quarta-feira, 27 de junho de 2012

Para comemorar 478 anos de fundação personalidades serão homenageadas com a Comenda de São Jorge dos Ilhéus

Cinco personalidades serão homenageadas nesta quinta-feira (28) com a Comenda da Ordem do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, a mais alta condecoração concedida pelo município para autoridades que, nascidas em Ilhéus ou não, contribuíram, em suas respectivas áreas de atuação, com o desenvolvimento do município e, consequentemente, com a melhoria da qualidade de vida de sua população. Esse ano serão homenageados com a Comenda o empresário e consultor portuário Libério Menezes Filho; o fotógrafo e chefe de Gabinete da Prefeitura, José Nazal Pacheco Soub; o empresário do setor da construção civil Roque Lemos; o professor Dorival de Freitas e uma homenagem especial in memorian ao ex-cacauicultor e ex-secretário geral da Ceplac, José Haroldo Castro Vieira.

A entrega da Comenda da Ordem do Mérito de São Jorge dos Ilhéus acontecerá às 10 horas, no Teatro Municipal, integrando as comemorações alusivas dos 478 anos de fundação de Ilhéus e 131 anos de elevação à categoria de cidade. Ainda como parte das comemorações do Dia da Cidade, acontecerá a alvorada festiva às 5 horas da manhã na avenida Soares Lopes, hasteamento da bandeira às 8 horas, na praça da Dom Eduardo, com a presença de autoridades municipais, e missa festiva às 8h30min na Catedral de São Sebastião. Em seguida a comitiva seguirá para o Teatro Municipal de Ilhéus onde acontecerá a solenidade de entrega da Comenda.
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, explicou que não foi uma tarefa fácil escolher os homenageados deste ano, uma vez que a cidade conta com inúmeros valores que contribuem diariamente com a construção da sua história. “Mas o Conselho da Comenda teve o cuidado de, dentro desse universo de colaboradores, escolher cinco personalidades que nas suas áreas de atuação e nas suas vidas dedicaram e continuam dedicando o seu amor a Ilhéus”, disse ele. Ao longo dos anos, já foram homenageados com a Comenda da Ordem do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, dentre várias outras personalidades, o governador da Bahia Jaques Wagner, o ex-governador Paulo Souto, o historiador Arléo Barbosa, o empresário Hans Schaeppi e o advogado, escritor e professor Francolino Gonçalves de Queiroz Neto.
A insígnia da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus é uma peça circular de 35mm de diâmetro, pendente de uma fita verde e vermelho de 35mm de largura por 40mm de altura, tendo, no anverso, dois círculos concêntricos orlados em dourado, contornando o maior por 12 cacaus dourados, interligados em forma de corrente. No círculo central, em campo branco esmaltado, o Escudo e a Coroa Mural do Brasão de Armas do município nas suas cores heráldicas. No círculo externo, esmaltado em vermelho, no alto, as datas 1535-1881 em dourado, e, na parte restante, em caracteres maiúsculos dourados, a legenda Mérito de São Jorge dos Ilhéus. No anverso, os mesmos círculos concêntricos; no central, em campo azul-celeste esmaltado, a fachada principal, prateada, no Palácio Paranaguá; na circunferência, em círculo esmaltado em vermelho, em caracteres maiúsculos, Município de Ilhéus.
Projeto Cultural - Após a solenidade de entrega da Comenda São Jorge dos Ilhéus, ainda no Teatro Municipal de Ilhéus, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, estarão lançando o Concurso Cultural Reinvente Jorge Amado, destinado aos alunos da rede pública e particular de ensino. Segundo o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, o Concurso Cultural Jorge Amado pretende promover a aprendizagem significativa de alunos a partir da reflexão e da interpretação criativa sobre a vida e obra do grande autor baiano. Na mesma solenidade, Newton Lima receberá o Diploma conferido a Ilhéus como a Cidade Baiana da Cultura 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário