quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

UESC inaugura instituto de pesquisa internacional de análise físico-química

Com as presenças do Coordenador de Desenvolvimento de Educação Superior, da Secretaria de Educação da Bahia, Clóvis Caribe e da Dra Marie-Florence Grenier-Loustalot, diretora do Centre Nationale de La Rocherche Scientifique – CNRS (Lion/França), o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Antonio Joaquim Bastos da Silva, foram inauguradas obras no campus Soane Nazaré, consideradas importantes para o desenvolvimento da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.
Dentre as obras destacam-se o Pavilhão de Aulas do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas-DCET, onde ficarão os cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Química e de Produção e Sistemas, Ciência da Computação, Física, Química e Matemática; o Pavilhão de Pós-Graduação Professor Max de Menezes; o Pavilhão Professor Júlio César Mattos Cascardo, que reúne 49 novos gabinetes para professores-pesquisadores.

A professora/Dra Marie Florence Grenier -Loustalot, veio ao Brasil para participar da inauguração do pavilhão que vai abrigar o Instituto de Pesquisas e Análise Físico-Quimicas – IPAF, construído em parceria com Centre Nationale de La Rocherche Scientifique –CNRS. Ela destacou a importância do Instituto (único na América Latina) para o Brasil, a Bahia e a comunidade de pesquisadores da UESC.
Já o reitor Joaquim Bastos, citando o seu empenho e do Governo do Estado para a construção e a implantação do Intituto, frisou que “o IPAF será além de um centro de excelência uma fonte de renda para a Universidade, porque o Brasil precisa da certificar os produtos que forem exportados para os países da Comunidade Européia, Estados Unidos, Canadá e outros.
Também, foram entregues à comunidade acadêmica o Pavilhão de Salas de Aula do Curso de Medicina Veterinária; Pavilhão de Salas de Aula do Curso de Educação Física; a cobertura da quadra poliesportiva e a primeira etapa da piscina semi olímpica, que integram o complexo esportivo da UESC.
Para o coordenador de Desenvolvimento de Educação Superior, da Secretaria de Educação da Bahia, Clóvis Caribé, “o ambiente da UESC é de trabalho e de competência e a sua contribuição para a estrutura do ensino superior na Bahia tem sido exemplar. Com o professor Joaquim Bastos sempre tivemos uma relação honesta, transparente e saudável. Em nenhum momento o professor precisou se deixar anunciar para falar com o secretário e nunca tratou de coisas pequenas, mas a defesa da UESC e do Ensino Superior na Bahia”.
Para o reitor Joaquim Bastos “ao longo desses oito anos a Universidade passou a ter um reconhecimento não só em nível de Bahia, mas, principalmente, em nível nacional, por ser uma Universidade bem ranqueada pelo Governo Federal. Em nível de Estado da Bahia, ela está em segundo lugar, atrás apenas da UFBA. E se nós levarmos em conta que entre nós e a terceira ranqueada há uma diferença de quase 140 pontos, demonstra o quanto a Universidade Estadual de Santa Cruz evoluiu qualitativamente ao longo desse período.
O professor conclui seu segundo mandato à frente da Reitoria da UESC no próximo dia 2 de fevereiro, quando assume o cargo a atual vice-reitora Adélia Pinheiro, tendo como vice-reitor o professor Evandro Sena Freire, atual diretor do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET).

Nenhum comentário:

Postar um comentário