quinta-feira, 21 de junho de 2012

Outra promessa: Estado assina contrato para Ecla elaborar projeto da nova ponte

Essa  promessa foi anunciada pelo governador Wagner ao prefeito de Ilhéus, o também petista Newton Lima, em 2011. Como em novembro teremos eleições precisa ser refeita. 
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, comemorou a notícia dada pelo governador do Estado, Jaques Wagner, sobre a assinatura do contrato entre o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) com a empresa vencedora da concorrência 065/11, Ecla Engenheiros Consultores Ltda, publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, edição de 21-06-2012. O objeto do contrato é a elaboração dos projetos finais de engenharia para a segunda ponte ligando o centro de Ilhéus ao Pontal (Zona Sul da cidade) e sistema viário de acesso. 
Segundo o contrato, o projeto tem o valor de R$1.902.336,14 e o prazo para a conclusão dos trabalhos é de 150 dias. A concorrência foi homologada em 12 de junho próximo passado pelo Diretor-geral do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Saulo Filinto Pontes de Souza. A construção da nova ponte foi uma promessa feita pelo governador Jaques Wagner ao prefeito Newton Lima, em setembro de 2010 e reafirmada durante a realização do Festival do Chocolate, em julho do ano passado. 
Nesta próxima semana os engenheiros da empresa Ecla Engenheiros Consultores Ltda. virão a Ilhéus para conhecerem e debaterem com os técnicos da Prefeitura todas as possibilidades de locação das vias de acesso à nova ponte, cujas extremidades se situarão no Morro de Pernambuco (Zona Sul) à Praia do Cristo e avenida Soares Lopes (centro da cidade). “Essa segunda ponte é um dos equipamentos urbanos mais importantes para o desenvolvimento de Ilhéus e agora, mais do que nunca, se torna realidade” ressaltou o prefeito Newton Lima. 
Vetor de desenvolvimento – Explica o prefeito Newton Lima, que o grande fluxo de tráfego entre o centro de Ilhéus e a zona sul tem criado uma situação caótica para as pessoas que se deslocam constantemente entre esses locais, problema agravado pelo fato de que a atual ponte Lomanto Júnior, inaugurada em 1965, não consegue dar atendimento à atual demanda. “é desnecessário dizer que ela serve não só de comunicação entre os diversos bairros da Ilhéus, mas, também, de outras cidades do Sul da Bahia servidas pela BR-001, a exemplo de Una, Santa Luzia, Canavieiras, dentre outras”, observou o prefeito. 
Na opinião de Newton Lima, a ausência de tão importante equipamento urbano vem causando inúmeros congestionamentos no tráfego, transtornos para o dia-a-dia não só dos ilheenses, mas também em turistas e usuários das rodovias próximas. Para o prefeito, a falta de uma segunda ponte vem inibindo investimentos turísticos, imobiliários e comerciais na zona sul da cidade. “Além do mais, no bairro do Pontal está implantado o aeroporto Jorge Amado, e os constantes estrangulamentos na mobilidade urbana causam constrangimentos e estagnação do desenvolvimento turístico e comercial de Ilhéus”, concluiu o prefeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário