quinta-feira, 12 de abril de 2012

Diário da CNBB

REFLEXÃOQuando a comunidade está reunida, realiza-se a experiência pascal, a experiência da presença do Ressuscitado. Esta presença é a manifestação do Deus da Paz, o Deus real, o Deus vivo e verdadeiro, do Deus que é solidário com os homens e está sempre participando de suas vidas, mesmos que eles não sejam capazes de perceber isso. Não é a manifestação de um fantasma qualquer. Esta experiência comunitária da presença do Ressuscitado faz com que a comunidade se torne evangelizadora, testemunha de todos os valores pelos quais Jesus morreu e ressuscitou, se torne testemunha de que de fato Jesus é o Filho do Deus vivo, que cumpriu plenamente a vontade do Pai.

NOTÍCIASCNBB realiza missa para parlamentares
Os preparativos para a Semana Missionária
Comissão Bíblico-catequética investe na formação através de seu blog
4º Seminário Regional da Comissão para o Laicato
CNBB realiza missa para parlamentares
Na manhã desta quinta-feira, 12, foi realizada na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a Missa com os Parlamentares. A celebração é uma tradição realizada na terceira semana de cada mês, especificamente, as quintas-feiras. No entanto, devido a 50ª Assembleia Geral dos Bispos, que ocorrerá entre os dias 17 e 26 de abril, em Aparecida (SP), a missa foi, excepcionalmente, antecipada para a segunda semana neste mês de abril.
A celebração eucarística, presidida pelo subsecretário de pastoral da CNBB, padre Francisco Wloch, teve início às 8h, na Capela Nossa Senhora Aparecida, e foi organizada pela Assessoria Política da CNBB e a Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP). Voltada para deputados, senadores, assessores parlamentares e familiares, a ocasião contou com a presença de lideranças de diversos partidos.
Após a missa, os participantes foram convidados para um café, para estreitar laços de fraternidade e amizade.

Os preparativos para a Semana Missionária
Tem muita gente pensando e trabalhando para que a Semana Missionária - dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013 - desperte no coração da juventude e de toda a Igreja no Brasil a realidade que inspirou o Documento de Aparecida: somos “Discípulos Missionários”.
Nesta semana, os assessores das Comissões Episcopais Pastorais: da Juventude, Ecumenismo, Ministérios Ordenados, Caridade Justiça e Paz, Educação e Cultura, representantes dos Salesianos, Regnum Christi e das Pontifícias Obras Missionárias, se reuniram para debater e planejar as atividades que serão propostas para as dioceses, em todo o país, vivenciarem com os jovens brasileiros e peregrinos estrangeiros, nesta Semana Missionária.
A finalidade desta programação é revelar a identidade eclesial da juventude, redescobrir seu valor e sua força evangelizadora, tão essencial para a Vida e Missão da Igreja, os frutos que se esperam são concretos e duradouros dentro desta dimensão. O foco da programação é atingir a todos: brasileiros e estrangeiros, para que se envolvam em atividades missionárias, culturais, ação social, tudo à Luz do tema da JMJ Rio 2013 “Ide e fazei discípulos todos os povos”.
A corrida é contra o tempo para finalizar a programação, a fim de que este material chegue às Dioceses do Brasil e seja uma base, uma direção para tudo que será realizado nestes dias da Semana Missionária, obviamente dentro da realidade de casa Igreja particular.
Que o clima da Jornada Mundial da Juventude invada o coração de todos nós, não apenas da juventude, a fim de que desde o dia 17 de julho, quando começa a Semana Missionária até o dia 28 de julho no encerramento da JMJ Rio 2013 tenhamos um país verdadeiramente Discípulo Missionário de Cristo Jesus.

Comissão Bíblico-catequética investe na formação através de seu blog
O mundo da comunicação consegue globalizar e aproximar, unificar e encurtar distâncias. No seio da mídia moderna encontramos um espaço enorme de possibilidades “de linguagens e símbolos, métodos dinâmicos para a comunicação de todo tipo de mensagem” (DNC 168). A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB tem consciência de que não pode prescindir dos recursos tecnológicos para a sua evangelização, para o anúncio da mensagem de Jesus. Segundo o integrante da Comissão, dom Paulo Mendes Peixoto “não podemos deixar de marcar presença junto aos meios de comunicação, especialmente os mais massivos e mais utilizados pelo povo para expressar a fé em linguagem capaz de realmente comunicar”.
Pensando nas palavras de dom Paulo, foi criado em setembro de 2010 o blog Catequese e Bíblia, que tem como objetivo divulgar as ações e os trabalhos da Comissão, dos Regionais e dos catequistas pelo Brasil e pelo mundo, com notícias, artigos de formação, reflexões, depoimentos, material e partilha. Com o intuito de incrementar o blog, nasceu no último dia 1º de abril, a primeira equipe do blogger Catequese e Bíblia, que tem como coordenadores o presidente da Comissão Bíblico-catequética, dom Jacinto Bergmann; o arcebispo de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto; e os assessores da Comissão, Maria Cecília Rover e padre Décio Walker.
O blog é administrado por Joseilton Luz, leigo e que trabalha na Comunicação Social do Exército Brasileiro e faz parte da Comissão Arquidiocesana de Catequese de Maceió (AL).
Escritores do Blog
O blog terá vários especialistas em diversos assuntos ligados a Bíblia e a Catequese. Com o tema “A Fé no Evangelho de Marcos”, o escritor será dom José Antônio Peruzzo, bispo de Palmas/Francisco Beltrão (PR). Professor de Sagrada Escritura e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética.
Sobre “Reflexão da Homilia Dominical”, será dom Paulo Mendes Peixoto. “A Animação Bíblico-Catequética nos Novos Tempos” será Imaculada Cintra, de Franca (SP), leiga e que estará representando os catequistas blogueiros. “Encontros que despertam a Fé”, terá como articulista a irmã Maria Aparecida Barboza, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e doutoranda em Sagrada Escritura.
O tema do “Concilio Vaticano II e Catequese” ficará a cargo do irmão Israel José Nery, membro do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs (Fundado por São João Batista de La Salle). “Planejamento Bíblico-Catequético” será debatido por Luiz Carlos Ramos da Silva. Já a assessora da CNBB, Maria Cecília Rover ficará com a temática “Leitura Orante da Bíblia”. Outro assessor da CNBB, da Comissão para a Doutrina da Fé, padre Antônio Luiz Catelan abordará as questões referente ao “Comentário às catequeses do Papa”. Com o tema “Animação Bíblico-Catequética e as Novas Mídias”, o padre Clóvis Andrade de Melo, assessor de Comunicação da Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA), também estará presente com textos no blog da Comissão Bíblico-catequética.
O outro assessor da Comissão Bíblico-catequética, padre Décio Walker destacará assuntos ligados a “Espiritualidade do Catequista”.
O tema “Psicopedagogia Catequética” ficará com os padres Eduardo Calandro e Jordélio Siles Ledo, e “Formação de Catequistas” com o padre Jânison de Sá Santos, que foi assessor da Comissão para Animação Bíblico-Catequética no quadriênio de 2004 a 2007. “Iniciação à Vida Cristã” será com o padre Luís Gonzaga Bolinelli.
“Compreendendo Melhor a Fé à luz do Catecismo”, está a cargo do padre Luiz Alves de Lima, professor universitário há 35 anos. “Homilia Dominical” com o padre Roberto Nentwig, mestre em Teologia; “Experiências de Iniciação à Vida Cristã dos Regionais”, com Regina Mantovani, coordenadora do Regional Sul 2 e “Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso”, com Therezinha Cruz.
Para acessar o blog clique aqui.

4º Seminário Regional da Comissão para o Laicato
Acontece na Casa de Retiros das irmãs Sacramentinas, em Belo Horizonte (MG), entre os dias 13 e 15 de abril, evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais). Trata-se do 4º Seminário Regional da Comissão para o Laicato com representantes e lideranças dos setores que compõem a Comissão Laicato: Setor Juventude, Conselho Regional de Leigos e  Comunidades Eclesiais de Base.
O 4º Seminário com o tema “Leigos e Leigas a partir do Vaticano II, Aparecida e Diretrizes Gerais - Um olhar sobre a Comissão do Laicato” tem por objetivos dar continuidade à construção da identidade da Comissão para o  Laicato no Regional Leste 2 à luz do Concílio Vaticano II, da 5ª Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015.
Para assessorar o tema do Seminário, os participantes terão a presença do bispo emérito de Santa Cruz do Sul (RS), dom Aloísio Sinésio Bohn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário