quarta-feira, 13 de junho de 2012

VIII Olimpíada das Apaes da Bahia em Ilhéus começa nesta quintna-feira(14)

Por Anna Karenina - O evento da Federação Estadual das APAES da Bahia vai reunir cerca de 300 atletas de 15 municípios baianos entre 14 e 17 de junho, e está sendo sediado pela APAE de Ilhéus para a seletiva da XX Olimpíada Nacional das APAES, realizada em Maringá-PR, fim deste ano. A VIII Olimpíada das APAES tem por objetivo a participação, integração e desenvolvimento esportivo dos alunos, em que a cidadania e a inclusão fundamentam essa iniciativa. Graças ao apoio, braços dados e mobilização de representações da sociedade civil ilheense, esse acontecimento de grande relevância social e esportiva será possível.
Para a Presidente da entidade de Ilhéus e organizadora da Olimpíada, Socorro Pastor, “Ilhéus mostra que a inclusão pode sair do papel e se tornar uma realidade, porque temos no esporte a grande força para a inclusão. É preciso que nos unamos para fazer valer os direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Sem dúvidas, é de suma importância que Ilhéus sedie esse evento, porque a sociedade ilheense é quem está como parceira nessa promoção de cidadania e respeito à diversidade, juntamente com o movimento APAEANO”.
Delegações de cidades como Camaçari, Canavieiras, Feira de Santana, Gandu, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Santa Maria da Vitória, São Francisco do Conde, Valente e Vitória da Conquista, estarão presentes na VIII Olimpíada. Entre as modalidades de participação, incluem-se o atletismo, capoeira, futebol, judô, handebol, natação e futsal.
Muitas representações da sociedade civil estão mobilizadas para promover esta realização. A Federação Estadual das APAES da Bahia e a Presidência da APAE de Ilhéus agradecem a todos os apoiadores.
PROGRAMAÇÃO
A Olimpíada se iniciará nesta quinta-feira, 14/06, com desfile às 18 horas, da Praça Castro Alves ao Ginásio de Esportes Herval Soledade, onde acontecerá a abertura oficial do evento. O Mestre de Cerimônia Dr. Josevandro Nascimento apresentará o Hino Nacional com Chica de Cidra e Dante Valadares. Apresentações de dança dos alunos da APAE acontecerão com a Profa. Vitória Penalva e os cantores ilheenses Keketa e Anne de Cidra.
Na sexta-feira, 15/06, as provas de atletismo se iniciam no Estádio Mario Pessoa às 8:30h, e as provas de natação acontecerão às 9:30h no Instituto Nossa Senhora da Piedade. Às 14hs, começam as provas de Futsal, que serão na Piedade, no Clube Social e no Ginásio de Esportes. Às 15hs se iniciam as competições de Judô, na Piedade.
O Sábado, 16/06, terá programação integral no Instituto Nossa Senhora da Piedade. O período da manhã, às 8hs, se inicia com as provas de Futsal, Handebol (10hs) e Capoeira (10hs). A partir das 14hs, seguem as competições de Futsal e Handebol.
O encerramento será às 18hs com a entrega das medalhas de participação e troféu para as equipes, com lugar ainda a ser confirmado.
No domingo, 17/06, as equipes das delegações retornam para as suas cidades.
Obs.: A programação tem possibilidades de alterações.
Organizadores: Presidente da Federação Estadual das APAES da Bahia, Derval Freire, a Presidente da APAE de Ilhéus, Socorro Pastor, o Coordenador de Esportes da Federação das APAES da Bahia, Sílvio Roberto Santos, o Coordenador Técnico da APAE de Feira de Santana, Deraldo Azevedo, parceira e Consultora das APAES, Maraísa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário