segunda-feira, 4 de junho de 2012

Reitora da UESC, Adélia Pinheiro, participa de Missão Internacional da ABRUEM

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, professora Adélia Pinheiro, está integrando a missão de reitores e representantes de universidades de todo o Brasil na Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), na Bélgica e Alemanha. A comitiva conta com 29 integrantes e a viagem terá duração de dezoito dias.
Para a professora Adélia Pinheiro "a Missão terá grande importância para a UESC e a Bahia no contexto de internacionalização institucional. Serão visitadas 13 instituições de ensino superior na Bélgica e 10 na Alemanha. Atualmente a Universidade Estadual de Santa Cruz já firmou convênios com várias universidades da Europa e Américas do Norte e Central, mas precisamos expandir", frisou a reitora.

Segundo o presidente da ABRUEM e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR), João Carlos Gomes, a escolha desse ano ocorreu devido à pré-disposição de ambos os países em estabelecer parcerias e convênios com o Brasil. “A Bélgica demonstrou um grande interesse em receber nossa comitiva, visando estabelecer parcerias entre os dois países. Já com a Alemanha, a aproximação com a ABRUEM ocorreu em novembro do ano passado. Nesse período, firmamos um convênio com a HRK. Os outros parceiros do acordo foram a ANDIFES, o CONIF, a Capes, o CNPq, a ANUP e a ABRUC”, destacou. Por essa parceria, ficou estabelecido que cada órgão seria responsável em promover a cooperação e a mobilidade acadêmica entre as universidades de ambos os países.
Além disso, tanto a Bélgica quanto a Alemanha estão inseridas no programa Ciência sem Fronteira, do governo federal. O programa, lançado em 26 de julho de 2011, busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento (CNPq e Capes), e secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
Roteiro de 04 de junho a 23 de junho  Bélgica ( de 04 a 09 de junho)
• Dia 4 de junho: pela manhã viagem de Bruxelas para Visita a Universiteit Antwerpen. No período da tarde viagem afim Gent de visitar a Universiteit Gent. No final da tarde retorno a Bruxelas para pernoite.
• Dia 5 de junho: pela manhã viagem a Louvain para visita a Université Catholique de Louvain-laNeuve. No período da tarde visita a Katholieke Universiteit Leuven, with KAHO Sint Lieven and University College LessiusMechelen. Retorno no final da tarde a Bruxelas para pernoite.
• Dia 6 de junho: viagem para Hasselt com a finalidade de visitar a Universiteit Hasselt, with PHL University College and XIOS University College. No período da tarde viagem a Liège para visitar a Université de Liège. No final da tarde retorno a Bruxelas para pernoitar.
• Dia 7 de junho: pela manhã viagem a Mons para visitar a Université de Mons.No período da tarde viagem a Namur para visitar a Fondation Universitaire Notre-Dame de la Paix (Namur). Retorno a Bruxelas no final do dia para pernoite.
• Dia 8 de junho: no período da manhã em Bruxelas visita a Université Libre de Bruxelles ULB). No período da tarde visita em Bruxelas a Vrije Universiteit Brussel (VUB), with Erasmus University College e posteriormente audiência com Membros do Gabinete do Ministério da Educação da Bélgica.
• Dia 9 de junho: visita a Cidade de BRUGES.
Alemanha ( de 10 a 22 de junho)
Dia 10 de junho: chegada em Münster (vindo da Bélgica) – Pernoite: Münster.
Dia 11 de junho: visita Westfälische Wilhelms-Universität Münster. Viagem no final da tarde para Duisburg – Pernoite: Duisburg.
Dia 12 de junho: visita a Duisburg/Essen Universität. Viagem final da tarde para Bonn – Pernoite: Bonn.
Dia 13 de junho: manhã: Reunião Comitiva ABRUEM com DAAD (Bonn). Tarde: Visita Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn (Parte I) – Pernoite: Bonn.
Dia 14 de junho: manhã: Viagem para Köln e visita Fachhochschule Köln. Tarde: Viagem para Bonn e visita Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn (Parte II). Final da tarde - Viagem para Frankfurt – Pernoite: Frankfurt.
Dia 15 de junho: visita a Goethe Universität Frankfurt - Pernoite: Frankfurt.
Dia 16 de junho: livre em Frankfurt e final da tarde Viagem para Stuttgart – Pernoite: Stuttgart.
Dia 17 de junho: (Domingo)
Às 14h - visita guiada em Stuttgart;
Às 16h- eventual espetáculo com Ministério de Ciência, Pesquisa e Artes Baden-Württemberg e representantes de universidades de Baden-Württemberg;
Às- 18h30 jantar em conjunto.
Dia 18 de junho: às 9h Visita Universität Stuttgart;
Às 13h- Almoço;
Às 14h - trajeto a Tübingen Visita Universität Tübingen;
Às 20h – Jantar;
s 22h30- trajeto a Stuttgart;
As - 23h15- chegada em hotel.
Dia 19 de junho: Às 8h Trajeto a Karlsruhe;
Às 10h - visita Instituto de Tecnologia de Karlsruhe;
Às 12h30- Almoço;
Às 14h - visita Instituto de Tecnologia de Karlsruhe;
Às 17h- viagem para Nürnberg;
Dia 20 de junho: visita a Universität Erlangen-Nürnberg. Tarde Viagem a München – Pernoite: München.
Dia 21 de junho: visita a Ludwig-Maximilians-Universität München – Pernoite: München.
Dia 22 de junho: visita a Technische Universität München – Pernoite: München.
Dia 23 de junho: viagem de retorno ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário