quinta-feira, 1 de março de 2012

Diário da CNBB

REFLEXÃO
Para muitas pessoas, Deus deve manifestar-se constantemente para todos, pois somente assim o mundo poderá crer. Na verdade, essas pessoas querem uma demonstração evidente da existência de Deus e da sua presença no nosso dia a dia, porém o Evangelho de hoje nos mostra que assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, Jesus é um sinal para nós, e Jonas foi um sinal para os ninivitas apenas por suas palavras, que os ninivitas ouviram e creram. Deste modo, Jesus é um sinal para nós por suapalavra e é nela que devemos crer e não ficar exigindo que ele fique realizando "milagres" para que fundamentemos a nossa fé.
NOTÍCIAS
Fique atento para o 5º Encontro com os Jornalistas das Dioceses, Regionais e Organismos da CNBB
Papa nomeia novo bispo auxiliar para a arquidiocese do Rio de Janeiro
Nota de saudação ao novo bispo auxiliar do Rio de Janeiro
Em nota, Comissão da CNBB lamenta morte de bispo anglicano e sua esposa em Pernambuco
Regional Nordeste 3 articula o trabalho de Comunicação

Fique atento para o 5º Encontro com os Jornalistas das Dioceses, Regionais e Organismos da CNBB
A Assessoria de Imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará nos dias 23 a 25 de março de 2012, em Brasília, o 5ºEncontro com os Jornalistas das Dioceses, Regionais e Organismos da CNBB. “Gostaríamos muito de ter a participação do jornalista ou colaborador de sua diocese”, afirmou o organizador do encontro e assessor de imprensa da CNBB, padre Rafael Vieira, em convite enviado aos bispos de todo o país.
O encontro pretende contar com pessoas que trabalham em rádios, TVs e jornais ligados às paróquias, dioceses e congregações, mesmo que não sejam formados em Jornalismo, mas que atuem nesta área.
“Nosso objetivo é partilhar o trabalho das assessorias de imprensa feito nas dioceses, nos Regionais e Organismos da CNBB, além de fortalecer os laços entre os que trabalham nestas instâncias e nos veículos de comunicação da Igreja”, completou padre Rafael.
O encontro deste ano debaterá a construção de uma rede de correspondentes, e terá como tema: “Jornalismo em Rede: um desafio para a Igreja”. O tema mostra a necessidade de desenvolver um sistema de correspondentes, espalhados pelo país, produzindo notícias para veiculação nacional, no site e boletins da CNBB.
Um dos palestrantes será o jornalista da Globo News, Sidney Rezende, um dos fundadores da Central Brasileira de Notícias (CBN) e primeiro editor-executivo desta rádio. O segundo palestrante convidado é o jornalista, professor de Web Jornalismo e Consultor de Comunicação em tempo integral, Antônio Danin Júnior.
Além das palestras, mesas redondas, o encontro inclui uma parte cultural, que é o passeio turístico por Brasília (DF), mostrando todo o lado político da Capital Federal, como a Explanada dos Ministérios; o Palácio do Planalto; Itamaraty; Supremo Tribunal Federal, como também a Torre de TV.
Reiteramos a necessidade de observar alguns requisitos para a participação do encontro. A pessoa deve atuar diretamente na Diocese, no Regional ou Organismo Vinculado à CNBB, ou em rádio, TV e jornal de propriedade da Igreja ou de alguma Congregação Religiosa, indicando o serviço que presta: assessoria de imprensa, assessoria de comunicação; editor de jornal, produtor, etc;
As despesas de passagem e hospedagem correrão por conta do participante ou de quem o envia (Diocese, Regional ou Organismo). O valor da diária completa (com café da manhã, lanches, refeições e pernoite), fica em 85 reais, com do pagamento direto no local do encontro: Casa de Retiros Assunção, que fica na L2 Norte, Quadra 611, Brasília (DF), tel.: (61) 3274-5336 / 3272-3526).
A ficha de inscrição, que segue abaixo em download, deverá ser enviada por fax ou e-mail aos cuidados de Janiery Alves – E-mail: imprensa5@cnbb.org.br - Fax (61) 2103-8303.
O encontro terá início às 18h do dia 23/03 e término às 12h do dia 25/03, e as vagas são limitadas.
Faça o donwload aqui da ficha de incrição.

Papa nomeia novo bispo auxiliar para a arquidiocese do Rio de Janeiro

Hoje, dia 29, a Nunciatura Apostólica comunicou a nomeação do padre Luiz Henrique da Silva Brito como bispo auxiliar do Rio de Janeiro. Atualmente, atua como pároco da Paróquia São Benedito, em Campos dos Goytacazes (RJ).
O monsenhor Luiz Henrique nasceu em 19 de maio de 1967, em São Gonçalo (RJ), e possui uma longa atuação na vida religiosa. No ano de 1990, exerceu a função de prefeito de Disciplina no Seminário Arquidiocesano de São José (RJ). Sua ordenação sacerdotal foi em 14 de dezembro de 1991, na catedral Santíssimo Salvador, em Campo de Goytacazes.
Em sua formação acadêmica, concluiu o bacharelado em Teologia e Direito Canônico, e é mestre em Teologia. Dentre as principais atividades exercidas em sua larga trajetória, o monsenhor já foi coordenador da Pastoral Vocacional Diocesana (1996-1998); juiz auditor da Câmara Eclesiástica de Campos; chanceler do bispado de Campos, com nomeação e 19 de março de 2007; professor de Ética na Faculdade Eclesiástica de Filosofia em Campos desde 2006; e em 2011, foi nomeado Moderador da Cúria de Campos (RJ).
O monsenhor Luiz Henrique divulgou uma nota na qual pode ser lida clicando aqui.
O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta também divulgou uma nota pela nomeação do monsenhor Luiz Henrique. Clique aqui e leia.

Nota de saudação ao novo bispo auxiliar do Rio de Janeiro

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe, com alegria, a nomeação do novo bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), o monsenhor Luiz Henrique da Silva Brito,atualmente pároco da Paróquia São Benedito em Campos dos Goyatacazes (RJ), e agradece ao Papa Bento XVI pelo gesto de carinho para com o Brasil.
A chegada de um jovem irmão para o episcopado traz esperanças para a ação evangelizadora da Igreja e nos revigora na comunhão. Monsenhor Luiz Henrique percorreu um belo trajeto de formação na área do Direito Canônico e da Teologia Moral e, sobretudo, tem recebido a graça de servir na pastoral seja na promoção vocacional, seja no trabalho direto em várias paróquias. Esse caminho feito e a reconhecida dedicação com a qual ele assumiu esses desafios nos dão a certeza de que realizará um excelente serviço como colaborador de Dom Orani João Tempesta, na Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Fazemos os melhores votos de um frutuoso ministério, nos unimos em oração para agradecer a diocese de Campos (RJ) que oferece esse seu filho para o crescimento do Reino de Deus em outra Igreja Particular e, por fim, cumprimentamos Monsenhor Luiz Henrique com o desejo de que ele se sinta feliz e entusiasmado com a nova missão que a Igreja lhe confia.
Dom Leonardo Ulrich SteinerBispo Auxiliar de BrasíliaSecretário geral da CNBB

Em nota, Comissão da CNBB lamenta morte de bispo anglicano e sua esposa em Pernambuco

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso, dom Francisco Biasin, divulgou na manhã de hoje, 29, uma nota de pesar pelo assassinato do bispo anglicano Edward Robinson de Barros Cavalcanti, e sua esposa, Miriam Cotias Cavalcanti, ocorrida na noite do últimodia 26 de fevereiro.
Em nota, dom Francisco expressa sua solidariedade com parentes e amigos do casal morto em Pernambuco, dizendo: “Suplicamos a Deus para que os filhos das famílias brasileiras possam crescer orientados pelo que diz as Escrituras Sagradas “Honra teu pai e tua mãe” (Ex 20,12). E reiteramos o nosso compromisso para a promoção do diálogo que possibilita a construção de uma realidade de paz para as famílias brasileiras, para as nossas igrejas e para a sociedade como um todo”.
Dom Robinson, era bispo diocesano da Igreja Episcopal Anglicana, grande defensor das causas sociais, e criador da Comissão de Direitos Humanos da Diocese do Recife que foi o embrião da atual Secretaria Diocesana de Defesa dos Direitos Humanos.
Entenda o caso
No domingo, 26, dom Edward Robinson foi barbaramente assassinado em sua casa, no bairro dos Bultrins, município de Olinda, Pernambuco, por seu filho adotivo, Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, de 29 anos. A esposa de dom Robinson, Miriam Nunes Machado, ainda foi levada com vida ao hospital, mas não resistiu. Eduardo teria golpeado o pai depois de uma discussão. A mãe tentou interferir e também teria sido agredida pelo rapaz, que, em seguida, tentou se suicidar.
Eduardo morava nos Estados Unidos desde os 17 anos de idade e tinha chegado há três dias. Ainda não se sabe o que motivou o crime.
Leia abaixo a íntegra da mensagem de dom Francisco Biasin, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso:
Nota de solidariedade da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso
A Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recebeu com pesar a notícia da morte do bispo anglicano dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti, e sua esposa, a senhora Miriam Cotias Cavalcanti, ocorrida na noite do dia 26 de fevereiro de 2012.
A trágica forma e as circunstâncias nas quais morreram esses dois irmãos cristãos anglicanos nos levam, como Igrejas, a intensificarmos os esforços que visam a educação da juventude brasileira e sua integração na convivência familiar orientada pelos valores da fé cristã.
Expressamos nossa solidariedade para com os familiares de dom Robson e a Sra. Miriam, e para com os irmãos de tradição anglicana. Suplicamos a Deus para que os filhos das famílias brasileiras possam crescer orientados pelo que diz as Escrituras Sagradas: “Honra teu pai e tua mãe” (Ex 20,12). E reiteramos o nosso compromisso para a promoção do diálogo que possibilita a construção de uma realidade de paz para as famílias brasileiras, para as nossas igrejas e para a sociedade como um todo.
Dom Francisco BiasinBispo de Volta Redonda/Barra do Piraí-RJPresidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso

Regional Nordeste 3 articula o trabalho de Comunicação

Para planejar a Pastoral de Comunicação (Pascom) na Bahia e em Sergipe, 18 representantes de dioceses do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe) estiveram reunidos por dois dias em Salvador (BA). No encontro, que foi encerrado ontem, 28, com um almoço, foramdefinidas as prioridades do trabalho e a nova equipe de coordenação foi escolhida. O arcebispo de Feira de Santana (BA) e bispo referência para a Comunicação no Regional, dom Itamar Vian, participou de todo o encontro e animou os presentes a articularem as ações entre as dioceses.
No primeiro dia da reuniã os participantes estudaram o documento 101 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), intitulado "A Comunicação na Vida e Missão da Igreja no Brasil".
Foram representadas no encontro as dioceses de Eunápolis, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Serrinha, Alagoinhas, Juazeiro, Bom Jesus da Lapa, Senhor do Bonfim, Irecê, Paulo Afonso, Salvador e Aracaju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário