quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sábado de aleluia tem Pan America Cup de Triathlon em Ilhéus

 Está tudo pronto para o Pan America Cup de Triathlon, que será realizado neste sábado de aleluia (7), a partir do meio-dia na Praia do Cristo, em Ilhéus. Cerca de 300 atletas, de nove países participam da prova e de mais dois eventos simultâneos: o Norte Nordeste – Sprint e o Campeonato Baiano - Sprint. A promoção é da Associação Panamericana de Triathlon (Patco), em parceria com a Confederação Brasileira (CBTri), Federação Baiana (Febatri) e Prefeitura, através da Superintendência de Esportes e das secretarias de Turismo, Saúde, Desenvolvimento Urbano e Segurança, Transporte e Trânsito.

O Pan American Cup – Standard é uma das seletivas para as Olimpíadas de Londres e, este ano, já foi realizado em diversas cidades, como João Pessoa, na Paraíba; Lima, no Peru; e Ixtapa, no México. A prova terá 1.500 metros de natação (praia do Cristo), 40 quilômetros de ciclismo (avenida Soares Lopes e Quarteirão Jorge Amado) e 10 quilômetros de corrida (avenida Soares Lopes e Quarteirão Jorge Amado). Já o Norte Nordeste – Sprint e o Campeonato Baiano - Sprint, que utilizarão o mesmo circuito do Panamerican Cup, terão 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida.
Além de recolocar Ilhéus no circuito internacional do Triathlon, a prova tem ainda o objetivo de reafirmar a nossa capacidade de voltarmos a realizar a Copa do Mundo aqui, coisa que não acontece desde 95, afirma o superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky. ”O fato é que Ilhéus volta a ser a capital brasileira do Triathlon e, consequentemente, uma das cidades mais importantes do mundo no contexto esportivo”, comemora.
Infraestrutura - Já foram montadas arquibancadas e grades disciplinadoras ao longo de parte do percurso. A estrutura que ficará concentrada na Praia do Cristo contará ainda com camarote das autoridades, pórtico de chegada, bicicletaria (espaço para transições) e estandes para massagem, hidratação e assistência médica. Também ficarão disponíveis, no local, ambulâncias e diversos acessórios e instrumentos de atendimento médico, com o objetivo de oferecer uma maior tranquilidade aos atletas e ao público.
O evento contará, ainda, com o trabalho de agentes de trânsito, guardas municipais, policiais militares, Corpo de Bombeiros e integrantes do Exército Nacional. “Além destes, os eventos de sábado também terão a participação de cerca de 100 pessoas de apoio, pertencentes aos cursos de Nutrição da Faculdade de Ilhéus e de Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)”, informou Alberto Kruschewsky.
A entrega dos kits está prevista para esta quinta-feira (6), no período das 15 às 17 horas, no Opaba Praia Hotel. No mesmo local, das 18 às 19 horas, os triatletas participam de Congresso Técnico, ministrado por representantes da Confederação brasileira de Triathlon, entre eles o superintendente da (CBTri), Roberto Menescal. Às 20 horas, a programação que antecede a Copa Intercontinental será encerrada com jantar de massas para os participantes. No sábado (7), a prova principal está prevista para 12h30min. A premiação contará com troféus, medalhas e prêmio em dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário