segunda-feira, 18 de junho de 2012

Safra de cacau do Pará pode superar as 80 mil toneladas em 2012

Neste início do mês de junho, foi concluída, sob a coordenação de Fernando Mendes, fiscal federal agropecuário da Ceplac, a primeira de uma série de quatro estimativas da safra paraense de cacau. Por enquanto, a expectativa é de uma produção próxima das 87 mil toneladas.O projeto “Previsão de Safras” foi uma ideia de Edson Lopes Lima, fiscal federal agropecuário da Ceplac, implementado como ação de pesquisa no ano de 2005. Esse projeto teve a duração de três anos e foi concluído em 2008 com a publicação do artigo: “A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS DE PREVISÃO DE SAFRAS, COMO FORMA DE SE ESTIMAR A PRODUÇÃO ANUAL: A experiência de Brasil Novo no estado do Pará”, onde se apresentava o desenvolvimento do projeto como um todo, isolando-se o seu efeito em um dos municípios amostrados.

Verificada a sua coerência, bem como feitas as calibrações devidas no modelo de Zaroni e Aidar[1] (utilizado pelos autores LIMA, E. L. e MENDES, F. A.T), o método, cuja base é a contagem de frutos nos mais diferentes estágios de desenvolvimento, com repetição de pelo menos três vezes ao ano, vem sendo empregado dado a sua confiabilidade e simplicidade, permitindo que a metodologia seja utilizada pelo serviço de extensão rural da Ceplac e pelo produtor rural.
Neste ano a aplicação do método está sendo conduzida de forma conjunta pelos Serviços de Pesquisa e Extensão Rural da superintendência estadual da Ceplac, além da inclusão das bolsistas Fabrícia Costa Santos e Nara Otília Assis de Barros, do Programa de Bolsas de Pesquisa e Extensão da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) em cooperação com a Ceplac, ambas lotadas no escritório regional da Transamazônica, sediado em Altamira.
Evidentemente que se trata da primeira previsão. A segunda tomada de dados já está programada para iniciar no dia 18 de junho e a terceira para a segunda quinzena do mês de setembro. Pretende-se também, fazer uma quarta aferição no mês de novembro para minimizar o erro de projeção. Espera-se com esses cuidados, oferecer a informação sobre a produção de cacau do estado do Pará com erro inferior a 5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário