sexta-feira, 22 de junho de 2012

Diário da CNBB

REFLEXÃO
A eficácia da oração não é determinada pela quantidade de palavras nela presentes, pelo seu volume ou pela sua visibilidade, mas antes de tudo pela capacidade de estabelecer um relacionamento sério, profundo e filial com Deus. Quem fala muito, grita e fica repetindo palavras é pagão, que não é capaz de reconhecer a proximidade de Deus e ter uma intimidade de vida com ele. A oração também deve ter um vínculo muito profundo com o próprio desejo de conversão e de busca de vida nova, de modo que ela não seja discursiva, mas existencial e o falar com Deussignifique estabelecer um compromisso de vida com ele e para ele.
NOTÍCIAS
Bispos avaliam a 50ª Assembleia Geral da CNBB
Comissão de Comunicação da CNBB apresenta aos bispos o Projeto RIIBRA
Morre o arcebispo de Ribeirão Preto, dom Joviano de Lima Júnior
Nota de condolências pelo falecimento de dom Joviano de Lima Júnior
Termina hoje IX Encontro de CEBs Latino-americano e Caribenho
Comissão para Juventude apresenta Semana Missionária
Bispos avaliam a 50ª Assembleia Geral da CNBB
O segundo dia, da reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, iniciou com uma missa presidida pelo núncio apostólico, dom Giovanni D'Aniello. Em seguida, no auditório, o núncio agradeceu o convite e disse que está rezando para o êxito dareunião.
O arcebispo de Florianópolis (SC), dom Wilson Tadeu Jönck, responsável pela avaliação dos bispos na 50ª Assembleia Geral, apresentou aos bispos do Conselho Permanente a avaliação final que os bispos fizeram da Assembleia. “Ao todo, os bispos avaliaram como muito positiva a histórica 50ª Assembleia Geral. Em quase todas as observações há cumprimentos à Presidência pela forma que conduziu a Assembleia avaliada muito positivamente”, enfatizou o arcebispo.
O assessor político da CNBB, padre Geraldo Martins, auxiliou o arcebispo esmiuçando os dados apresentados. Além disso, apresentou oito grupos de sugestões que os bispos fizeram para a escolha do tema do retiro para a 51ª AG. “Fé (tendo como grande motivação o Ano da Fé); Ministério Episcopal; Evangelização/Missão; Juventude; Discipulado; Espiritualidade; Igreja e opção pelos pobres e Palavra de Deus”, enumerou o assessor. Também fez um balanço sobra a Intranet, o orientador do retiro dos bispos e observações gerais e recomendações.

Comissão de Comunicação da CNBB apresenta aos bispos oProjeto RIIBRA

O padre Clovis Andrade, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, apresentou aos bispos do Conselho Permanente a Rede de Informática da Igreja no Brasil, RIIBRA.
O padre destacou os projetos da RIIBRA, como o Episcopo.Net, que é uma plataforma para os bispos do Brasil, da América Latina e Caribe para interação entre eles. Nesta plataforma haverá um correio eletrônico próprio, um disco virtual para armazenamento de dados e possibilidade da realização de videoconferências.
Outro grande projeto é a formação e capacitação de agentes nas dioceses, paróquias para as novas mídias.
“O grande desafio não é como usar as redes sociais, mas como estar nas redes sociais”, disse o padre Clovis, citando o integrante do Pontifício Conselho para as Comunicações, padre Antônio Spadaro.
“Outro projeto que trabalhamos é sobre a Catequese e Novas Mídias, na formação de catequistas com ensino a distância, auxiliado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e catecismo interativo, por meio dos smartphones e tablets”, divulgou o padre Clovis.
A pedido do Pontifício Conselho para as Comunicações, a Comissão para a Comunicação da CNBB está também fazendo um mapeamento de conectividade do Brasil. “Queremos identificar a presença da Igreja na Rede; integrar e fortalecer iniciativas já existentes e desenvolver projetos de inclusão digital onde estão deficitárias”, explicou o assessor da CNBB.
Guiacatólico.com
Apresentando uma nova plataforma de busca de dados estatístico da Igreja católica no Brasil, o senhor Fábio Castro, da empresa de comunicação especializada no segmento católico, PromoCat Marketing Integrado, apresentou aos bispos o “Guia Católico”.
Segundo Fábio, o Guia Católico é a proposta de unificação, informatização e comunicação de dados da Igreja Católica no Brasil, que está sendo feito pelo Centro de Estatísticas Religiosas e Investigação Social (CERIS) em conjunto com a PromoCat.
O Portal GuiaCatólico.com, segundo informações em seu site, é o maior centro de buscas sobre a presença da Igreja no Brasil. Baseado nas informações do Censo Anual da Igreja Católica – Caic-BR, sua atualização é permanente. Este novo sistema, sob responsabilidade da Promocat, permite uma integração direta entre todos os membros cadastrados. Por meio do Portal de buscas, o usuário encontra todas as informações sobre a Igreja no Brasil, tanto da estrutura jurídica (dioceses, paróquias, institutos, etc.), como também das pessoas físicas (bispos, padres, religiosas, diáconos, etc.). Há também uma rede social e outras ferramentas para a expansão da comunicação entre as células católicas.
De acordo com Fábio, o Guia Católico também atinge os leigos engajados nos movimentos e pastorais da Igreja. As atividades estatísticas do CERIS também são administradas por este sistema, além disso, são fornecidos dados para pesquisas quantitativas e qualitativas de forma mais apurada e atenta a realidade de cada um dos 17 Regional da CNBB e suas dioceses.

Morre o arcebispo de Ribeirão Preto, dom Joviano de Lima Júnior

A arquidiocese de Ribeirão Preto(SP) acaba de informar o falecimento de dom Joviano de Lima Júnior, aos 70 anos. Dom Joviano estava internado no Hospital São Francisco, em Ribeirão Preto, desde o dia 10 de junho. Nos últimos três anos o arcebispo enfrentou a batalha contra o câncer no intestino.
“Nesta hora de tristeza, anima-nos a certeza da promessa do Cristo que disse: ‘Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá’ (Jo 11,25). Agradecemos a Deus pelo dedicado e frutuoso ministério de dom Joviano, em 06 anos de pastoreio à frente da arquidiocese de Ribeirão Preto”, diz um trecho da nota de falecimento da arquidiocese.
O velório será na Catedral Metropolitana de São Sebastião, logo após a chegada do corpo, na noite de hoje, 21 de junho.
A Celebração Exequial, seguida do sepultamento, será no sábado, 23 de junho, às 10h, na Catedral.
Dom Joviano era mineiro de Uberaba e trabalhou na CNBB como Delegado junto ao Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais (2003-2009); presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia (2007 – 2011) e presidente da Comissão para os Textos Litúrgicos (CETEL) (2007 – 2011).

Nota de condolências pelo falecimento de dom Joviano de Lima Júnior
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu, no final da tarde desta quinta-feira, 21 de junho, nota depesar pelo falecimento do arcebispo de Ribeirão Preto, dom Joviano Lima Júnior. Depois de três meses enfrentando a luta contra o câncer, o arcebispo faleceu hoje, e seu corpo será velado nesta sexta-feira, na Catedral São Sebastião. O sepultamento está previsto para a manhã do próximo sábado.A seguir, a íntegra da nota da CNBB:Nota de condolências pelo falecimento de dom Joviano de Lima JúniorA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta o seu pesar pelo falecimento do arcebispo de Ribeirão Preto, dom Joviano de Lima Júnior, SSS. Apesar da tristeza da notícia, renovamos a nossa fé no Cristo Ressuscitado, no qual depositamos a nossa certeza e esperança.Mineiro de Uberaba, dom Joviano era membro da Congregação do Santíssimo Sacramento, na qual ingressou em 1964. Teve uma atuação ministerial bastante profícua em diversas outras cidades do Brasil e do exterior. Como conselheiro e vigário geral, foi, por diversos anos, responsável pelas regiões da Congregação na Ásia e na África.Nomeado bispo em 1995, foi enviado para a diocese de São Carlos, e em 2006 foi transferido para a arquidiocese de Ribeirão Preto. Nestas duas dioceses, desempenhou um serviço animando a pastoral, sempre com a marca de seu dinamismo missionário.Na Conferência Episcopal, dom Joviano foi uma presença importante e produtiva. Foi membro do Conselho Episcopal de Pastoral, presidente daComissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, membro do Conselho Econômico da CNBB e presidente da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos.Como bispo delegado da CNBB para os Congressos Eucarísticos Internacionais, esteve no Canadá em 2008, e também na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em 2008 em Roma.“Deus está conosco”: que este lema episcopal de dom Joviano ilumine nesta hora o Povo de Deus da Arquidiocese de Ribeirão Preto, e sirva de inspiração também em seu dinamismo e ardor apostólico. Nosso abraço fraterno também aos familiares e aos Religiosos Sacramentinos.Dom Leonardo Ulrich SteinerBispo Auxiliar de BrasíliaSecretário Geral da CNBB

Termina hoje IX Encontro de CEBs Latino-americano e Caribenho
Aberto no último dia 16 de junho, termina hoje em San Pedro Sula, Honduras, o 9º encontro de CEBs latino-americano e caribenho. A pauta do encontro previa uma reflexão sobre a análise de conjuntura da região, bem como a atuação das comunidades de base. O padre Vileci Vidal, coordenador do 13º Intereclesial brasileiro, marcado para o ano que vem em Juazeiro do Norte (CE), participou do evento.Ele destacou que frente a situação atual do continente, os participantes perceberam que o Espírito de Jesus inspira o trabalho das comunidades de base. “Os grupos de estudo ajudaram a dar um panorama da realidade da América Latina na dimensão política, econômica, social, educacional, ecológica, além do pluralismo religioso e eclesial. Frente aos aspectos relevantes apresentados destacou-se que devemos estar atentos ao sistema ecobiopolítico, como fluxo de vida donde se define o alimento com a presença de três elementos necessários água, ar e energia”, relatou. A assembleia frisou as conclusões do relançamento das CEBs na América Latina que, nos últimos quatros anos, fortaleceram a formação e articulação. O encontro encerra-se com a busca da afirmação de um compromisso frente às diferentes lutas, iluminada pela reflexão bíblico-teológica. Participaram do evento cerca de 200 delegados. Padre Vileci afirma que a representação brasileira destacou o documento 92 da CNBB, que ajudou narevitalização e fortalecimento das CEBs através dos encontros das grandes regiões, encontros regionais e diocesanos, rumo ao 13º Intereclesial. “A Assembleia em Honduras foi uma riqueza pela sua diversidade cultural, a presença de representantes das comunidades indígenas e afro americanas”.

Comissão para Juventude apresenta Semana Missionária
Os bispos que participam do Conselho Permanente da CNBB acompanharam durante a tarde desta quinta-feira, 21 de junho, a apresentação sobre os preparativos para a Semana Missionária, queantecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro em 2013.De acordo com o assessor da Comissão para a Juventude, padre Carlos Sávio Ribeiro, serão elaborados subsídios para a preparação dos jovens e adultos participantes, além de um manual de instruções para o projeto do evento em cada diocese. Este último material será destinado a bispos e líderes diocesanos de juventude.O assessor revelou que, até o momento, foram disponibilizadas 358.170 vagas para os missionários estrangeiros nas dioceses brasileiras, especialmente na região sudeste. Comunicou também que tais missionários já terão as despesas de viagens pagas por seus países de origem.Adiantou também que a programação da Semana Missionária, marcada para 16 a 20 de julho de 2013, prevê momentos de formação, oração, cultura e ação missionária. A proposta é de que o encerramento, com missa de envio para a JMJ, seja realizada em um santuário diocesano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário