terça-feira, 19 de junho de 2012

Comitiva de reitores garante apoio ao intercâmbio de estudantes brasileiros na Alemanha

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Adélia Pinheiro, integrante da comitiva da Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - ABRUEM, visitou Universitat de Stuttgart, na Alemanha. Segundo a professora Adélia Pinheiro “essa foi uma das instituições mais receptíveis para receber estudantes brasileiros através do Programa Ciência Sem Fronteiras, garantindo assim apoio ao intercâmbio de estudantes brasileiros. 
Na visita a Universitat de Stuttgart, a comitiva da ABRUEM foi recebida no Centro Internacional da Universidade pelo Diretor do Escritório de Assuntos Internacionais, Heiko Richter, visitaram laboratórios de pesquisa no Campus. A Universitat de Stuttgart tem as Engenharias e as Ciências Naturais como foco no ensino e na pesquisa. Além disso, a instituição é reconhecida pela sua excelente reputação nas áreas de engenharia automotiva avançada, manufatura industrial, engenharia de processo e tecnologia aeroespacial. 
A orientação internacional da instituição fica evidenciada por meio dos inúmeros cursos em inglês oferecidos. O estudante estrangeiro recebe todo apoio do Escritório de Assuntos Internacionais desde a sua chegada em Stuttgart, até a sua acomodação e cursos de alemão preparatório. 
A comitiva brasileira também foi a Universität Tübingen. O reitor Bernd Engler, apresentou a universidade, destacando suas Áreas de Excelência. Ú uma das mais antigas universidades da Alemanha é internacionalmente conhecida na área de Medicina e Ciências Naturais. Hoje, a instituição tem 22 mil alunos. Na área de Medicina, o corpo docente da Tübingen atende a 66 mil pacientes internados e 200 mil doentes ambulatórios em uma base anual. 
Essa instituição faz parte do ranking alemão de universidades de Excelência. A participação neste grupo significa o investimento de aproximadamente 100 milhões de euros nos próximos cinco anos em pesquisa, como verba extraordinária do Governo Federal Alemão. É a maior conquista que uma universidade pode alcançar academicamente na Alemanha. 
Após a apresentação do sistema ABRUEM, houve um amplo debate entre todos os participantes da reunião (reitores brasileiros e representantes da Universität Tübingen), onde ficou claro que um número considerável de vagas serão oferecidas para estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação através do Edital do Ciência Sem Fronteiras/Alemanha. A viagem dos representantes brasileiros termina no próximo dia 22 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário