sexta-feira, 23 de março de 2012

TAM Viagens oferece pacotespara o período do centenário de Jorge Amado

A TAM Viagens, uma das empresas mais conceituadas do setor no país, vai formatar pacotes promocionais para o período de 4 a 12 de agosto, quando o município de Ilhéus estará homenageado o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado. Os pacotes, que incluirão passagem aérea, alimentação e hospedagem, serão vendidos em vários pontos do Brasil e do mundo. Para tratar do assunto, o prefeito Newton Lima recebeu no Palácio Paranaguá, sede da administração ilheense, a diretora-executiva da TAM Viagens, Erika Silvany. Também participaram do encontro o presidente da Fundaci, Maurício Corso, o secretário de Governo, Gérson Marques, o presidente do Costa do Cacau Convention Bureau, Luigi Massa, o diretor da Maná Produções, André Guimarães, e o empresário do setor turístico, Alfredo Landim, entre outros.

Na visão do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, a parceria com a TAM Viagens vai agregar valor à programação elaborada para o centenário de nascimento de Jorge Amado. “É uma das maiores empresas deste país chancelando um projeto de grande importância, realidade que não apenas contribui para o fortalecimento da cultura, mas, também, do turismo na baixa temporada”, enfatiza, acrescentando que uma segunda parceria está sendo definida com a TAM Linhas Aéreas, empresa do mesmo grupo empresarial. “Neste caso, a ideia é que os artistas venham se apresentar em Ilhéus com passagens oferecidas pela empresa”, completa.
Uma grande programação está sendo elaborada pela Prefeitura, por meio da Fundaci, para comemorar o centenário de nascimento de Jorge Amado. O ponto alto das homenagens, que ocorrerá no período de 4 a 12 de agosto, será o Festival “Amar Amado”, evento que reunirá música, cinema, literatura e dramaturgia. A recuperação da Casa de Cultura e a revitalização do Quarteirão Jorge Amado também integram o projeto do centenário, que já foi reverenciado este ano em Salvador e no Rio de Janeiro.
Amar Amado - O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus informa que o ponto alto das comemorações será composto por promoções específicas. Segundo ele, o “Saborear Amado” será um festival que contará com a participação de bares, quiosques e restaurantes, visando destacar a gastronomia amadiana. Já o “Ler Amado”, que terá conteúdo organizado pela Companhia das Letras e Instituto Brasil Leitor, vai possibilitar a realização de um festival literário com a presença de editoras nacionais e internacionais. Seguindo, o “Ver e Ouvir Amado” oferecerá ao público uma programação artística intensa, com grandes nomes da dramaturgia brasileira e repleta de apresentações teatrais, musicais e folclóricas. Por fim, o “Amar Amado – Um Tributo” promoverá shows musicais gratuitos todos os dias em dois super-palcos.
A proposta de revitalizar o Quarteirão Jorge Amado acontece dentro do “Revitalizar Amado”. Segundo o projeto,”com seu rico patrimônio histórico e cultural, marcado por casarões, igrejas, histórias e imagens retratadas na obra do autor, Ilhéus é conhecida como Terra de Jorge Amado, de Gabriela e dos Coronéis do Cacau”. Em função disso, segue o projeto, “turistas de várias partes do mundo desejam conhecer os lugares que inspiraram Jorge Amado em seus romances”. Assim, a proposta é viabilizar uma profunda transformação na geografia social do Quarteirão, com intervenções variadas de restauro, mudança de fluxos, troca de fiação aérea por fiação subterrânea e substituição do piso, da iluminação e do mobiliário urbano, entre diversas outras medidas. Ainda no bojo do “Revitalizar Amado”, a ideia é que o Quarteirão seja dividido em roteiros de visitação. Entre eles, “Jorge Amado conta as suas histórias”, “Gabriela, Cravo e Canela”, “A fauna e a flora da Mata Atlântica”, “O Bataclan e a vida boêmia”, “O porto e seus personagens”, “O ciclo do cacau” e “O comércio de Ilhéus”.
Preservar Amado – Por sua vez, a restauração do Casarão Jorge Amado se dará no âmbito do “Preservar Amado”. O projeto enfatiza o fato de que “o imóvel, antigo palacete onde o autor passou a infância e parte da adolescência, é visitado por turistas vindos de todos os cantos do país e do exterior”. O trabalho lembra que foi nesta casa que Jorge escreveu seu primeiro romance, intitulado “O País do Carnaval”. “O palacete, que hoje abriga a Casa de Cultura Jorge Amado, foi uma das primeiras residências da cidade, construída ainda na década de 20”, detalha o projeto, acrescentando que trata-se de “um prédio alto e estreito, com a predominância de madeiras no piso, no teto e na escada interna, além de lambris e belos vitrais portugueses”. Como complemento, será realizado o “Ensinar Amado”, uma vez que além de seu papel como Centro de Memória e atração turística internacional, o Casarão abriga a promoção de diversas oficinas e inúmeros cursos de arte voltados para todas as camadas da população de Ilhéus.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário