quinta-feira, 19 de abril de 2012

Nota Pública sobre os conflitos indígenas na Bahia

Embora a FAEB reconheça que a solução para o recente conflito entre índios e produtores rurais de Pau Brasil e Itajú do Colônia esteja nas mãos do Supremo Tribunal Federal, apelamos à Exma. Presidente da República, Dilma Roussef, e ao Exmo. Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, para que cumpram seu papel constitucional e tragam de volta a paz e a tranquilidade para aqueles municípios, não deixando prosperar o clima de violência que atinge níveis insuportáveis.

A FAEB solicita que, com urgência, seja garantida a integridade das pessoas e propriedades, enviando a Polícia Federal e a Polícia Militar para manter a ordem no local. Nenhum tipo de violência pode ser tolerado. É preciso criar, imediatamente, espaços de negociação para aliviar as tensões entre as duas partes, evitando mortes inúteis.
Os problemas de Pau Brasil e Itajú do Colônia extrapolam todos os níveis de racionalidade. A região virou um faroeste sem lei, sem polícia, sem direitos.
A FAEB alerta que, caso o conflito se arraste, os ânimos vão se acirrar ainda mais, com resultados imprevisíveis. É inaceitável a sensação de omissão que perdura na região. A ausência dos governos federal e estadual dá margem para que as partes tentem fazer justiça com as próprias mãos.
A falta do poder público na região gera uma insuportável insegurança para todos, servindo ainda de um exemplo negativo para outras possíveis situações de conflitos futuros em outras regiões do estado e do país.
Os produtores e as entidades representativas do setor já estudam medidas para solicitar uma intervenção federal na Bahia, e assim, dar um basta a essa violência desenfreada.
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário