quarta-feira, 11 de julho de 2012

Bahia se destaca em exposição voltada para o turismo religioso

Capela Nossa Sra da  Piedade -Ilhéus
Bahia foi um dos estados que mai se destacaram na Expocatólica 2012, feira realizada em São Paulo para a promoção do turismo religioso. O evento reuniu diversos destinos brasileiros, e a Bahia divulgou importantes produtos, como o Memorial Irmã Dulce, em Salvador, e o Santuário de Bom Jesus da Lapa, no Oeste do estado. 
“Nossa presença foi importante para o desenvolvimento deste segmento no nosso estado”, disse a assessora técnica Eloisa Caldeira, da Superintendência de Serviços Turísticos da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur). 
Segundo ela, durante a feira foram apresentadas várias propostas de promoção e incentivos à organização e comercialização do turismo religioso no estado, “que vem se expandindo e se profissionalizando cada vez mais”.
Principais destinos - Atualmente, a Secretaria do Turismo coordena um Grupo de Trabalho voltado para o segmento religioso, que é composto por secretários de Turismo de alguns municípios baianos, padres, representantes das principais igrejas e arquidiocese, e técnicos da própria Setur e da Bahiatursa. 
“O objetivo deste grupo é desenvolver ações de promoção do turismo religioso no nosso estado. Para este ano de 2012 está previsto o lançamento de folheteria sobre o segmento, assim como um seminário reunindo todos os segmentos religiosos: católico, afro, espírita, evangélico”, disse. 
Os principais destinos do turismo religioso na Bahia são Bom Jesus da Lapa, local de romarias e peregrinação, que recebe um fluxo de turistas em torno de um milhão de pessoas; a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, em Cachoeira; Monte Santo, Serrinha, com a Procissão do Fogaréu; e Salvador, que ganhou força como polo do Turismo Religioso, com a beatificação de Irmã Dulce. 
Dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) apontam que 7% dos viajantes nacionais têm predileção por roteiros ligados à religiosidade. O índice chega a 11% entre os nordestinos, e o total de brasileiros viajando anualmente em busca de lugares e templos religiosos chega a 15 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário