quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Proteção Social Básica em Itabuna faz balanço de atendimento em 2011

Uma das mais dinâmicas divisões ligadas à Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), a de Proteção Social Básica, realizou, só no ano passado, atendimentos a 4.432 pessoas que vivem em situação de extrema pobreza em Itabuna. De acordo com a diretora Márcia de Brito Soares, por dia, são atendidas cerca de 70 pessoas. O departamento funciona no Centro Administrativo Firmino Alves
Entre os principais serviços gratuitos oferecidos diariamente estão os auxílios à natalidade; ao funeral; passagens intermunicipais e interestaduais para migrantes, doação de cestas básicas; retirada de documentos e auxílio moradia. A divisão também é responsável pelo atendimento emergencial em situação de calamidade pública.
“Nós já chegamos a atender cerca de 100 pessoas em um único dia, e não é só na questão do acesso aos programas de auxilio, mas também no encaminhamento à ampla rede de assistência social que o município oferece”.

Márcia disse que o departamento oferece muito mais do que doações, como fotos para documentos, isenção de 2ª via de registros de nascimento, casamento ou óbito, ou declaração de pobreza. “Nossas equipes também fazem visitas domiciliares e uma das ações mais importantes, o acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Felizmente contamos com uma equipe sintonizada e sensível que tenta se colocar do outro lado, na condição das famílias carentes que não vão buscar apenas os serviços ou a ajuda financeira, mas também a atenção, um olhar cuidadoso e principalmente o respeito. Isso sim significa humanização do serviço, e é por isso que abraçamos essa causa”, defendeu a titular da SAS, Marina Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário