quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Wagner garante que virá participar do Centenário de Jorge Amado

O governador do estado da Bahia, Jaques Wagner, confirmou esta semana ao prefeito de Ilhéus, Newton Lima, que estará na cidade no dia 10 de agosto para participar das comemorações alusivas ao centenário do escritor Jorge Amado. Wagner disse, inclusive, que entrará em contato com a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, para agendar a vinda dela para participar dos festejos em Ilhéus. O governador avalia também a possibilidade de transformar – nesse dia – a cidade de Ilhéus como a sede simbólica do Governo do Estado, mas já garantiu que fará a entrega de comendas e homenagem a artistas e personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da Bahia.

A confirmação aconteceu durante audiência do prefeito Newton Lima com o governador Jaques Wagner, em Salvador, contando com a presença dos deputados federais Geraldo Simões e Josias Gomes, dos deputados estaduais Rosemberg Pinto e Fátima Nunes, do vereador e secretário de Governo de Ilhéus, Alisson Mendonça, e do secretário estadual de Relações Institucionais, César Lisboa. Na oportunidade, o governador destacou a importância do escritor Jorge Amado e da oportunidade que Ilhéus terá de prestar essa homenagem a um dos mais ilustres ilheenses.
A festa em homenagem ao centenário de Jorge Amado acontecerá entre os dias 5 a 12 agosto, mês de aniversário do escritor Jorge Amado, e vai contar com shows de artistas nacionais, feira literária com escritores internacionais, festivais de teatro, dança e música, além de um festival gastronômico. Toda a festa será coordenada pela empresa Maná Produções, responsável há mais de 10 anos pelo Festival Folclórico de Parintins, dos bois Caprichoso e Garantido, um dos maiores eventos do planeta, e a Parada GLBT de São Paulo, evento que reúne todos os anos cerca de três milhões de pessoas.
Segundo o presidente da Fundação Cultura de Ilhéus, Maurício Corso, de acordo com a programação, o Centenário Jorge Amado de Ilhéus, que servirá como referência para o mundo, contará com três etapas. A primeira será a revitalização do Quarteirão Jorge Amado, dividindo o espaço em roteiros de visitação, transformando num dos maiores pontos turísticos da Bahia. O projeto prevê também a restauração da Casa de Jorge Amado, através de parcerias entre as empresas públicas e privadas. A casa onde o escritor passou grande parte de sua infância e adolescência será totalmente recuperada para receber ainda mais ilheenses e turistas encantados pelas obras de Jorge Amado.
Mas, esclarece Maurício Corso, o ponto alto das comemorações será o Festival Amar Amado, entre os dias 5 a 12 de agosto, que contará com uma série de atividades, incluindo shows de artistas nacionais aberto ao público, festival gastronômico, exposições e mostras de dança e teatro. Também será realizado um festival literário contando com a presença de escritores nacionais e internacionais, além de apresentações de artistas que interpretarão as obras do escritor Jorge Amado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário