da estrutura de receptivo nos dois municípios e busca apontar caminhos para melhorar o desempenho do turismo. O inventário, que inclui uma análise dos indicadores de sustentabilidade do setor em Ilhéus, Itacaré e também Uruçuca, teve excelência reconhecida pelo Ministério do Turismo e será utilizado como modelo para pesquisas em outras regiões turísticas do país.
O diagnóstico é fruto de parceria da Uesc com a empresa Bahia Mineração (Bamin) e será feito nas comunidades de Itariri, Valão, Sambaituba, Aritaguá, Urucutuca, Campinhos, Vila Olímpio, Ribeira das Pedras, São José, Carobeira, Vila Juerana, São João, Joia do Atlântico, Castelo Novo e Assentamento Bom Gosto. Em cada uma delas, a equipe buscará identificar o que pode ser convertido em geração de renda para, num segundo momento, verificar a possibilidade de formatar projetos de arranjo produtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário