terça-feira, 8 de maio de 2012

Polícia busca suspeitos de divulgação de fotos de Carolina Dieckmann

(O Globo) - O computador pessoal da atriz Carolina Dieckmann foi enviado nesta segunda-feira para o Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e será periciado. Segundo informações da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), há equipes nas ruas para tentar identificar possíveis suspeitos de terem divulgado fotos da atriz nua em sites, após tentativas de extorqui-la (por e-mail e telefone) para evitar a divulgação. O delegado Gilson Perdigão, titular da especializada, instaurou inquérito policial para apurar os crimes de extorsão qualificada, difamação e furto.

O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, disse, na tarde desta segunda-feira, que as fotos da atriz Carolina Dieckmann nua que vazaram na internet foram tiradas na intimidade dela e do marido, o diretor Tiago Worcman. Segundo Kakay, os dois sites ingleses que divulgaram fotos da atriz nua já foram notificados e retiraram as imagens publicadas. A atriz, que estava desde as 9h10m na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), no Centro do Rio, onde prestou depoimento, só deixou o local por volta das 16h30m. A assessoria da Polícia Civil informou no início da tarde desta segunda-feira que, além dela, mais duas pessoas foram ouvidas em depoimento: o empresário e o secretário da atriz.
- Isso é uma questão séria. Temos que discutir no Brasil uma regulamentação para os crimes de internet. Não existe uma lei de internet. Estamos usando o código penal. Acho que há uma difamação porque foi o uso indevido da imagem dela, que é uma pessoa pública, mas tem o direito à intimidade. Essas fotos foram tiradas na intimidade do casal - disse Kakay.
De acordo com o advogado, o site Google também foi notificado para que não sejam feitas buscas das fotos de Carolina. A atriz recebeu pelo menos três telefonemas e quatro ou cinco e-mails de um chantageador, que cobrava R$ 10 mil para que as imagens não fossem divulgadas. A suspeita é de que as imagens foram roubadas do computador da atriz há dois meses, quando ela levou o equipamento para manutenção.
As fotografias em que a atriz Carolina Dieckmann aparecem nua foram inicialmente divulgadas na internet por um site pornográfico hospedado em Londres, segundo informações do advogado da atriz. Ele contou que já enviou um e-mail ao responsável jurídico pelo site informando que as fotos são produto de furto e que há uma investigação a respeito no Brasil. Ainda segundo Kakay, o site já teria respondido que, quando comprovada a ofensa contra a atriz, eles iriam retirar as fotos do ar.
De acordo com o advogado, Carolina reagiu imediatamente à tentativa de extorsão e, com a ajuda de um conhecido da área de segurança, tentou armar flagrante:
- Desde o primeiro momento em que tentaram fazer essa extorsão, ela reagiu. Tomou providências por meio de uma pessoa da área de segurança, com quem tem relacionamento. Essa pessoa estava orientando a Carolina e pediu que ela respondesse aos e-mails, na hipótese de armar o flagrante - explicou o advogado.
Ainda nesta segunda-feira, o advogado pretende entrar com duas ações: uma inibitória, para impedir que as fotos continuem no ar, sob pena de multa diária; e a outra criminal, para apurar quem retirou as imagens do computador de Carolina e as colocou no ar.
Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, foi contratado ainda no sábado pela atriz, como adiantou Ancelmo Gois em seu blog no site do GLOBO. O criminalista pediu ao delegado Gilson Perdigão, titular da DRCI, a abertura de inquérito para que o responsável pelo roubo das imagens guardadas no computador pessoal da atriz seja descoberto.
- Tenho a convicção de que chegaremos ao autor do crime. Ao contrário do que as pessoas pensam, esses crimes deixam rastros. Povavelmente, vamos conseguir chegar o mais cedo do que se pensa ao autor - afirma o advogado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário