sexta-feira, 4 de maio de 2012

Santa Casa de Itabuna tem nova máquina de Hemodinâmica

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna realizou recente investimento na Unidade de Hemodinâmica da instituição com a troca da máquina Cignus da VMI por um aparelho Allura Xper FD10. O novo sistema de radiologia biplano cardiovascular fornece as ferramentas necessárias para executar procedimentos cardiovasculares intervencionistas complexos, garantindo visualização excepcional da anatomia cardíaca em exames em que o meio de contraste e a dose de radiação realmente importam. O investimento estratégico é exclusivo para todo interior da Bahia e é parte do projeto de tornar autônoma a Unidade Coronariana da instituição.  

Com a nova máquina Allura Xper FD10 são fornecidos recursos especiais e protocolos para cardiologia intervencionista, cardiologia pediátrica ou eletrofisiologia (EP). Para o médico hemodinamicista chefe do Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Gláucio Werneck, a implantação da nova máquina é um investimento que priorizou o que há de melhor na tecnologia em tratamento percutâneo das doenças do coração e dos membros periféricos, como aneurisma cerebral, má formação de artérias venosas cerebrais, doenças arteriosclerósticas envolvendo outras partes do organismo como membros inferiores, rins, embolizações hepáticas e tratamentos de tumores hepáticos. “Podemos encontrar em território nacional ou internacional equipamento similar ao que temos hoje na Santa Casa de Itabuna, mas não com tecnologia superior à nossa”, definiu Gláucio.
Além do aumento da capacidade para a realização dos diagnósticos invasivos e tratamentos já habituais, novos procediemntos passaram a ser realizados com a chegada do novo equipamento, a exemplo do tratamento dos aneurismas cerebrais de alta complexidade. “São casos em que é extremamente necessário o uso da tecnologia 3D, com isso conseguimos delimitar de forma precisa a anatomia do aneurisma, o colo e o tamanho, precisão que com o método digital ainda não era possível”, declarou o hemodinamicista Gláucio Werneck.   
A nova máquina Allura Xper FD10 está em funcionamento há aproximadamente um mês e já apresenta uma demanda considerada surpreendente para a previsão inicial. “Já chegamos a 180 pacientes/mês e a procura tende a aumentar pela capacidade de realização de exames da máquina e pela robustez do equipamento, que permite uma gama maior de procedimentos”, declarou o chefe do Serviço. Respondendo ao serviço, o Grupo Unidade do Coração – Bahia na Santa Casa de Itabuna é composto ainda pelos médicos hemodinamicistas João Eduardo Tinoco de Paula, Antônio Carlos Botelho da Silva e Ana Paula Scher Barreto Leal. 
Presente e futuro
Além da recente aquisição da máquina Allura Xper FD10, o Serviço de Hemodinâmica da SCMI dispõe de outros equipamentos que garantem suporte aos procedimentos, a exemplo do ultrasson intracoronariano. “O serviço dispõe deste aparelho que nos garante a anatomia completa da placa arterioscleróstica, com detalhes como o tipo, a composição, a gravidade da placa, resultando numa avaliação da capacidade exata e melhor método de tratamento do paciente”, definiu Gláucio Werneck.
Os investimentos realizados no Serviço de Hemodinâmica somente foram possíveis após a certificação de toda capacidade técnica em alta complexidade instalada hoje na Santa Casa de Itabuna. “Para se ter um serviço de alta complexidade vascular é necessária a existência, em paralelo, de um suporte de medicina avançado, o que leva em conta a existência do Serviço de Hemodiálise, de Ressonância Magnética, de Tomografia Computadorizada, como exigem os próprios protocolos de instalação do serviço”, definiu o hemodinamicista.
A Santa Casa de Itabuna hoje permite não somente a instalação do Serviço de Hemodinâmica, como também a habilitação necessária para credenciamento no SUS, sistema complexo com alta demanda de solicitações. “Temos um serviço completo que não permite mais a saída de Itabuna para qualquer tratamento fora da instituição”, declarou João Eduardo.
Em fase de negociação, o Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna estará, em breve, implantando o Serviço de Eletrofisiologia, no qual se faz o tratamento percutâneo das arritmias cardíacas. “Também está prevista a inauguração da Unidade Coronariana, na qual teremos condição de tornar autônoma todo serviço cardiovascular, criando um complexo de serviços com alta resolutividade no qual se fecha o ciclo de diagnóstico e tratamento das patologias cardiovasculares”, declarou Gláucio Werneck.

Nenhum comentário:

Postar um comentário