segunda-feira, 16 de abril de 2012

UESC tem o 1º Mestrado Acadêmico em Educação Matemática da Bahia

A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, professora Adélia Pinheiro, confirmou a aprovação do  primeiro Mestrado Acadêmico em Educação Matemática da Bahia para a Universidade. O curso  foi aprovado durante a  134ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e o processo seletivo está  previsto para o mês de junho e o início das atividades em agosto. O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPEM) deve dispor de até 15 vagas para sua primeira turma.

De acordo com a professora/dra. Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, coordenadora do curso, "o  Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPEM), com ofertas de vagas para Mestrado stricto sensu, está  ancorado na experiência institucional adquirida pelo corpo docente da área de Educação Matemática e em parceria com docentes de outras áreas da UESC. O  projeto de implantação do PPEM vai ao encontro das demandas sociais nacionais e regionais pela qualificação de recursos humanos, sobretudo respondendo à necessidade de consolidação de um espaço de pesquisa e formação de pesquisadores para o desenvolvimento e difusão de conhecimentos voltados para a  melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da Matemática nos diversos níveis e modalidades de ensino."
- " Compreendendo a Educação Matemática como práxis contínua que envolve a reflexão crítica sobre as relações entre conhecimento específico da Matemática e as concepções, processo e práticas envolvidos no seu ensino e na sua aprendizagem, se destacam entre os objetos de investigação preferenciais dessa área, em diversos contextos os fenômenos nos quais: a qualidade das aprendizagens de conhecimentos matemáticos tem participado, direta ou indiretamente, da produção do fracasso escolar e de processos de alienação e exclusão social, seja pelas condições de oferta destes conhecimentos ou pela negação a seu acesso.”
-"Como também, ocorrem processos de desenvolvimento profissional de docentes que ensinam matemática, seja em cursos de licenciatura, seja em instituições nas quais a atuação docente se processa, considerando os contextos sócio-culturais, os saberes e as necessidades  dos sujeitos envolvidos." 
"Ocorrem ainda, processos de planejamento, desenvolvimento, avaliação, institucionalização de práticas de ensino e aprendizagem, visando a superação do fracasso escolar, a inclusão social e tecnológica, a conscientização e emancipação do ser humano, por meio da aprendizagem de conhecimentos matemáticos, com a qualidade." explica a professora."
A coordenadora do PPEM, destaca que para a investigação desses fenômenos e elaboração de ações que transformem a realidade do ensino na região, a UESC cumpre mais uma vez seu papel social e, com pioneirismo, amplia ainda mais as opções de pós-graduação na sua área de abrangência.
A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Élida Ferreira,  enfatizou que "a  notícia foi recebida com entusiasmo pela comunidade regional e saudada por educadores de todo o país, e de maneira especial o estado, por se tratar do primeiro programa de pós-graduação stricto sensu da Bahia, criado para qualificar profissionais de nível superior especificamente na Área de Educação Matemática".

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