terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Diário da CNBB

REFLEXÃO
O cristão de verdade não pode ficar parado. Ele nunca pode dizer que cumpriu a sua missão, pois ele deve estar sempre a caminho, sempre se lançando rumo aos novos trabalhos, prestando atenção aos apelos que a realidade faz, buscando superar novos desafios e obstáculos, sempre olhando com misericórdia os irmãos e irmãs, procurando conhecer os seus problemas e necessidades e sendo para todos a manifestação do amor de Deus que responde ao clamor dos seus filhos e filhas. Por isso, quando terminamos uma etapa da caminhada, devemos iniciar outra imediatamente, pois a proposta do Reino exige isso.
NOTÍCIAS
Missa de despedida de dom Lorenzo Baldisseri
Padre Anselmo é eleito novo presidente da CNP
Secretário geral da CNBB fala sobre as DGAE em Ipameri
teste
Pastorais do Campo debatem desafios para os próximos anos
Encontro Regional da Pastoral Familiar
Projeto de Comunicação quer animar e articular Pascom no Regional Nordeste 4
Arquidiocese de Brasília se prepara para receber os Símbolos da JMJ
Dom Murilo Krieger media negociação com os policiais da Bahia
Presbíteros escolhem nova presidência da CNP
Presbíteros escolhem nova presidência da CNP
Dom Dominique prega retiro aos participantes do 14º ENP
Missa de despedida de dom Lorenzo Baldisseri
A Catedral Metropolitana de Brasília lotou na manhã deste domingo, dia 5, em ocasião da Missa em Ação de Graças pelos trabalhos realizados por dom Lorenzo Baldisseri à frente da Nunciatura Apostólica do Brasil.
Dom Lorenzo foi o representante diplomático da Santa Sé em nosso país durante nove anos. Mas, no último dia 11, o religioso foi nomeado pelo Santo Padre, o papa Bento XVI, secretário da Congregação para os Bispos.
O Núncio irá substituir e assumir as funções de dom Manuel Monteiro que será criado cardeal na cerimônia do próximo dia 18, data na qual o ex-arcebispo de Brasília e atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, dom João Braz de Aviz, também receberá o cardinalato.
Durante a Celebração, diante de leigos, fiéis, embaixadores, autoridades políticas e religiosas de toda a parte do mundo, o Núncio demonstrou o apego ao país e, emocionado, agradeceu a Igreja e a nação Brasileira. “Nesta celebração, quero elevar louvores a Deus e a imensa gratidão pelos anos transcorridos no Brasil como Núncio Apostólico. Carregarei o Brasil em meu coração”, assegurou o religioso.
Os presentes demonstravam a reciprocidade no sentimento com intensos aplausos, sorrisos alegres e faixas com mensagens carinhosas em homenagem ao Núncio.
O arcebispo de Brasília (DF), dom Sérgio da Rocha, além de agradecer a dom Baldisseri “pelo bem realizado”, expressou publicamente as felicitações ao bispo pela nomeação. “Essa nova missão, recebida pelo papa Bento XVI, é sinal da confiança, do reconhecimento da competência e da larga experiência diplomática nas diversas regiões do mundo adquirida por dom Lorenzo ao longo de tantos anos”, afirmou dom Sérgio.
Já o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, relatou sobre o desempenho, a dedicação e o papel de intermediário de comunicação entre a Santa Sé e o Governo do Brasil. “Esteve sempre à frente nas ocasiões em que se fazia necessária a presença do representante do Santo Padre, chefe do Estado da Cidade do Vaticano, junto ao governo brasileiro”.
Em certo momento, dom Damasceno chegou a reproduzir a definição de Núncio Apostólico proferida pelo papa Bento XVI, durante discurso na Escola de Diplomata no Vaticano, comparando a semelhança com as atitudes do novo Secretário da Congregação para os Bispos: “O Núncio é um sacerdote, um bispo, um homem que escolheu viver a serviço de uma palavra que não é a sua. De fato, é um servo da palavra de Deus. Foi investido, como cada sacerdote, de uma missão que não pode ser desempenhada a meio termo, mas precisa que ela seja, como toda a sua vida, uma ressonância da mensagem que lhe esta confiada, a do Evangelho”.
Além das funções diplomáticas, criações de dioceses, visitas às arquidioceses, presença nas reuniões e Assembleias do Episcopado Brasileiro, solicitude nas nomeações de bispos, pronunciamento em livros publicados, contribuição para a visita do papa Bento XVI e a escolha do Brasil como sede da Jornada Mundial da Juventude em 2013, e o emprenho a favor da unidade da Igreja foram algumas das atividades desempenhadas por dom Lorenzo, citadas por dom Sérgio.
Mas, entre essas iniciativas realizadas pelo bispo, de acordo com o Presidente da CNBB, a que mais teve destaque foi a conclusão do acordo do governo brasileiro e a Santa Sé, promulgada pelo presidente Luiz Inácio da Silva, em 11 de fevereiro de 2010.
O acordo estabeleceu o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil. “O seu papel foi decisivo, histórico, de modo a se tornar, para nós, o legado que vai garantir, segundo suas próprias palavras, por ocasião da promulgação do tratado, a estabilidade tanto da continuidade de relações harmoniosa entre Brasília e a Santa Sé, quanto no esclarecimento de uma clara e adequada regulamentação da presença de contribuição da Igreja para o progresso, harmonia e o bem comum da sociedade brasileira”, esclareceu o cardeal Damasceno.
Ao final da celebração, antes da benção final, dom Lorenzo voltou a declarar o seu amor à nação brasileira, garantiu que voltará a este país sempre que puder e se dispôs a ajudar sempre que preciso, mesmo de longe.
Dom Lorenzo deve viajar para Roma nos próximos dias para assumir o Dicastério Romano. Mas antes, ele visitará as diversas arquidioceses do Brasil para se despedir pessoalmente dos membros da Igreja no país.
Vale ressaltar que o Vaticano ainda não anunciou o sucessor de Dom Baldisseri.

Padre Anselmo é eleito novo presidente da CNP
Foi eleito na manhã desta segunda feira 06/02 o novo presidente da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), padre Anselmo Matias. Sacerdote da diocese de Santo Amaro, que pertence ao Regional Sul 1. A escolha se deu por meio de três escrutínios do qual participaram todos os delegados que estão participando do 14º Encontro Nacional dos Presbíteros (de 1 a 7/02), no auditório do Santuário Nacional de Aparecida.
O padre Anselmo foi o mais votado nos três escrutínios, mas apenas no terceiro atingiu dos dois terços necessários para a escolha. Agora a escolha do plenário deverá ser submetida à aprovação dos presidentes da CNP nos 17 regionais, e posteriormente também ao Conselho Permanente da CNBB.
“Acolho com alegria esta escolha, que reflete a vontade dos padres para que a gente esteja junto com eles”, declarou Anselmo em entrevista. Ele afirma que dará continuidade ao trabalho realizado pela CNP até aqui. “Quero ter sempre o apoio dos membros da comissão em sintonia com os bispos, especialmente com o presidente da Comissão dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, Dom Pedro Brito Guimaraes”.
Para o padre Francisco dos Santos, que está deixando a presidência da CNP, recordou os desafios do novo presidente. “Ele vai dar continuidade nos próximos quatro anos a esta história da comissão, animando a pastoral presbiteral em todas as dioceses, ampliando o trabalho em favor dos padres do Brasil”. A solenidade de posse da nova diretoria está prevista para a manhã de terça-feira, 06/02. Foi eleito para a vice presidência o padre Orcalino Lopes da Silva, da diocese de Ipameri/GO. A eleição do secretário será realizada ainda hoje.
Perfil – Padre Anselmo Matias atua na Diocese de Santo Amaro, onde além de pároco é presidente de uma organização não governamental, chamada “Associação Movimento Comunitário de Promoção Humana” que atende em torno de 500 crianças e 60 idosos. Ele também é professor do Centro Universitário Assunção, onde é professor de filosofia e psicologia. Ele também realiza atendimento em psicologia clínica.

Secretário geral da CNBB fala sobre as DGAE em Ipameri
O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, esteve em Ipameri (GO), no sábado, 4, para apresentar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) às lideranças da diocese, atendendo ao convite do bispo local, dom Guilherme Antônio Werlang, que é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz.
O encontro, que reuniu 115 pessoas, faz parte do processo de preparação para a 9ª Assembleia Pastoral da diocese de Ipameri, que acontecerá no segundo semestre deste ano com vistas à elaboração do plano diocesano de pastoral para os próximos quatro anos.
Dom Leonardo destacou a importância das dioceses do Brasil elaborarem seu plano de pastoral a partir das Diretrizes aprovadas na última Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu em maio de 2011, em Aparecida (SP). O secretário geral da CNBB recordou o processo de construção do documento da CNBB, que tem como inspiração o documento final da 5ª Conferência dos Bispos da América Latina, realizada em Aparecida em 2007, e a exortação pós-sinodal Verbum Domini, do papa Bento XVI.
O secretário deu ênfase às cinco urgências da ação evangelizadora indicadas pelas Diretrizes e conclamou as lideranças da diocese de Ipameri a construírem um plano de pastoral que responda a essas urgências. No final do dia, dom Leonardo presidiu, na catedral, a missa que contou com a participação dos presentes no encontro.

teste
teste

Pastorais do Campo debatem desafios para os próximos anos
Mais de 40 lideranças, que atuam nas Pastorais do Campo: CPT (Comissão Pastoral da Terra), CIMI (Conselho Indigenista Missionário), PJR (Pastoral da Juventude Rural), Cáritas, Pastoral dos Migrantes e Pastoral dos Pescadores, estiveram reunidas no último final de semana, 4 e 5, na chácara Vicente Cañas, em Luziânia (GO).
O encontro serviu para socializar os desafios enfrentados pelos povos e comunidades que vivem no campo, conhecer o trabalho específico de cada Pastoral que atua junto a esta população, em vista de uma melhor articulação, fortalecimento e formação.
Foram apresentadas a situação sofrida pelos pescadores artesanais com a invasão dos seus territórios pela indústria do turismo, a burocracia do Estado que exclui as populações tradicionais das políticas públicas.
O integrante da Comissão Episcopal Pastoral para o serviço da Caridade, Justiça e Paz, dom Enemésio Lazzaris, bispo de Balsas (MA), acompanhou o encontro, juntamente com o assessor da mesma Comissão, padre Nelito Dornelas.
Neste encontro foi discutida ainda a conjuntura eclesial, a partir do documento da CNBB, “A Igreja e a questão agrária no inicio do século XXI”, além de tratar das Diretrizes Gerais de Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), contando com assessoria do teólogo padre Paulo Suess e do sociólogo Sérgio Sauer, para a análise da realidade do campo brasileiro.
Dentre os desafios, destacou-se a situação da juventude no campo. Dos 50 milhões de jovens brasileiros, oito milhões vivem no campo, dos quais quatro milhões estão no Nordeste, sendo que 2,5 milhões de jovens ganham até R$70,00 por mês, vivendo abaixo da linha de miséria. Tem também a problemática vivida pelos povos indígenas, com a invasão de suas terras pelos megaprojetos, expansão do agronegócio e do monocultivo e a morosidade na demarcação de suas terras, causando-lhes enormes sofrimentos, conflitos e violência, devido a omissão do Estado.
“O encontro foi permeado por uma profunda espiritualidade e grande consciência eclesial, visto que estas pastorais dão visibilidade à presença da Igreja em sua dimensão missionária e profética junto às populações do campo”, disse o padre Nelito Dornelas.
Após a reunião, ficou estabelecida linhas de ação: a luta pela reforma agrária e a defesa dos territórios dos indígenas e povos tradicionais (Construção do segundo Congresso camponês-2012); enfrentamento dos megaprojetos patrocinados pelo Estado (atuação permanente junto ao congresso e das populações atingidas) e articulação das Pastorais do Campo e os movimentos sociais (participação na construção e realização da 5ª Semana Social Brasileira).

Encontro Regional da Pastoral Familiar
A cidade de Paulo Afonso (BA) foi sede do 15º Encontro Regional da Pastoral Familiar, do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe).
Se reuniram casais coordenadores das dioceses que pertencem ao Regional, sob a coordenação do bispo referencial, dom Ceslau Stanula, que é bispo da diocese Itabuna (BA), do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca, e dos padres assessores do Regional.
Segundo o bispo de Paulo Afonso, dom Guido Zendron, o encontro regional buscou favorecer a família e organizar e motivar as atividades evangelizadoras de 2012.

Projeto de Comunicação quer animar e articular Pascom no Regional Nordeste 4
A Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) esteve reunida durante toda quinta-feira, 2, no Centro de Treinamento da diocese de Picos com a finalidade de elaborar um Projeto de Comunicação Regional que abranja as diferentes realidades e ações comunicacionais de todas as dioceses do Piauí.
O encontro contou com a presença da irmã Élide Maria Fogolari, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, de dom Plínio José Luz da Silva, bispo referencial pela Comunicação no Regional, além de alguns padres, leigos e profissionais de comunicação das dioceses de Teresina, Paranaíba, Campo Maior, Oeiras, Floriano e Picos.
O projeto tem como objetivo “animar e articular a comunicação no Regional Nordeste 4 em comunhão com a Igreja no Brasil, considerando os meios e os processos de comunicação, tendo presente a cultura gerada pelas novas tecnologias e os documentos da Igreja, para anunciar o Reino de Deus”.
Durante o encontro irmã Élide Fogolari destacou a importância do planejamento para a eficácia e eficiência nas ações comunicacionais, bem como nas atividades da Igreja, podendo este Projeto de Comunicação ser um espelho ou indicativa para as pastorais.
A irmã Élide acrescentou que na atualidade não se consegue mais nenhuma ação, seja de cunho pastoral ou não, quando não se coloca no papel o objetivo a ser atingido, afirmando que “este projeto vem responder a uma comunicação pensada, refletida, com metas a serem alcançadas, porque anunciar Jesus Cristo não é fazer qualquer coisa, é trabalhar com qualidade, e a comunicação vem fazer com que todas as pastorais se qualifiquem e levem aos corações das pessoas Jesus Cristo que deu a vida por nós e que nos ama”.
Segundo dom Plínio José, o encontro foi um avanço para a comunicação no Regional Nordeste 4,  fortalecendo a proximidade entre as dioceses e para organizar o trabalho da Pascom.
“Ressalto o entusiasmo dos participantes das seis dioceses que se fizeram presentes, oportunidade para solidificar esta proximidade  e interação  a partir das experiências em cada diocese. A presença da Ir. Élide foi muito significativa, enquanto assessora ela representa para nós um grande apoio, e neste encontro, muito contribuiu nos ajudando a traçar caminhos novos para a no Regional Nordeste 4”, pontuou dom Plínio.
Após edição, o Projeto de Comunicação será enviado para todos os bispos do Piauí, bem como para os coordenadores de pastorais.

Arquidiocese de Brasília se prepara para receber os Símbolos da JMJ
O auditório Cardeal Dom José Freire Falcão, na Cúria Metropolitana de Brasília (DF), foi o local de um importante passo dos jovens da arquidiocese de Brasília. Neste sábado, 4, a juventude católica da cidade se reuniu para planejar o Bote Fé Brasília, evento promovido pela arquidiocese de Brasília juntamente com a Conferência Naciona dos Bispos do Brasil (CNBB) para acolhida da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, na Capital Federal, nos dias 12 e 13 de maio.
O encontro foi preparado pelo Setor Juventude da arquidiocese juntamente com a Comissão Pastoral Arquidiocesana para iniciar a preparação da Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude no Distrito Federal. Estiveram presentes também os padres referenciais da juventude.
Os padres mediaram o debate com os jovens, que participaram ativamente com várias sugestões. O padre João Firmino adiantou que apesar de não precisar ainda o roteiro na capital já existem alguns locais por onde a Cruz passará. Já é certa a chegada dos símbolos por Brazlândia (uma das cidades satélites de Brasília), no dia 12, no Santuário Menino Jesus de Praga. A Cruz também passará pela Catedral Rainha da Paz, da arquidiocese Militar do Brasil e na sede da CNBB. Segundo o padre João Firmino, a Cruz ficará em vigília na madrugada do sábado para o domingo e também passará pela Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. De acordo com ele, estes eventos são "uma responsabilidade da juventude de Brasília", ressaltou.
Para o padre Cristiano Sanchez, a passagem da Cruz pelas dioceses brasileiras é "um excelente pretexto para alavancar a evangelização no Brasil", afirmou. Antes de vir a Brasília, os símbolos da juventude estarão no estado do Tocantins e daqui seguem para Goiás. Motivando os jovens para este importante momento da Igreja de Brasília, o padre Nei Nelson lembrou: "O que Deus nos pede é sempre ousado!"
Os shows musicais, que marcam o evento "Bote Fé", devem acontecer no Ginásio Nilson Nelson. Durante o deslocamento, os símbolos da JMJ seguirão em carreata sobre o papa móvel, o mesmo usado na visita do papa João Paulo II a Brasília.

Dom Murilo Krieger media negociação com os policiais da Bahia
O arcebispo de Salvador (BA) e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, está neste momento reunido com os representantes das associações dos policiais militares da Bahia.
Dom Krieger, desde ontem, 5, colocou-se a disposição para intermediar as negociações entre o Estado e os policiais para que o quanto antes o impasse gerado pela greve da Polícia Militar chegue ao fim. A reunião acontece na residência episcopal no bairro da Federação, em Salvador.

Presbíteros escolhem nova presidência da CNP
Este domingo 05/02 foi reservado dentro da programação do 14º Encontro Nacional dos Presbíteros para o processo de escolha da nova presidência da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), para um mandato de quatro anos. Depois das prévias, realizadas na sexta-feira, hoje acontecem os escrutínios para a escolha do presidente, vice presidente e o secretário da comissão.
As prévias indicaram os nomes preferenciais de toda a assembleia. “Eles escolhem entre os nomes dos presidentes das comissões nos 17 regionais da CNBB”, explica padre Deusmar Jesus da Silva, assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (CMOV), da CNBB. Ele lembra que após a escolha feita pela assembleia, ela precisará ser confirmada pelos 17 presidentes dos regionais. “A votação só tem valor deliberativo a partir desta confirmação, já que até aí ela é apenas consultiva”, explica o assessor.
Para o presidente da CMOVC e arcebispo de Palmas-TO, dom Pedro Brito Guimarães, o clima destas eleições é bastante amistoso, mas reveste-se de um diferencial pastoral. “Ela tem uma dimensão de serviço. O eleito para coordenar os presbíteros do Brasil recebe uma missão, sendo, portanto mais um exercício de sua vocação”, explica o bispo.
Assim como na abertura do ENP, dom Pedro lembra que as eleições são uma oportunidade de renovação da comissão dos presbíteros. “Os tempos são outros, os desafios estão surgindo e nós temos que estar sempre abertos às mudanças. Estamos em 2012, e as necessidades de hoje não são as mesmas de 4 anos atrás. Há outras agendas a cumprir”.
O atual presidente da CNP é o padre Francisco dos Santos, que atua na comissão desde o seu início, há 27 anos. “Nossa missão, é ser um ponto de apoio na pastoral presbiteral, incentivando o cuidado com os padres”, conta Francisco. Ele lembra que a CNP não tem autonomia jurídica. “É um organismo da Conferência Episcopal, por isso a presidência eleita neste encontro será depois ratificada pelo Conselho Permanente da CNBB”.
Votação – O primeiro escrutínio, realizado no início da manhã de hoje, não definiu o nome do eleito para a presidência, que só ocorre quando um dos 17 candidatos recebe dois terços dos votos dos participantes. Foram mais votados até agora os padres Anselmo, do regional Sul 1, e Lázaro, do regional Nordeste 3. Neste momento, os padres seguem na votação em segundo escrutínio.

Presbíteros escolhem nova presidência da CNP
Este domingo 05/02 foi reservado dentro da programação do 14º Encontro Nacional dos Presbíteros para o processo de escolha da nova presidência da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), para um mandato de quatro anos. Depois das prévias, realizadas na sexta-feira, hoje acontecem os escrutínios para a escolha do presidente, vice presidente e o secretário da comissão.
As prévias indicaram os nomes preferenciais de toda a assembleia. “Eles escolhem entre os nomes dos presidentes das comissões nos 17 regionais da CNBB”, explica padre Deusmar Jesus da Silva, assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (CMOV), da CNBB. Ele lembra que após a escolha feita pela assembleia, ela precisará ser confirmada pelos 17 presidentes dos regionais. “A votação só tem valor deliberativo a partir desta confirmação, já que até aí ela é apenas consultiva”, explica o assessor. Para o presidente da CMOVC e arcebispo de Palmas-TO, dom Pedro Brito Guimarães, o clima destas eleições é bastante amistoso, mas reveste-se de um diferencial pastoral. “Ela tem uma dimensão de serviço. O eleito para coordenar os presbíteros do Brasil recebe uma missão, sendo, portanto mais um exercício de sua vocação”, explica o bispo. Assim como na abertura do ENP, dom Pedro lembra que as eleições são uma oportunidade de renovação da comissão dos presbíteros. “Os tempos são outros, os desafios estão surgindo e nós temos que estar sempre abertos às mudanças. Estamos em 2012, e as necessidades de hoje não são as mesmas de 4 anos atrás. Há outras agendas a cumprir”.O atual presidente da CNP é o padre Francisco dos Santos, que atua na comissão desde o seu início, há 27 anos. “Nossa missão, é ser um ponto de apoio na pastoral presbiteral, incentivando o cuidado com os padres”, conta Francisco. Ele lembra que a CNP não tem autonomia jurídica. “É um organismo da Conferência Episcopal, por isso a presidência eleita neste encontro será depois ratificada pelo Conselho Permanente da CNBB”. Votação – O primeiro escrutínio, realizado no início da manhã de hoje, não definiu o nome do eleito para a presidência, que só ocorre quando um dos 17 candidatos recebe dois terços dos votos dos participantes. Foram mais votados até agora os padres Anselmo, do regional Sul 1, e Lázaro, do regional Nordeste 3. Neste momento, os padres seguem na votação em segundo escrutínio.

Dom Dominique prega retiro aos participantes do 14º ENP
Um dia de recolhimento para fundamentar a busca na construção da identidade e da espiritualidade do presbítero. Esta é a proposta para os participantes do 14º Encontro Nacional dos Presbíteros (ENP) neste sábado, 04/02. No auditório do subsolo do Santuário Nacional de Aparecida, os padres participam de um retiro, orientado pelo bispo de Conceição do Araguaia, no Pará, dom Dominique Marie Jean Denis You.
“No mundo líquido em que estamos vivendo, podemos ser arrastados para lugares, funções e costumes que não são aqueles que Cristo quer para o padre”, reflete dom Dominique, ao apresentar a proposta do retiro. Ele lembra que a sociedade passa por transformações muito grandes, de mentalidade e de costumes, e isso também influencia o povo de Deus e seus sacerdotes. “Isso podemos ver na variedade dos rostos que temos aqui. E tudo mostra que é necessário este recentramento”, avalia o bispo.
Ele lembra que não se trata do desejo de querer impor um modelo uniforme, mas “que cada um seja mais consciente da necessária fidelidade a Jesus Cristo e a seu plano sobre os ministros que ele convida a associá-los à sua obra de maneira especial”, afirma o pregador.
A proposta de reflexão apresentada por dom Dominique parte de uma leitura orante do livro de Neemias, um personagem do Antigo Testamento que é prefiguração do próprio Cristo. “Um homem que viveu num período de mudanças muito fortes, tanto do ponto de vista político como social, e que tinha a missão de reconstruir as muralhas, mas ao poucos ele descobre que também devia reconstruir a comunhão dentro da cidade santa de Jerusalém”.
Esta leitura de Neemias, segundo dom Dominique, deve despertar nos presbíteros a consciência de que a Palavra de Deus é ativa e que ela realiza o que anuncia. “A Palavra é capaz de manter os corações firmes na caminhada rumo ao que Cristo quer para a humanidade”, explica. “O padre deve assumir muitas das qualidades, encarnadas de maneira belíssima por Neemias, e descobrir o maravilhoso plano divino sobre Jerusalém e sobre a Igreja”.
Ele esclarece que o retiro vem reforçar a importância da oração no cotidiano da vida presbiteral. “Um retiro é sempre uma súplica a Deus, para que em seu Espírito Santo ele realize, em nossos corações de padres, a conversão para o serviço, do jeito que Cristo quer”, conclui dom Dominique.
Números – A organização divulgou os dados estatísticos dos participantes do 14º ENP. Estão presentes 408 padres, e mais da metade tem entre 30 e 50 anos de idade. São 123 padres com até cinco anos de ministério, enquanto 205 tem entre seis e 20 anos de ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário