quarta-feira, 6 de junho de 2012

Estudantes de Nutrição pesquisam consumo de alimentos em Ilhéus

Durante o Seminário Interdisciplinar do curso de Nutrição da Faculdade de Ilhéus, os alunos apresentaram resultados de diversos trabalhos que envolvem o consumo de alimentos na cidade. Um grupo de estudantes realizou o perfil microbiológico de carne moída e sucos de ambulantes, sendo coletadas amostras de carne moída de dois supermercados e duas amostras de sucos caseiros, vendidos por ambulantes de salgados, que foram diluídas e semeadas em meios de culturas específicos para o crescimento de coliformes.

Após 48 horas de crescimento em estufa, os meios foram analisados e constatou-se o crescimento de colônias acima do permitido pela legislação. “A presença de coliformes indica que houve contato desses alimentos com fezes, ou seja, em alguma parte do processo de elaboração dos alimentos ocorreu a contaminação, provavelmente por condições higiênico-sanitárias precárias”, informou a coordenadora do curso, professora Adriana Lopes. Segundo ela, os objetivos desse trabalho interdisciplinar são mostrar, na prática, os perigos da falta de higiene no preparo e conservação dos alimentos e servir de alerta para os consumidores, de uma forma geral, para que observem melhor as condições de estocagem e higiene dos estabelecimentos alimentícios.
Outro grupo de alunos realizou consultas sobre rótulos de alimentos e bebidas adquiridos por frequentadores de supermercados em Ilhéus, a fim de avaliar o conhecimento desses consumidores sobre as informações transmitidas pelos rótulos alimentares.  Após a análise, os estudantes concluíram que os indivíduos investigados têm baixo entendimento sobre as informações apresentadas pelos rótulos. A partir desse estudo, a equipe elaborou a pesquisa de campo e também confeccionou um rótulo nutricional para vendedores "ambulantes" de produtos não industrializados, a exemplo de vendedores de salas de frutas, com o objetivo de oferecer informações necessárias ao consumidor final desses produtos não industrializados e garantir ao vendedor uma melhor valorização de seu produto.
Uma outra equipe de alunos propôs a idealização e produção de instrumentos para promover a educação nutricional na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, baseada na quarta diretriz da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, que propõe o desenvolvimento de ações para a promoção de práticas alimentares e estilo de vida saudável e no reconhecimento pela OMS (Organização Mundial de Saúde) de que a carga de doenças não transmissíveis é pesada e cada vez maior na sociedade. Nesse sentido, os alunos confeccionaram um folder com teste para avaliação do risco de doenças cardiovasculares, através da avaliação do hábito alimentar e estilo de vida, além de conter informações sobre práticas alimentares e qualidade de vida saudáveis.
A disponibilidade de drogas da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), da área de nutrição, na rede de saúde de Ilhéus, constituiu mais um tema de pesquisa de campo realizada pelos estudantes da Faculdade em 14 bairros da cidade. Segundo a equipe, após a investigação, constatou-se que 39 estabelecimentos disponibilizavam esses medicamentos, no conjunto das redes pública e privada. Eles observaram que as farmácias comerciais possuíam uma maior quantidade de medicamentos investigados.
E no último dia 26, estudantes do terceiro semestre de Nutrição apresentaram um trabalho interdisciplinar sobre culinária internacional, abordando as especialidades árabe, japonesa, francesa, italiana e mexicana. As apresentações foram realizadas em cinco salas separadas, devidamente ornamentadas de acordo com a culinária do país de origem, incluindo vídeos, peças teatrais, música, dança e apresentação oral. Para elaboração e desenvolvimento dos trabalhos houve participação direta dos professores Adriana Lopes, Juliana Argolo, Marcelo Pereira, Mariana de Melo Cazal e Rodrigo Alves Bezerra, que também procederam às avaliações e análise sensorial de cada prato escolhido e elaborado pelos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário