sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Santa Casa de Itabuna adere a Programa de Acreditação Hospitalar

O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Eric Ettinger, assinou o protocolo de adesão ao Programa de Acreditação do Hospital Calixto Midlej Filho. Trata-se de um Programa de reconhecimento internacional quanto às melhores práticas da área de saúde. Com esta nova ação, a instituição tem como objetivo associar-se ao grupo de hospitais que discutem e praticam processos de melhoria continua das ações. A assinatura do Termo de Adesão ocorreu ainda durante a solenidade de comemoração dos 95 anos da instituição.

Na Santa Casa de Itabuna, o Programa de Acreditação Hospitalar está sendo apresentado como uma ferramenta indutora da melhoria contínua do serviço médico-hospitalar ofertado à sociedade. “É uma tecnologia de gestão cunhada para os serviços de saúde. Desempenha papel semelhante ao de todos os programas de qualidade, nos diversos segmentos de produção, a exemplo do Programa ISO, mais conhecido no mercado”, declarou o diretor administrativo financeiro, André Wermann.
Dentro da Santa Casa de Itabuna, a busca pelo Programa de Acreditação foi iniciada ainda em 2007, com a instalação do Grupo de Gestão Estratégica (GGE) e consolidado como meta em 2008, no Planejamento Estratégico da instituição. “O GGE é composto pelos profissionais responsáveis pela execução do planejamento estratégico que, entre outras metas, define prazo para o alcance do equilíbrio econômico e financeiro da instituição e, para atingir esta meta, é imprescindível associar a atuação da Santa Casa às melhores práticas ao nosso alcance”, exemplificou André Wermann.
Outro fator determinante para a adesão ao Programa foi o investimento em Recursos Humanos, destacando-se a ação de co-financiamento do curso de MBA em Gestão Hospitalar. A primeira turma concluiu o curso em janeiro de 2010 e 36 profissionais daquela turma atuam na instituição. Há uma segunda turma em formação. “Nivelar conhecimento, oportunizar o aperfeiçoamento e, sobretudo, apostar na capacidade das pessoas é determinante para o cumprimento da Missão da instituição”, acrescentou André Wermann.
Para o provedor Eric Ettinger, que assinou o Termo de Adesão ao Programa de Acreditação Hospitalar do Hospital Calixto Midlej Filho, a solicitação de uma certificadora é importante para a revisão dos procedimentos, a qualificação do serviço e a manutenção da excelência. “Vamos ser avaliados em busca da certificação, mas a conquista e manutenção desta Acreditação dependerão da melhoria continuada da qualidade dos serviços, que passarão a ser permanentemente reavaliados, ganhando assim, toda comunidade assistida”, declarou Eric Ettinger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário