segunda-feira, 9 de julho de 2012

Colégio Piedade vai homenagear Jorge Amado

Nos dias três e quatro de agosto o Instituto Nossa Senhora da Piedade vai homenagear o centenário do nascimento do escritor Jorge Amado. O colégio, da Rede Ursulina de Educação, estará concluindo o projeto "100 X Jorge" desenvolvido pelos professores da área de Códigos e Linguagens junto com os estudantes da 5ª série/6º ano do Ensino Fundamental II ao 2º ano do Ensino Médio.
O Instituto Nossa Senhora da Piedade faz parte da história de Jorge Amado. Quando o escritor completou 84 anos de idade o jornalista Napoleão Sabóia lhe perguntou numa entrevista publicada pelo jornal Folha de São Paulo, na edição do dia 21 de agosto de 1996: "De seus aniversários, qual o que lhe deixou as melhores lembranças, pelas circunstancias, qualquer coisa? Jorge Amado respondeu: "Os meus 80 anos. Eles foram muito comemorados. Algumas dessas comemorações me tocaram profundamente. Talvez a que tenha me tocado mais foi a festa realizada pelas Irmãs Ursulinas, em seu convento, em Ilhéus".
Antes, Jorge Amado havia declarado ao jornalista José Augusto Berbert numa entrevista publicada pelo Jornal A Tarde, no dia 22/9/1994: "Ainda ontem li e comentei a crônica em que voce contou a teatralização de outras suas crônicas pelos alunos do Colégio Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus. Essas freiras Ursulinas são o que há de melhor no Brasil, abundantemente extraordinárias. Por ocasião das comemorações que me fizeram nos meus 80 anos, nada me comoveu mais do que a festa, com benção, teatro e boate, das Ursulinas no Colégio da Piedade. Só esta festa valeu eu ter feito 80 anos".
Os professores e alunos se debruçam na literatura e encontram o Colégio Piedade fazendo parte das histórias de Jorge Amado: Em Terras do Sem Fim (Pág 131) "Frei Bento parecia mais um conquistador do que um sacerdote de Cristo. Sua paixão era o colégio que as freiras estavam construindo em Ilhéus com todas as dificuldades,(...) Mas Frei Bento só pensava no colégio das freiras que se iniciara monumental no morro da Conquista, na cidade de Ilhéus". No livro Gabriela, cravo e canela, página 21: "Terra de pouca religião, orgulhara-se no entanto, com a promoção a Diocese e recebera entre festas inesquecíveis o primeiro Bispo. Fazendeiros, exportadores, banqueiros, comerciantes, todos deram dinheiro para a construção do colégio da Freiras, destinado às moças ilheenses e ao Palácio Diocesano, ambos no alto da Conquista".
 Segundo o professor Ramayana Vargens responsável pela Coordenação de Projetos e Educação Global do Colégio "não se trata de um espetáculo apenas, mas a troca de experiências focadas na sensibilidade dos alunos e dos seus professores trabalhados nos 100 primeiros dias letivos do ano de 2012. A programação será muito interessante para o Colégio e para a memória desse grande escritor baiano que tanto amava a nossa terra e o nosso colégio."

Nenhum comentário:

Postar um comentário