domingo, 3 de junho de 2012

Diário da CNBB

REFLEXÃO
O Evangelho de hoje nos leva a questionar se a Igreja é para nós o local privilegiado para o encontro com Deus e o crescimento da fé ou é o local de práticas que têm por finalidade a nossa promoção pessoal, o lucro, a competição e a concorrência entre as pessoas, o desenvolvimento de sentimentos como ciúmes, rancor, raiva, ira, inveja, etc. A Igreja deve ser o local onde se cria comunhão entre nós e o próprio Deus e entre nós mesmos, como irmãos e irmãs. Tudo o que diverge disso não corresponde ao plano de Deus e faz com que a nossa presença na Igreja seja ocasião de pecado.
NOTÍCIAS
Base Aérea de Santa Cruz e Copacabana abrigarão eventos centrais da JMJ Rio 2013
CNBB manifesta-se contrária à proposta de Lei que altera Ficha Limpa
Encontro das TV’s católicas avalia projetos comuns
Congresso Teológico-Pastoral termina em Milão com palestra sobre a família e a festa
Católicos de Milão se esforçam na hospitalidade aos peregrinos do Encontro Mundial das Famílias
Bento XVI está em Milão para o Encontro Mundial das Famílias
Diocese de Juazeiro entrega fábrica de sabão jubileu à comunidade
Base Aérea de Santa Cruz e Copacabana abrigarão eventos centrais da JMJ Rio 2013
A praia de Copacabana (zona sul) e a base aérea de Santa Cruz (zona oeste) são os locais escolhidos pelo Vaticano para os mais importantes momentos da Jornada Mudial da Junventude (JMJ) Rio 2013, que ocorrerá entre os dias 23 e 28 de julho do próximo ano.
Em Copacabana serão realizadas a abertura da JMJ Rio 2013, a Via-Sacra, e também será o local de recepção do papa Bento XVI, momento em que o pontícife se encontrará com os milhões de jovens de todo o mundo. Na Base Aérea de Santa Cruz acontecerá o encerramento da JMJ Rio 2013, com a Vigília dos Jovens e a Missa de Envio.
“A programação do Papa só será decidida no final do ano. O Papa costuma participar de todas as estações da Via-Sacra, mas isso só poderemos afirmar no final do ano”, ponderou o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
Dois lugares marcantes, de acordo com Dom Orani: “a Base Aérea tem o nome da Terra de Santa Cruz, nome que o Brasil levou desde o início. Lá também está uma cruz antiga trazida pelos jesuítas que marca o trabalho de evangelização do Rio de Janeiro. Já Copacabana leva esse nome por causa de Nossa Senhora de Copacabana. Então, teremos Maria ao pé da Cruz – recordando bem todo o mistério de salvação”.

CNBB manifesta-se contrária à proposta de Lei que altera Ficha Limpa
Em audiência Pública, realizada na última terça-feira, 29 de maio, promovida pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania na Câmara Federal, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, por meio de seu representante, Dr. Marcelo Lavenère, manifestou-se contrária ao Projeto de Lei do deputado Silvio Costa (PTB-PE) que pretende alterar a conhecida Lei da Ficha Limpa. O Projeto estabelece que o governador, o prefeito ou servidor público que tiver suas contas rejeitadas por improbidade administrativa, em decisão irrecorrível de um Tribunal de Contas, só se tornará inelegível depois que a decisão for confirmada em sentença definitiva de órgão judicial colegiado. Durante a discussão, Dr. Lavenère, representante da CNBB e membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), organismo vinculado à Conferência, foi tratado de forma deselegante e ofensiva pelo deputado Silvio Costa. Em carta enviada pelo Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, ao senhor Presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT-SP), a CNBB manifesta a estranheza com o comportamento dispensado pelo deputado ao enviado da CNBB e afirma que “ao ofendê-lo, o deputado também ofendeu à CNBB a quem o eminente advogado representava na ocasião”. Dom Leonardo ainda ressalta que “os relevantes serviços prestados à sociedade brasileira pelo Dr. Lavenére, um dos maiores presidentes que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já teve, são um testemunho eloquente de seu compromisso com a construção de um país democrático e cidadão”. Na mesma carta, Dom Leonardo Steiner reafirma ao presidente da Câmara que “o Projeto afronta a moralidade pública e vai na contramão do anseio popular que consagrou a Ficha Limpa com quase 2 milhões de assinaturas”.  E ressalta que “a aprovação desse PL, caso ocorra, desfigurará a Ficha Limpa num dos seus pontos essenciais e contrariará a soberania popular que anseia por homens probos na administração pública”.

Encontro das TV’s católicas avalia projetos comuns
A Signis Brasil promoveu no último dia 30 de maio o segundo encontro com os representantes das TVs Católicas e a Comissão de Comunicação da CNBB. O encontro foi realizado em São Paulo (SP), e foi coordenado pela presidente de Signis Brasil, Ir. Helena Corazza. Dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão, também estava presente no encontro. Na pauta do encontro estava a avaliação da cobertura da 50ª Assembleia dos Bispos, a entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB e os preparativos para a cobertura da Jornada Mundial da Juventude (cobertura). Neste último item, o tema principal do encontro foi de buscar uma nova configuração para as TVs Católicas, como se organizar em busca de objetivos comuns.  A superintendente da TV Canção Nova Ana Paula Guimarães avalia que o encontro foi muito importante para o amadurecimento dos projetos comuns entre as emissoras. “Sinto que devemos tocar projetos juntos a favor da CNBB, melhorando os eventos que a CNBB promove, contribuindo com aquilo que já temos e aprendendo juntos uns com os outros”.O vice-presidente de Signis Brasil, Pe. César Moreira, disse que este segundo encontro foi muito positivo. “Nós tivemos a oportunidade de conversar um pouco mais sobre a possibilidade de formar uma associação de TV's católicas para organizarmos, e ter mais força para os objetivos comuns. O grupo sai daqui com um programa de trabalho juntos para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Esta vai ser a nossa oportunidade e quem sabe, ainda, de constituirmos a nossa Rede Católica de Televisão”.

Congresso Teológico-Pastoral termina em Milão com palestra sobre a família e a festa
Chegou ao fim na manhã desta sexta-feira, 01 de junho, em Milão, na Itália, o Congresso Teológico-Pastoral do VII Encontro Mundial das Famílias. O destaque deste dia foi a perspectiva da festa, abordado na palestra da professora Blanca Castilla, do Instituto da Família de Milão. Ela destacou que há divertimento, mas talvez não a festa. É na família que se aprende a fazer a festa, sobretudo no domingo. Blanca abordou o aspecto fenomenológico, insistindo no tempo para a festa, que deve ser preparado, como se prepara uma amizade. Por último, lembrou a necessidade para a família ter um tempo à mesa, um tempo de convivência, pois é nela que a festa deve acontecer. Citou um ditado da sua região: “A festa se faz na missa e em torno à mesa”. “Quando o cristão fala de festa, fala antes de tudo de domingo, com a Eucaristia no coração. Devemos guardar o domingo, e o domingo guardará a nossa fé e a dignidade de nosso povo. É um dia que salva a nossa humanidade”, explicou o padre Rafael Fornazier, assessor da Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB, que acompanhou a palestra.Encerrando o Congresso, o presidente do Pontifício Conselho para as Famílias, cardeal Ennio Antonelli, agradeceu aos organizadores, voluntários e participantes. Na parte da tarde, todos seguiram para o centro de Milão, onde puderam ouvir, em diversos locais, testemunhos de casais, sacerdotes e bispos de diferentes países. Após acolher o Santo Padre, Papa Bento XVI, na praça da Catedral de Milão, participam à noite de um concerto, no teatro Scalla, oferecido ao Papa, aos bispos e às delegações oficiais presentes no encontro.

Católicos de Milão se esforçam na hospitalidade aos peregrinos do Encontro Mundial das Famílias
O VII Encontro Mundial das Famílias, que termina no próximo domingo, 3 de junho, em Milão, na Itália, atraiu um grande número de peregrinos de mais de 50 países para uma reflexão em torno da temática do trabalho e da festa em cada família. Nesta sexta-feira, 1º de junho, um ilustre peregrino se une a esta multidão: o Papa Bento XVI. As paróquias da cidade abriram suas portas para acolher a todos os participantes, seja nas dependências das comunidades ou nas casas de seus paroquianos. E vem se destacando por uma magnífica cordialidade: preocupam-se em indicar os melhores caminhos para os locais dos eventos e se organizam para as refeições em comum, e até o transporte para o aeroporto.“A alegria era recíproca”, afirma o padre Rafael Fornazier, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB ao falar do encontro entre anfitriões e peregrinos. “Os paroquianos e párocos demonstravam sua grande felicidade em receber irmãos e irmãs vindos de toda parte. Prepararam noites com os diversos grupos, oferendo o jantar, a música e partilha fraterna. Com certeza, a fé de todos foi renovada”.

Bento XVI está em Milão para o Encontro Mundial das Famílias
No final da tarde desta sexta-feira, 1º de junho, horário local, o papa Bento XVI chegou a Milão para participar do VII Encontro Mundial das Famílias. De papamóvel, a comitiva papal seguiu para a Praça da Catedral de Milão, onde ocorreu o primeiro encontro com a população da cidade e os peregrinos que participam do evento, desde a última terça-feira. No discurso de boas-vindas o Pontífice expressou a sua alegria e gratidão a Deus pela oportunidade de visitar a cidade. Bento XVI evidenciou o fato de seu primeiro encontro com os milaneses dar-se na Praça da Catedral, coração de Milão. Referindo-se ao estilo gótico da catedral, frisou que sua "selva de agulhas convida-nos a olhar para o alto, para Deus".O papa quis dirigir uma particular saudação aos representantes das famílias – provenientes do mundo inteiro – que participam deste Encontro Mundial. Também parabenizou a Arquidiocese de Milão pelas iniciativas em favor das famílias necessitadas mais atingidas pela crise econômica e financeira, e por ter imediatamente, junto a toda a Igreja e sociedade civil italiana, socorrido as populações vítimas dos terremotos que nestes dias têm sacudido o norte da Itália. Em seguida, referindo-se ao VII Encontro Mundial das Famílias, ressaltou que o mesmo lhe oferece a ocasião de visitar a cidade de Milão. Para a noite desta sexta-feira, o Santo Padre assiste no "Teatro alla Scala" de Milão, a um concerto em sua homenagem, oferecido também às delegações oficiais do Encontro Mundial das Famílias.

Diocese de Juazeiro entrega fábrica de sabão jubileu à comunidade
Uma pequena iniciativa tem mobilizado os moradores do bairro Alagadiço em Juazeiro (BA). Voluntários do Movimento dos Vicentinos da Paróquia São Cosme e São Damião que representa o Projeto Grupo de Apoio Social e Humanitário (GASH), tomaram a iniciativa de recolher óleo de cozinha usado para fabricar sabão.
A diocese de Juazeiro da Bahia, em comemoração ao seu Jubileu de ouro “50 anos de missão a serviço da vida,” faz entrega da fábrica de sabão Jubileu à comunidade, dia 05 de Junho de 2012, dia Internacional do Meio Ambiente.A Fundação Banco do Brasil também contribuiu com a iniciativa, com a doação de veículo e máquinas para fabricação do sabão ecológico.
A consciência dos moradores e da vizinhança que a cada litro de óleo jogado no esgoto ou na pia da cozinha, contamina um milhão de litros de água, fez com que a comunidade passasse a levar o óleo usado de suas casas para a Paróquia.
O evento de entrega da fábrica será a partir das 16h, com a abertura do local à visitação. Aqueles que levarem óleo usado receberão sabão ecológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário