quarta-feira, 27 de junho de 2012

IV Festival Internacional do Chocolate da Bahia, em Ilhéus, de 28 de junho a 2 de julho

O IV Festival Internacional do Chocolate da Bahia promete transformar a cidade de Ilhéus na capital brasileira de chocolates finos. O evento acontecerá de 28 de junho a 2 de julho, no Centro de Convenções do município, e reunirá investidores, turistas, pesquisadores, estudantes e chefs de várias partes do planeta. O Festival agrega diversos segmentos da cadeia produtiva do cacau e do chocolate, expõe e vende produtos derivados, promove cursos e palestras sobre o tema, oferece um espaço exclusivo para crianças, além de uma série de atividades culturais, com shows de artistas regionais e nacionais. A unidade regional do Sebrae em Ilhéus é mais uma vez parceira do evento.

 Este ano, o Festival do Chocolate terá como tema “Amado Chocolate na Terra de Jorge”, em comemoração ao centenário de nascimento do escritor baiano Jorge Amado, um dos mais importantes autores da literatura, traduzido em 55 países e em 49 idiomas. Além disso, o evento traz atrações e personalidades do mundo do chocolate e o público estimado é de 30 mil visitantes. “Nós somos parceiros desde a primeira edição, em 2009, e acompanhamos de perto crescimento do evento, que este ano ganha o status de internacional”, afirma o coordenador da Regional do Sebrae em Ilhéus, Renato Lisboa.
 “A Bahia não quer apenas fazer um bom chocolate. Quer toda experiência envolvida nesse produto, compartilhada, inclusiva, ecologicamente correta, socialmente justa e que traga benefícios a toda cadeia produtiva do cacau e do chocolate”, afirma o realizador do evento, o publicitário Marco Lessa, da M21/MVU. Segundo ele, isso fará do chocolate da Bahia um produto que, além de saboroso e único, é capaz de atrair o público de todo o mundo.
 O Festival do Chocolate da Bahia, em Ilhéus, integra o circuito estadual de eventos deste ano, que envolve outros dois eventos em Salvador: o Fórum Mundial do Chocolate, realizado nos dias 4 e 5 de julho, e o Salon du Chocolat da Bahia, de 6 a 8 de julho. Esta ação é uma iniciativa da Associação dos Produtores de Cacau do Sul da Bahia (APC), com realização da empresa M21/MVU Eventos, em parceria com o Governo da Bahia, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), Secretaria de Desenvolvimento e Integração regional (Sedir), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Comissão Executiva da Lavoura do Cacau (Ceplac), Ministério da Agricultura, Sebrae, e apoio do governo do Pará, além de produtores, fábricas e empresários.
 Programação
 O Festival do Chocolate traz em sua programação eventos como a Feira do Chocolate, exposição de chocolate e cacau com estandes de indústrias, pequenas marcas e fábrica de chocolate fino e artesanal, produtos de cooperativas de agricultura familiar da região, entidades, órgãos públicos, fornecedores de equipamentos e matéria-prima. Também está confirmada a Jornada do Chocolate, com uma programação de workshops, cursos, palestras, rodadas de negócios e oficinas sobre o cacau, chocolate e mercado. A Jornada traz no dia 29 de junho o “Cacau para sempre”, espaço de palestras sobre o programa de mesmo nome, que visa à consolidação de uma política pública para a agricultura familiar, com ênfase no cacau. Já no dia 30, o tema será “Cacautec”, uma abordagem de técnia e inovações tecnológicas que versam sobre etapas da produção e beneficiamento do fruto. No dia 1º de julho o “Preserva Cacau” abordará temas ligados à conservação produtiva e sustentabilidade.
 No dia 2, acontecerá o “Chocoday”, dia dedicado ao chocolate com a presença de renomados palestrantes internacionais e especialistas em chocolate. Entre eles está a francesa Chloe Doutre-Roussel, a Madame Chocolat, considerada a maior especialista em chocolates finos do mundo. As escritoras Heloisa L. Bernardes, autora do livro "Chique é ser saudável", e Heloisa Bacellar, do livro "Chocolate todo dia", também participarão das palestras do “Chocoday” e ministrarão worshops para o público participante.
 O IV Festival Internacional do Chocolate terá ainda atrações como o “Chococine”, com exibição de filmes relacionados ao chocolate, o “Chocolarte”, uma exposição artística durante o Festival, e roteiros para as visitas às fazendas de cacau e à Ceplac. Além disso, o evento trará também os concursos “Arte em Chocolate”, que premiará o mais bonito e saboroso bolo, confeitado; o “Sobremesa Original”, que incentivará os restaurantes selecionados da cidade a incrementarem seu cardápio com uma receita original; e o concurso “Melhor Vitrine do Comércio”, que incentivará os pontos comerciais a incrementarem sua vitrine com uma decoração sobre o tema “Amado chocolate na terra de Jorge”.
 Um dos mais aguardados momentos do Festival são os shows que acontecerão na “Arena Showcolate”. Este ano, marcarão presença artistas como Vanessa da Mata, a cantora Tiê, além dos grupos O Teatro Mágico e Mametto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário