quarta-feira, 14 de março de 2012

Embaixador da Venezuela vista lhéus

A convite do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o Embaixador da República Bolivariana da Venezuela, Maximilien Arvelaiz, desembarca na cidade na tarde desta sexta-feira (16), para uma visita de três dias à região. Durante a estada, o representante da Venezuela visitará o Palácio Paranaguá, sede da Administração Municipal, além de diversos projetos industriais, agropecuários – incluindo assentamentos – e instituições de pesquisa e extensão rural.

Explica o secretário municipal das Ações Regionais de Ilhéus, Murilo Brito, como a Venezuela é uma referência na produção agrícola e na adoção de técnicas modernas no cultivo de cacau, dendê, dentre outros produtos. “Desde os primeiros contatos que o Embaixador Maximilien Arvelaiz demonstrou interesse em realizar possíveis parcerias e essa visita de intercâmbio e de conhecimento técnico é uma excelente oportunidade”, afirmou Murilo Brito.
A visita do representante da República venezuelana faz da parte da proposta do prefeito Newton Lima de promover meios para estimular e fortalecer a produção rural por meio de ações pautadas pelo desenvolvimento sustentável, através da criação de Plano Municipal de Desenvolvimento Rural. A iniciativa do prefeito tem como foco as áreas rurais localizadas próximas às localidades onde estão previstas a implantação de grandes investimentos por parte do Governo Federal e iniciativa privada, a exemplo do Complexo Intermodal Porto Sul.
As ações do Plano têm como finalidade criar mecanismos que estimulem o produtor rural a permanecer no campo. Na opinião do prefeito Newton Lima, Ilhéus vem sendo contemplada com grandes somas em investimentos na área portuária, industrial, comercial e de serviços. “Desta forma é preciso instituir um novo vetor de desenvolvimento na zona rural que possa contemplar uma parcela significativa da sociedade, representada pelo homem do campo”, ressaltou.
Dentre os objetivos do Plano estão a criação e manutenção de um “cinturão verde” de proteção ao meio ambiente e o incremento da produção de alimentos fortalecendo a agricultura familiar no município e a realização da Feira de Agricultura Familiar. “Essas ações têm a finalidade de reunir, promover e fortalecer a produção agrícola local, e vamos contar com novas instituições como parceiras, a exemplo da Venezuela”, frisou o secretário Murilo Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário