quarta-feira, 21 de março de 2012

Pastoral da Criança é destaque na abertura da reunião de planejamento do Dia de Oração e Ação

A experiência e a contribuição da Pastoral da Criança no combate à mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida de gestantes e crianças pobres foram destacadas hoje em Curitiba (dia 21), na abertura da reunião de planejamento do Dia de Oração e Ação pela Criança, uma iniciativa da GNRC, sigla que denomina a Rede Global de Religiões pela Criança, movimento que atua na promoção e bem-estar das crianças em todo o mundo.
Presidente do conselho executivo do Dia da Oração, Kul Gautam, do Nepal, disse que a escolha por Curitiba e pela sede nacional da Pastoral da Criança para a terceira reunião do grupo não acontece por acaso. “ A Pastoral da Criança tem muito a nos ensinar. A experiência acumulada pela entidade criada pela Dra. Zilda Arns pode ser exportada para muitos outros países”.

A abertura do encontro contou com a presença do coordenador da Pastoral da Criança Internacional, Nelson Arns Neumann e da coordenadora nacional irmã Vera Lúcia Altoé, do vice-governador Flávio Arns e do prefeito Luciano Ducci. Participam da reunião, que prossegue até amanhã, lideranças de diferentes religiões vindos dos Estados Unidos, Turquia, Índia, Tailândia e outros países que integram a GNRC.
O princípio da proteção ao ser humano, especialmente a proteção e bem-estar das crianças, é compartilhado por todas as religiões do mundo, disse Neumann. “É preciso ampliar a prática deste princípio entre as pessoas de fé para reduzir a pobreza e a violência, aumentando as oportunidades de vida digna para as crianças de todo o mundo”.
Flávio Arns, também secretário de Estado da Educação, defendeu a integração com independência entre organizações religiosas e seculares e reconheceu que “é ilusório o Estado querer resolver todos os problemas sociais sozinho”. O governo do Paraná vai investir na educação em tempo integral, observou Arns, uma experiência já iniciada em 300 municípios. Está comprovado, disse Arns que a oferta de atividades no contraturno colabora para a redução da violência e da evasão escolar.
O prefeito Luciano Ducci apresentou dados sobre o programa Mãe Curitibana, de cuidados na gravidez, referência para diversas cidades brasileiras. Destacou também o trabalho da Pastoral da Criança e de sua fundadora, a médica Zilda Arns (1934-2010) homenageada no novo centro de saúde da Prefeitura, o Hospital do Idoso, que será inaugurado no dia 29, no Pinheirinho. "A Pastoral continua mobilizando a comunidade e voluntários nos bairros para ajudar as famílias, em especial as mais pobres, esse trabalho começou com uma grande mulher, a doutora Zilda Arns, e não pode parar".
Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança
O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança (20 de novembro) foi instituído durante o III Fórum da GNRC realizado em Hiroshima, em maio de 2008. A proposta é direcionar, neste dia, orações e ações para a proteção dos direitos e a promoção do bem-estar das crianças. O dia 20 de novembro foi escolhido por ser o Dia Internacional da Infância, data em que foi proclamada a Convenção sobre os Direitos da Criança pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Com o tema “Stop Violence against Children” (no Brasil, adaptado para “Reduzir a violência e construir a paz”), foram realizados no ano passado 96 eventos em 72 países no Dia Mundial de Oração e Ação.
A Pastoral da Criança – entidade que participa da GNRC desde sua criação - incluiu o Dia de Oração no conjunto de ações e campanhas que desenvolve em favor da proteção e desenvolvimento integral das crianças. Com sua grande capacidade de mobilização através da rede de 230 mil voluntários em todo o país, a Pastoral da Criança promoveu em 2011, na semana de 13 a 20 de novembro, atividades em cerca de 40 mil comunidades acompanhadas de 27 estados.
Também, em parceria com o Comitê Gestor da GNRC no Brasil, a data foi destacada em eventos inter-religiosos em diversas capitais. Em Curitiba, representantes de entidades, crenças e religiões assinaram uma Carta de Compromisso com os princípios da Convenção dos Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral das Unidas (ONU), ratificada pelo Brasil e incluída no Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990. A data também foi destacada na Assembleia Legislativa do Paraná na abertura da sessão plenária no d ia 21 de novembro.
No Brasil, o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança da região da América Latina e do Caribe foi lançado oficialmente em 17 de novembro de 2009, em evento que reuniu no Senado Federal lideranças políticas, religiosas e de organizações internacionais. A fundadora da Pastoral da Criança, Dra. Zilda Arns Neumann, sintetizou na abertura daquele evento a proposta do Dia da Oração e Ação pela Criança: “Nós queremos congregar as diferentes religiões num apelo global para que a criança seja respeitada, protegida, estimulada e amada”.
Histórico da GNRC
A GNRC (Rede Global de Religiões para a Infância) foi fundada em 2000 por iniciativa da Fundação Arigatou, organização da fé budista Myochikai do Japão. Conta com a colaboração das religiões mundiais e organismos internacionais, como a Unesco e Unicef. É uma rede global de organizações religiosas e pessoas de fé que estão unidas por uma preocupação premente para o bem-estar das crianças em todo o mundo.
Os membros da GNRC vêm de todas as grandes religiões do mundo e muitas outras tradições espirituais. Eles compartilham o compromisso de tornar o mundo um lugar onde todas as crianças possam desfrutar não apenas do direito de sobreviver, mas prosperar, fazendo as suas próprias contribuições positivas para a paz mundial e dignidade para todos.
As iniciativas e programas da GNRC são concebidos para integrar questões essenciais como a erradicação da pobreza, direitos da criança, o ensino da ética, educação para a paz e a redução da violência urbana.
 GNRC é dividida em seis regiões (África, Arabia, Europa, Israel, América Latina e Ásia). Essas regiões trabalham em conjunto com os membros da GNRC em suas regiões. O Brasil integra a GNRC na Região América Latina. Desde a fundação foram realizados três Fóruns Mundiais: Tóquio (2001), Genebra (2004) e Hiroshima (2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário