sexta-feira, 23 de março de 2012

Em Ilhéus dengue deminui mas preocupa

O município de Ilhéus realiza em 2012 três medições através do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira). Já foi feito o levantamento de janeiro (no período de 3 a 5), o de março entre os dias 19 e 21, o que permitiu que à Secretaria Municipal da Saúde elaborar o plano de ação de acordo com novos dados do novo índice de infestação no município.
Uma análise de impacto da equipe da Vigilância a Saúde, realizada através do comparativo entre os dados do primeiro e do segundo Lira, revelou que o índice de infestação teve uma diminuição significativa nos bairros onde houve um trabalho de mobilização social para o combate da dengue. Segundo a Diretora da Vigilância a Saúde, Cássia Brito, isso se deve ao fato de que nestes locais a população foi sensibilizada e conscientizada para a questão da prevenção e combate a doença.

Alguns exemplos podem ser vistos em bairros como o Alto do Carvalho, que passou de um índice de infestação de 30% para 15%; o Banco da Vitória, de 22% a 14%; o Novo Vilela, de 21,9% para 6,5%; e o Alto do Coqueiro, de 20,8% para 12,5%. Cássia afirma, ainda, a importância de registrar que a diminuição dos índices não significa que o bairro esteja fora de perigo. “Os números são satisfatórios, mas a diminuição significa a importância da luta contra a dengue”. Outros locais como o Pontal e o Alto da Bela Vista, também tiveram uma redução nos índices, fato atribuído ao impacto da disseminação de informações sobre cuidados com a doença.
Outro importante dado deste Lira é a observação de que a maior quantidade dos focos encontra-se em reservatórios de água, como tanques e tonéis, o que representa maior risco de disseminação. Essa informação reforça também a importância do trabalho da população em manter os seus espaços domésticos sempre limpos, continuando com o trabalho realizado pelos agentes. Cássia reforça que a população deve continuar sensível à situação.
“O município já se encontra em uma epidemia de baixa incidência, ou seja, menos de 100 casos por cada 100 mil habitantes, mas é preciso continuar o trabalho para que a situação não se agrave”, afirma a diretora. Os trabalhos com os mutirões também continuam. Neste sábado será a vez do bairro do Basílio ser trabalhado pelos agentes.
Os bairros com maior índice de infestação foram o Alto da Soledade com 26,2%, seguidos do Basílio (24,1%), Santa Inês (15,6%), Alto do Carvalho (15,4%), Ceplus (14,3%) e Banco da Vitória (14%). Medidas simples como manter os quintais limpos, evitando locais com água parada para não deixar que o mosquito prolifere, pode ajudar no combate a dengue. A população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre a dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário