terça-feira, 12 de junho de 2012

Espetáculo teatral “Capitães do Morro” estreia nesta sexta em Ilhéus

Caminhos, sobrevivência, juventude, escolhas. “Capitães do Morro”, a trigésima montagem do diretor e dramaturgo Pawlo Cidade, estreia nesta sexta (15) e fica em cartaz até domingo (17), no Teatro Municipal de Ilhéus, sempre às 20 horas. A entrada custará R$ 20,00/R$ 10,00. A classificação é de 12 anos.
No palco, 14 atores se revezam e dão vida a jovens personagens contemporâneos da década de 80 e, depois já adultos, na década seguinte. A história contada é a de Binho, morador da Comunidade do Morro que cresce em um ambiente dominado pelo tráfico de drogas, sob o comando do traficante Cabeção. O garoto, após ter a mãe assassinada, enfrenta dilemas, passa por cima de suas convicções e acaba se envolvendo no tráfico de drogas.
Segundo Cidade, “a peça é um psicodrama, tão fortemente explorado na obra de Timochenco Webi (autor de ‘Palhaço’, ‘O longo caminho que vai de zero a ene’, entre outros) para explicar as idas e vindas da trama”. O diretor também explica que o outro ponto importante do espetáculo é o clímax, o desfecho.
“Se alguém resolver assistir ao espetáculo três vezes seguidas, verá três finais diferentes. Nunca ninguém fez isso aqui. Na verdade, não tenho conhecimento disso na Bahia. E, por fim, foco a questão da escolha. Alerto para o fato de que todos nós temos escolhas. Você constrói seu próprio futuro, você escolhe todos os dias ‘matar ou morrer’. Claro que é uma força de expressão, mas esta questão é bem latente no texto”, afirma o diretor.
O elenco "Capitães do Morro" é composto por: Germano Lopes, Andréa Bandeira, Ruy Penalva, Val Kakau, Roma Góis, Maurício Lima, Beto Santana, Ricardo Rodrigues, Rafael Kau, Hilton Divino, Jorge Hatus, Léia Raquel, Laiane Vitória e Paula Cristina.
A equipe é formada também pela produtora Viviane Siqueira, pelo figurinista Justino Viana, pelo cenógrafo Jofferson Ferreira (Jó), assistente de direção Ciro Nonato, concepção de iluminação de Paulo Rosário, assessoria de imprensa de Tacila Mendes e fotografia de Julay e Tacila Mendes. A trilha sonora é originalmente composta por “D’Jesus.
O espetáculo foi selecionado na demanda espontânea do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado, Secretaria da Fazenda e Governo do Estado da Bahia. Tem como parceiros O Grupo Teatro Total, a Comunidade Tia Marita, a Imapel, Fundação Cultural de Ilhéus e Sindicato dos Bancários de Ilhéus. Após a estreia, a peça será apresentada no Projeto Escola no Teatro.
Toda a trajetória desta montagem está no site: http://www.capitaesdomorro.blogspot.com.br e no Facebook: www.facebook.com/CapitaesDoMorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário