quarta-feira, 7 de março de 2012

Prefeitura e Codeba discutem construção do Terminal de Passageiros de Ilhéus

O terminal de receptivo de passageiros de Ilhéus será realidade e as obras, fruto de uma parceria entre o poder púbico e a iniciativa privada, deverão ser iniciadas nos próximos meses. A garantia foi do prefeito Newton Lima depois de participar de uma reunião em Salvador com o diretor-presidente da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, e o empresário Gilberto Menezes, do setor de construção de receptivos de navios turísticos. De acordo com o prefeito, o terminal de passageiros será mais um passo para garantir a permanência e ampliação do número de transatlâncos na cidade.

O Terminal de Passageiros de Ilhéus será construído numa área entre a Concha Acústica e o Porto Internacional. O projeto conceitual do terminal já foi elaborado, restando apenas a aprovação para que seja transformado em projeto executivo, dentro dos padrões estabelecidos pelo ISPS Code (Código Internacional para proteção de Navios e Instalações Portuárias). Nessa reunião em Salvador foram discutidos os detalhes do terminal e a participação de parceiros e investidores para que possam transformar esse projeto em realidade já nos próximos meses, antes do início da temporada 2012/2013 dos navios transatlânticos.
O porto de Ilhéus tem 432 metros de cais para atender toda a demanda de atracação de transatlânticos e ainda os navios cargueiros. Desde 1992 que o porto recebe navios de turistas, mas o terminal não recebeu qualquer melhoria ou adequação para que essa atividade fosse executada. Com isso surgiram transtornos. Mas para continuar aumentando o fluxo de turistas, especialmente os de cruzeiros, é de fundamental importância a construção do Terminal de Passageiros, que terá a função não somente de receber os visitantes, como também mostrar os roteiros turísticos, apresentar a história da cidade e sediar eventos culturais.
Explica o prefeito Newton Lima que os grandes transatlânticos de turismo são responsáveis pela dinamização da economia de Ilhéus, gerando mais emprego e renda. Segundo dados levantados pela Secretaria Municipal do Turismo (Setur), durante a alta estação, os turistas de cruzeiros geram um receita de cerca de R$ 6,5 milhões. “Esses turistas aumentam o consumo em lojas, restaurantes, casas de artesanato, táxis, vans, ônibus, dentre outros segmentos”, avalia Newton Lima. Com a chegada de navios de turismo em Ilhéus, visitantes do Brasil e estrangeiros ocupam o centro histórico e o comércio, mudando a rotina da cidade e dinamizando a economia local.
Revitalização - Outro assunto discutido pelo prefeito Newton Lima com a direção da Codeba foi a da revitalização do espaço dos antigos armazéns que ficam na rua Almirante Aurélio Linhares, no centro da cidade, em frente à baía do Pontal. No local funcionava o antigo Porto do Rio Cachoeira, que foi desativado. A proposta do prefeito Newton Lima é dar uma destinação para esses galpões, transformando em espaços de comércio e lazer, garantindo mais opções para os ilheenses e turistas, além de ser um área privilegiada para utilização comercial.
Inaugurado em 1926 e sendo apontado como uma referência na exportação do cacau, o antigo Porto do Rio Cachoeira encerrou suas atividades em 1971, quando foi inaugurado o Porto Internacional, no Malhado. Desse então os antigos galpões foram desativados. Alguns deles chegaram a ser demolidos e transformados em praças e estacionamento. Em outro galpão está sendo construído o Terminal Pesqueiro. A área pertence a Codeba e idéia do prefeito é firmar uma parceria para que a Prefeitura possa da dar um melhor destino a esses galpões, ampliando as opções de lazer e entretenimento em Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário