sexta-feira, 9 de março de 2012

Preço do cacau dispara com eleição na Costa do Marfim

Filipe Domingues - As cotações do cacau subiram ontem com força na Bolsa de Nova York, impulsionadas pelo temor dos investidores sobre a política na Costa do Marfim, maior produtor mundial da commodity. O país acaba de concluir as eleições parlamentares e, embora pareçam ter corrido bem,os participantes do mercado ainda se lembram dos violentos confrontos que ocorreram após as eleições presidenciais do ano passado.

Naquela ocasião, as exportações de cacau foram suspensas por conta dos conflitos. Portanto, especuladores compraram contratos de cacau acreditando no risco de a situação se repetir e apostando na alta dos preços. "Uma pequena novidade pode se tornar um grande evento quando falamos de cacau",disse o analista Hector Galvan, da corretora RJ O"Brien, à agência Dow Jones, referindo-se ao fato de que há poucos fornecedores no mundo. Os contratos da amêndoa para entrega em maio saltaram 5,18% e fecharam a US$ 2.395 por tonelada.
Em Chicago, participantes dos mercados de GRÃOS aguardam as estimativas de safra do governo americano, divulgadas hoje. Para o milho, a expectativa é de que o governo reduza as projeções de safra de Brasil e Argentina. Mas, para não correr riscos antes de receber o relatório, investidores venderam contratos e o preço caiu 0,51%. O mesmo ocorreu com o trigo, que recuou 0,66%. Além disso, há ampla oferta do cereal.
Já a soja fechou em alta de 0,89%, puxada por exportações dos Estados Unidos, inclusive para a China, e com produção menor na América do Sul, afetada pelo tempo seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário