terça-feira, 12 de junho de 2012

Ilhéus concorre ao Título de Cidade Baiana da Cultura


Maurício Corso e Kit para Cidade Baiana da Cultura
Será anunciado às 17 horas desta quarta-feira (13), em Maragojipe, cidade do Recôncavo que agora se despede do título, o nome do município ganhador do Concurso Cidade Baiana da Cultura 2012. Criado em 2010 pela Expo Eventos, o concurso tem a proposta de valorizar, promover e preservar as riquezas culturais e históricas, bem como a diversidade e a identidade cultural do povo baiano.
Nas edições anteriores, as cidades de Rio de Contas e Maragogipe foram as contempladas e receberam todo o suporte para realização e divulgação das festas tradicionais locais. Em 2012, dos 417 municípios baianos, as cidades finalistas, em ordem alfabética, são: Alagoinhas, Cachoeira, Caculé, Conceição do Coité, Ilhéus, Irará, Jacobina e Santo Amaro, representando oito dos vinte e seis Territórios de Identidade da Bahia.

Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, a expectativa é grande, pois foram meses de preparação. "Fizemos a nossa lição de casa da melhor maneira possível. Encaminhamos um kit cultural completo, com todos os eventos, grupos artísticos e manifestações culturais do município. Esperamos que a Comissão Julgadora leve em conta o capricho e o cuidado que tivemos na elaboração do material", afirma Maurício.
Neste ano, em que se celebra o centenário de nascimento de Jorge Amado, baianos e turistas revisitam o patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental de Ilhéus e se reconhecem na música, na culinária, na dança, nas artes plásticas, cênicas, nos sotaques e nas mais diversas manifestações culturais locais. “Acreditamos que isto faz da Princesinha do Sul uma forte candidata ao título de Cidade Baiana da Cultura, o que certamente fortalecerá ainda mais o nosso turismo e as expressões artísticas e culturais da nossa amada Ilhéus. Agora é esperar e torcer”, completa o presidente da Fundaci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário