quarta-feira, 13 de junho de 2012

"A Utilização da Modelagem como Ferramenta na Previsão da Distribuição de Espécies de Anfíbios Anuros na Mata Atlântica": é a centésima dissertação do Programa de Pós-Graduação em Zoologia da UESC

"A Utilização da Modelagem como Ferramenta na Previsão da Distribuição de Espécies de Anfíbios Anuros na Mata Atlântica" é o tema  da centésima dissertação do Programa de Pós-Graduação em Zoologia, da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. O aluno Weslei Pertel, fará a defesa pública do tema às 08h30m desta sexta-feira (15), no auditório da Reitoria, no 5º andar da Torre José Haroldo Castro Vieira, tendo como orientador o prof/dr. Dennis Rödder  e coorientador, o prof/dr. Mirco Solé Kienle.
O Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Zoologia da UESC foi o primeiro curso de Pós-graduação da sub-área Zoologia (hoje área Biodiversidade)  recomendado pela CAPES no Estado da Bahia. Forma desde 2003 recursos humanos qualificados para atender à demanda em estudos e ações sobre a conservação, o manejo e a utilização da fauna brasileira. Os egressos atuam profissionalmente na docência, na pesquisa científica, em órgãos do poder público e no setor privado.
A professora/Dra. Romari A. Martinez, lembra que "as pesquisas realizadas no âmbito do programa visam apresentar estratégias alternativas para o uso dos recursos naturais compatíveis com a manutenção da riqueza biológica de diversos ecossistemas; identificar espécies animais de interesse econômico e elaborar métodos racionais permitindo sua utilização; priorizar pesquisas permitindo o controle populacional de animais considerados “pragas” ao invés do seu extermínio; desenvolver estudos etológicos melhorando a conservação, o manejo e a utilização da fauna silvestre in- e ex-situ."
- "O objetivo principal do programa é sua consolidação, e o principal passo para alcançar essa meta é a apresentação à CAPES, neste mês de Junho, de uma proposta de Doutorado. O Programa conta com um aumento significativo da produção científica docente e discente, a divulgação ampla dos editais de seleção, o aprimoramento do processo seletivo, a agregação de novos profissionais ao corpo docente e o desenvolvimento de parcerias com outras instituições." conclui a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário