terça-feira, 26 de junho de 2012

Diário da CNBB

 REFLEXÃO
A maioria das pessoas está mais preocupada com os pecados dos outros do que com os próprios, sempre apresentando o argumento de que os pecados dos outros são mais graves e exigem uma maior preocupação. O trabalho de transformação do mundo deve começar pela transformação e pela conversão pessoal. Se cada pessoa estivesse realmente preocupada com a própria conversão e de fato fizesse tudo o que está ao seu alcance, contando com a graça divina para uma verdadeira mudança de vida, muitos dos problemas que estão presentes na nossa sociedade já estariam superados. Portanto, que cada um olhe para si, se descubra pecador e se converta, para contribuir de fato com a conversão do mundo.
 NOTÍCIAS
Reunião em Belo Horizonte traça novos capítulos para o subsídio do Setor Universidades
Pastoral da Educação do Regional Leste 1 convoca mobilização 
Reunião em Belo Horizonte traça novos capítulos para o subsídio do Setor Universidades
Os integrantes do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram em Belo Horizonte (MG), de 20 a 22 de junho, na casa das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora, para dar continuidade à elaboração do subsidio das Linhas Gerais da Ação Evangelizadora nas Instituições de Ensino Superior.
Em 2006, sendo bispo referencial do Setor, dom Eduardo Benes de Sales, arcebispo de Sorocaba (SP), preparou um pequeno texto intitulado: “Ação Evangelizadora no meio Universitário”, na qual se recolhiam as experiências existentes no meio universitário e se apontavam, como eixos desta ação, o serviço, o diálogo, o anúncio e testemunho de comunhão eclesial. O texto foi publicado pelas Edições CNBB, no subsídio “Pastoral Universitária”, por motivo do 1º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC), que aconteceu em Belo Horizonte, de 10 a 12 de outubro de 2010.
“Na caminhada de aproximação e diálogo com as diferentes expressões da ação evangelizadora no meio universitário, surgiu a necessidade de construir juntos umas linhas gerais, umas pistas de atuação que ajudassem a todos a identificar e fosse um subsídio para aqueles que iniciam uma ação evangelizadora na Universidade”, explicou a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, da CNBB, irmã Maria Eugênia Lloris Aguado.
Na reunião desta Comissão, em 2009, um pequeno grupo traçou os elementos fundamentais, esquema prévio com os elementos fundamentais que deveriam ser tratados e que eram consenso de todos. Com um primeiro texto, publicado em fevereiro de 2011, na cidade de Curitiba (PR), 40 representantes das Pastorais Universitárias debateram e foi traçado um programa de trabalho chegando à segunda versão do texto: “Linhas Gerais da Ação Evangelizadora nas Instituições de Ensino Superior”.
Neste final de semana, 23 e 24 de junho, dando continuidade ao processo de construção a Comissão decidiu que os dois primeiros capítulos serão disponibilizados on-line.
O encontro contou com a presença do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; do bispo referencial do Setor Universidades, dom Tarcísio Scaramussa; do bispo referencial para a Educação no Regional Centro-Oeste da CNBB, dom Waldemar Passini; e da assessora do Setor Universidades, Irmão Maria Eugênia, além dos colaborados do Setor e da Comissão.
Dom Tarcísio Scaramussa abriu o debate apresentando o plano para o Setor para os anos de 2011 a 2015. Já dom Joaquim Giovanni Mol participou na tarde do sábado, 23, nos debates, com contribuição de aproximação das urgências das diretrizes às Instituições de Ensino Superior, propondo a vivência de comunidades de fé em pequenos grupos de interesse.
“O mais importante neste processo é a comunhão que nasce a cada dia mais forte, o Espírito que anima os esforços de afinar a linguagem, e chegando a conceitos que são consenso e que permite a comunhão nas nossas diferenças. O Setor nasceu como espaço de comunhão e de dialogo confirmando a sua missão em experiências como estas, em espaços de reflexão e dialogo que contribuem para uma pastoral de conjunto. O Setor e as Pastorais tecem a sua história, entrelaçando as linhas da sua ação evangelizadora”, expressa a assessora do Setor, irmã Maria Eugenia.

Pastoral da Educação do Regional Leste 1 convoca mobilização
O bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), dom Nelson Francelino, e referencial para a Pastoral da Educação no Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro), em comunhão com os Coordenadores Diocesanos e Assessores Eclesiásticos das 11 dioceses e a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey(Campos) planejou ações e estratégias para convocação das pastorais ligadas a educação para uma grande mobilização em busca de uma educação cada vez com mais qualidade e, por conseguinte, um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) crescendo cada vez mais.
A última reunião da Pastoral da Educação do Regional refletiu com grande preocupação a Identidade das Escolas Católicas criando estratégias para o seu fortalecimento.
A reunião com todos os Coordenadores de Pastorais ligadas à educação do Regional está convocada para o dia 10 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário