quinta-feira, 8 de março de 2012

Cartilha da Polícia Civil orienta sobre buscas a desaparecidos

A Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP), especializada em investigações envolvendo pessoas desaparecidas em Salvador, acaba de lançar uma cartilha com informações sobre como proceder diante da situação de ter um familiar com paradeiro ignorado, antes de procurar a unidade policial para registrar uma ocorrência. A cartilha traz ainda outras dicas para familiares de crianças ou pessoas com necessidades especiais que tenham desaparecido.

Com tiragem inicial de mil exemplares, a cartilha da DPP será distribuída em unidades especializadas como a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) e a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), bem como em locais de grande circulação de pessoas como estações de transbordo, rodoviária, Porto de Salvador, Aeroporto Internacional de Salvador, além de unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), entre outros.
Segundo a titular da DPP, delegada Juceli Ribeiro, ao vivenciar a situação de ter um familiar desaparecido é recomendável procurá-lo inicialmente na vizinhança e em locais onde costuma frequentar, além de entrar em contato com amigos e parentes. Não obtendo êxito, o familiar deve se dirigir à DPP, localizada no 4º andar do edifício sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Rua das Hortênsias, n° 247, na Pituba, telefone 3116-0000, para formalizar a ocorrência, levando uma fotografia recente do desaparecido e algum documento de identificação.
“Antes de dirigir-se à delegacia é importante reunir informações sobre os últimos acontecimentos relacionados à pessoa desaparecida que possam ajudar a polícia a localizá-la, a exemplo de envolvimentos afetivos, brigas ou discussões recentes”, orienta Juceli Ribeiro. Segundo a delegada, verificando o conteúdo de cadernos escolares, agendas, diários e computadores, pode-se encontrar algum indício que auxilie nas buscas.
Recém-nascidos - A cartilha também traz orientações preventivas, alertando os pais de bebês e recém-nascidos para não deixarem os filhos sob os cuidados de desconhecidos, quando necessitarem se ausentar. As crianças devem ser orientadas a pedir ajuda a policiais, salva vidas ou seguranças uniformizados, caso se percam, em locais de grande movimentação, como praias e shopping centers.       
A publicação também orienta os portadores de necessidades especiais a não andarem desacompanhados, devendo sempre portar uma ficha de identificação com dados pessoais como nome, endereço e um número de telefone para contato. É indispensável informar imediatamente à DPP quando o desaparecido for localizado pela família ou retornar à residência, para que a unidade policial interrompa as buscas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário